Futmesa: Vasco fica em 2º lugar na Copa de Equipes 4×4 da modalidade Dadinho

Futmesa: Vasco fica em 2º lugar na Copa de Equipes 4×4 da modalidade Dadinho Terça-feira, 09/08/2022 – 04:14 Nova Iguaçu conheceu, entre os dias 29 de julho e 8 de agosto, os encantos do dadinho. O maior município da Baixada Fluminense recebeu alguns dos melhores botonistas do estado durante Dia dos Pais Top Shopping, evento sob a chancela da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), com o objetivo de divulgar e expandir a prática da regra 9 x 3 na região. Foram momentos de muita interação entre público e atletas, com o advento de novos (e entusiasmados) praticantes.

O ‘gran finale’ do evento foi a realização da Copa de Equipes 4 x 4, domingo (7/8), reunindo 13 dos principais clubes cariocas, e conquistado pelo America, após emocionante disputa com o Vasco A, vice-campeão, e Fluminense A, que ficou com a terceira colocação em torneio por pontos corridos. A briosa equipe do Botafogo, em quarto lugar, fechou o pódio da competição, que serviu como preparação para o Brasileiro de equipes, que será disputado nos dias 20 e 21 de agosto, no Grajaú Tênis Clube.

A definição do campeão só aconteceu na última das 13 rodadas. No duelo decisivo, America e Fluminense A ficaram no 2 a 2, resultado que garantiu a taça de campeão aos rubros, que somaram 31 pontos ganhos. O empate ainda foi duplamente frustrante para os tricolores, que acabaram caindo para o terceiro lugar na tabela, com 29 pontos. O Vasco A assumiu a segunda colocação, na rodada final, após bater o River por 2 a 1. O Botafogo, com 27 pontos, havia assegurado o quarto lugar nas rodadas anteriores, com quatro pontos de vantagem sobre o Grajaú A, que somou 23 pontos e terminou na quinta posição.

Mas, além da saudável busca pelo título, o que se viu nas 42 mesas espalhadas pelo primeiro piso do Top Shopping foi um desfile de craques e belos gols. A luta pela artilharia foi emocionante: o troféu de goleador da Copa de Equipes 4 x 4 ficou com Victor Praça (America), que balançou a rede 51 vezes, uma vez a mais que Rodrigo Bandini (Fluminense), vice-artilheiro, com 50. Fragoso (Botafogo), com 43 tentos, fechou o pódio de goleadores entre os 60 botonistas que deram suas palhetadas em Nova Iguaçu.

A busca pelas posições intermediárias na tabela também foi emocionante. O sexto lugar ficou com o Fluminense B, que somou 19 pontos, três a mais que o Vasco B, que ficou na sétima posição. O River (16) terminou em oitavo lugar, à frente de Piedade (11), Grajaú B (10), Fluminense C (9), Olaria (6) e Serrano (1). O America foi campeão com dez vitórias, um empate e apenas uma derrota, enquanto o Vasco A somou dez vitórias e sofreu 2 derrotas. Já o Fluminense A venceu 9 jogos, empatou 2 e perdeu 1, enquanto o Botafogo obteve 9 vitórias e três derrotas.

Além da Copa de Equipes 4 x 4, o Dia dos Pais Top Shopping teve outras competições de alto nível ao longo dos quase dez dias de evento. No sábado (6/8), Rodrigo Bandini (Fluminense), representando o Catar, foi o campeão do Desafio de Países, uma Copa do Mundo entre botonistas, que teve Edu (Vasco), como vice-campeão, jogando com o Uruguai; Proença (River) em terceiro com a seleção do Marrocos; e Jorge (Vasco), fechando o pódio após representar a Polônia.

No dia 31 de julho, foi disputado o torneio Dadinho Retrô, com botões de no máximo 38 mm de diâmetro, conquistado por Paulão (Aliados), que levou a melhor sobre Nine (Vasco) e Felipe (Liga Tijucana), no pódio final.

Em outro torneio de divulgação do futebol de botão em Nova Iguaçu, no dia 29/7, Valcy (Piedade) foi o campeão do Torneio de Abertura, ao empatar, na final, em 1 a 1 com Renato Oliveira (Vasco). O terceiro lugar ficou com Jorge (Vasco), que levou a melhor sobre Cláudio Pinho, presidente da Fefumerj, e que abrilhantou não só este, mas todos os torneios do evento, que ainda contou com competições na modalidade Cavado 1 Toque.

Sucesso total em um novo pólo para a prática do futebol de mesa.

2° Vasco da Gama A

Fonte: Fefumerj

admin