Edimar assume função de ‘pai’ de Riquelme no Vasco

Edimar assume função de ‘pai’ de Riquelme no Vasco Sexta-feira, 29/04/2022 – 13:46 Aos 35 anos, Edimar já rodou a Europa e passou por clubes importantes no Brasil. Contratado pelo Vasco este ano, recebeu uma missão além das quatro linhas: ajudar no desenvolvimento de Riquelme, de 19 anos, considerado grande joia cruz-maltina. O jovem é monitorado por clubes europeus e com passagens por seleções brasileiras de base.

Experiente, Edimar poderia ser até mesmo pai do jovem dada a diferença idade. Mas fraternalmente isso já ocorre, mesmo com eles disputando a mesma posição, a lateral esquerda.

Na cabeça do técnico Zé Ricardo, a estratégia já está muito bem montada: jogos mais duros, com campos mais pesados e que irão exigir mais defensivamente, Edimar será o escolhido. Porém, nas partidas em que o Vasco precisará ser ofensivo e terá mais a posse, Riquelme será a bola da vez com todo o seu talento.

Tal fato ocorreu, por exemplo, na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, na última quarta-feira (27), quando Riquelme foi o titular e fez boa partida. Nos bastidores, porém, Edimar teve papel fundamental, o orientando durante a semana.

“Estou muito feliz com a oportunidade que o Zé [Ricardo] tem me dado. Ele vem conversando bastante comigo, que eu tenho melhorado meus aspectos defensivos e ofensivos. Estou disposto a aprender não só com ele como também com todo grupo. O Edimar, por exemplo, veio conversando muito comigo durante a semana e pude fazer um bom jogo junto com meus companheiros”, declarou ao UOL Esporte.

Na avaliação de Riquelme, o Vasco está bem servido no setor com essa mescla entre sua juventude e a experiência de Edimar:

“Tenho certeza que estamos muito bem servidos na lateral esquerda, tanto eu quanto o Edimar. Gosto muito da pessoa do Edimar, sei que ele tem muito a aprender comigo e eu também com ele”, disse.

Outro que tem conversado com a promessa é o experiente zagueiro Anderson Conceição, capitão da equipe. As orientações são, principalmente, no posicionamento defensivo.

“O Anderson vem conversando comigo na linha defensiva de quatro ali. Espero que, quem jogar, eu ou Edimar, sempre dê o melhor para o Vasco”, disse o lateral.

Zé Ricardo: ‘Edimar dá uma experiência incrível ao Riquelme’

Técnico da equipe e pessoa que aprovou a contratação de Edimar, Zé Ricardo foi só elogios ao experiente jogador sobre o auxílio que ele tem dado a Riquelme.

“A gente chega ao Vasco e vê os meninos muito assustados com tudo o que aconteceu no ano passado. E pensamos na melhor forma de preparar esses garotos. A gente trouxe atletas que pudessem agregar no aspecto técnico e também nesse outro lado. O Edimar, por exemplo, é um cara que dá uma experiência incrível para o Riquelme, que está sendo preparado. Tem ótimos recursos, mas ainda é imaturo”, avaliou o treinador.

Mês passado, em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa, Edimar já havia falado um pouco sobre sua relação com Riquelme:

“É uma troca muito boa. É um jovem com uma progressão muito grande. Conversamos todo dia, rimos, uma relação de respeito. O que eu puder fazer para o Riquelme crescer, eu vou fazer. Vamos fazer de tudo para o Vasco conseguir o grande objetivo do ano”.

Riquelme se emociona ao lembrar de avô

Em setembro do ano passado, Riquelme emocionou o Brasil ao chorar lembrando do avô, José Manoel, que havia falecido em decorrência da covid-19 três meses antes. Na última quarta, diante da Ponte Preta, ele novamente lembrou do parente, a quem é muito apegado.

“Fiquei ansioso antes do jogo, na concentração, mas comecei a voltar ao foco, pensar positivo, na vitória, e as coisas foram se desenvolvendo naturalmente. Fiquei triste também na concentração porque ontem [quarta-feira] fez dez meses que meu avô faleceu. Ali na hora do hino nacional até me emocionei, fiz minha oração e pensei que ele está num bom lugar, que era para correr por ele e para o grupo para conquistar a vitória”, disse.

Xodó da torcida, que já vinha pedindo sua titularidade há tempos, Riquelme pretende continuar evoluindo e ouvindo os mais experientes do elenco:

“É uma temporada de evolução. É procurar aprender com o Edi, com o Quintero e com todo mundo. Escutar a comissão técnica, pois todo mundo fala para meu bem. Espero contribuir dentro do campo, ajudar meus companheiros. O importante é, no final, todos estarem felizes”.

Fonte: UOL

admin