Confira detalhes da decisão da Justiça que determinou que os beneméritos afastados retornem ao Conselho Deliberativo do Vasco

Confira detalhes da decisão da Justiça que determinou que os beneméritos afastados retornem ao Conselho Deliberativo do Vasco Sábado, 18/12/2021 – 09:40 O Vasco voltou a conviver com uma decisão judicial que movimentará o ambiente político do clube. Na sexta-feira, a juíza Katia Cilene da Hora Machado Bugarim, da 42ª Vara Cível do Rio de Janeiro, decidiu que 28 beneméritos – anteriormente suspensos – têm de retomar as suas funções. Como isso, o pedido para que o presidente Jorge Salgado dê explicações sobre o fracasso do futebol em 2021 deve andar no Conselho Deliberativo.

Foi o jornal Lance! que revelou inicialmente a informação da decisão judicial. Posteriormente, o ge a confirmou.

A pauta do Conselho Deliberativo está parada desde outubro, quando o presidente Carlos Fonseca se deparou com uma liminar que manteve a suspensão dos beneméritos – eles são, na verdade, 27, afinal, um faleceu recentemente. O dirigente pediu pareceu jurídico sobre a ação que tramitava desde 2017 ao clube, que confirmou a suspensão.

Diante da dúvida sobre se o grupo de beneméritos tinha o direito ou não de constar no quadro do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca cancelou duas sessões: a aprovação de contas de Alexandre Campello e análise de relatório da Comissão Especial de Integridade e Compliance. Havia o temor de que qualquer deliberação fosse contestada na Justiça sob o argumento de inclusão de votantes ilegais ou exclusão de votantes legais.

Neste meio tempo, a oposição vascaína, comandada pela Sempre Vasco, se mobilizou para conseguir o mínimo de assinaturas necessárias (60) para convocar Salgado. A primeira listagem tinha 19 beneméritos suspensos, o que trouxe dúvidas sobre a validade dela. Carlos Fonseca não se manifestou oficialmente sobre o ofício.

Com a decisão que liberou os 27 beneméritos, a oposição voltou a protocolar o pedido de convocação. Na sexta, o fez. Com 70 assinaturas, o que indica mais apoio em cobrar após a permanência do time na Série B. Conforme o estatuto, Carlos Fonseca tem cinco dias para se manifestar sobre.

A reta final de dezembro será movimentada no Conselho. Além das contas de Campello e do relatório da Integridade, há outra pauta pendente: o orçamento para 2022 tem de ser votado até 31.

É provável que o orçamento seja priorizado assim como a convocação de Salgado. Nenhuma delas, porém, tem data para ocorrer.

Fonte: ge

admin