Caso conquiste a vaga na final da Copa do Brasil, Vasco pretende que jogo decisivo seja em São Januário

Caso conquiste a vaga na final da Copa do Brasil, Vasco pretende que jogo decisivo seja em São Januário

Atenção, Vascaínos! @AVascainos

EXCLUSIVO

Com a troca do gramado, a diretoria do Vasco já planeja uma disputa nos bastidores. Caso o time conquiste a vaga na decisão da Copa do Brasil, a ideia é que o jogo decisivo seja feito em São Januário, no dia 21 de dezembro.

Nesta segunda-feira, o clube informou que irá utilizar o período de Data FIFA e os dois próximos jogos marcados para fora do RJ, para fazer a troca completa do gramado, que ficará disponível para a partida contra o Internacional.

Fonte: X Atenção Vascaínos

Urubu quer proibir grama sintética e que clubes em recuperação judicial sejam impedidos de contratar e percam pontos

Urubu quer proibir grama sintética e que clubes em recuperação judicial sejam impedidos de contratar e percam pontos

Venê Casagrande @venecasagrande

NOTA OFICIAL – FAIR PLAY FINANCEIRO

O Clube de Regatas do Flamengo vem participando ativamente das discussões sobre o Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), um modelo brasileiro de Fair Play Financeiro, conduzidas pela comissão instituída pela CBF.

Com o intuito de contribuir para o aprimoramento das práticas de governança e sustentabilidade no futebol brasileiro, o Flamengo enviou, por escrito, sua posição detalhada à comissão responsável. O compromisso do Flamengo transcende os números, dedicando-se ao esporte, à competição justa e a um Fair Play que represente os verdadeiros princípios do futebol.

Algumas propostas apresentadas pelo Clube:

•Tratamento de clubes em RJ/REJ: impedir que clubes utilizem o período de não pagamento de dívidas (entre a decretação da RJ/REJ e a homologação do acordo) como vantagem competitiva, bloqueando o registro de novos atletas neste período e perda de pontos.

•Definição ampla de custos: controlar não apenas a “folha salarial” (CLT), mas também o custo total do elenco, incluindo direitos de imagem, luvas, bônus, comissões de agentes e impostos.

•Bloqueio de brechas contábeis: impedir que custos do futebol profissional masculino sejam “maquiados” como investimentos em categorias de base ou em futebol feminino por meio de rateios fictícios.

•Controle de caixa mínimo: Implementar indicadores antecedentes, como a necessidade de capital de giro saudável, para prevenir crises de liquidez.

•Transações com partes relacionadas: desconsiderar ou limitar transações entre partes relacionadas (ex.: clube e empresa do mesmo dono) que possam inflar as receitas ou ocultar os custos. Aportes de capitais, por exemplo, não devem ser contabilizados como receita recorrente.

•Uso de ratings: adotar um sistema de classificação (como o utilizado por consultorias especializadas), no qual clubes com melhor gestão (classificação elevada) tenham mais margem de manobra, criando um incentivo à boa governança.

•Sanções eficazes: focar as sanções na restrição de janelas de transferência, e que estas sejam cumpridas integralmente, mesmo que a causa da punição seja sanada, para desestimular a procrastinação.

•Implementação do “Teste de Proprietários e Dirigentes”: criação de uma avaliação composta por regras e critérios para determinar se os novos (ou potenciais) proprietários e dirigentes de um clube são aptos para o cargo. O objetivo é proteger a imagem e a integridade da competição e dos clubes, assegurando que os indivíduos que gerenciam ou adquiriram clubes sejam confiáveis e tenham capacidade financeira comprovada.

•Exequibilidade Efetiva do Sistema: implementar uma governança aparelhada para executar punições automáticas, com base em dados factuais e financeiros, incluindo a aplicação de punições e restrições.

•Proibição de Gramados Artificiais: os gramados de plástico devem ser eliminados imediatamente de todos os torneios nacionais profissionais. A discrepância nos custos de manutenção entre gramados naturais e artificiais provoca desequilíbrios financeiros entre os clubes e prejudica a saúde física de jogadores e atletas.

O Clube de Regatas do Flamengo continuará participando da elaboração e execução do Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), conforme a proposta da Confederação Brasileira de Futebol, e já cumprimenta a entidade pela louvável iniciativa.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Fonte: X do jornalista Venê Casagrande/SBT

CBF anuncia que impedimento semiautomático estará em vigor a partir da 1ª rodada do Brasileiro 2026

CBF anuncia que impedimento semiautomático estará em vigor a partir da 1ª rodada do Brasileiro 2026

Chefe de arbitragem da CBF fala sobre critérios nas decisões dos árbitros: “Algo utópico”

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, fez um discurso durante a abertura do 1º Grupo de Trabalho de Arbitragem, nesta segunda-feira, na sede da entidade nacional no Rio de Janeiro. Ele falou sobre as dificuldades para haver critérios iguais nas decisões dos árbitros. Ainda mais no Brasil, que, para ele, “tem uma das competições mais difíceis do mundo”.

– Vivendo o futebol e conhecendo todas as partes do mundo onde temos grandes competições. Posso afirmar que temos uma das competições mais difíceis do mundo. Não é um torneio de 30 dias. É um campeonato de mais de 10 meses onde quando se fala de critério e não busca conhecimento antes, estamos falando de algo utópico. A partir do momento que entendemos que são dez meses e mais de 20 profissionais, 20 trios. Este ano, utilizamos 32 árbitros, cabeças diferentes, uniformização de critérios é quase impossível quando nós falamos de seres humanos, mas não podemos deixar de buscá-los. Aproximação de critério é a primeira etapa. Isso vem com o entendimento do que o futebol espera dos árbitros. Eles hoje são instruídos a fazer trabalho empático de saber o que clube, o que o campeonato e CBF esperam dele. Temos a certeza que temos profissionais ávidos para que possam se aproximar. São referência lá fora e precisam mostrar serviço todos os dias. Porque nosso futebol é um dos maiores.

A CBF também confirmou na reunião desta segunda-feira o impedimento semiautomático já para a primeira rodada do Brasileiro de 2026 – dia 28 de janeiro. O encontro teve apresentação da Genius Sports, que deve ser escolhida para fornecer a tecnologia.

Samir Xaud afirma que a CBF não tolerará xenofobia após críticas a técnicos estrangeiros

O Grupo de Trabalho de Arbitragem foi criado pela CBF diante da necessidade identificada de aprimorar a transparência e a padronização da arbitragem no futebol brasileiro, alinhadas aos padrões estabelecidos pela FIFA e IFAB. O evento também conta com o presidente da CBF, Samir Xaud.

Fonte: ge

Manoel Messias volta a conquistar etapa da Copa do Mundo no Chile

O brasileiro Manoel Messias voltou a conquistar uma medalha de ouro em uma etapa da Copa do Mundo de triatlo. No último domingo (9), o cearense concluiu os 750 metros de natação, os 20 quilômetros de ciclismo e os cinco quilômetros de corrida da prova em 54min52s para garantir a primeira posição na etapa da competição disputada em San Pedro de la Paz (Chile).

Esta conquista veio uma semana após o brasileiro vencer a etapa de Viña del Mar (Chile) da Copa do Mundo. Naquela oportunidade ele completou os 750 metros de natação, os 20 quilômetros de ciclismo e os cinco quilômetros de corrida em 49min38s.

“Mais um fim de semana perfeito para mim aqui no Chile. Duas provas, duas vitórias. O pelotão estava muito grande quando começamos a corrida hoje, mas senti que as pernas estavam boas e comecei a atacar no quilômetro final. Estou muito feliz com os resultados e agora é tentar repetir isso em Florianópolis”, declarou o triatleta de 28 anos.

Cruzeiro empata com Flu e perde chance de colocar pressão nos líderes

Cruzeiro e Fluminense jogam pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

Esta foi a terceira vitória de Messias na temporada 2025, sendo a terceira no Chile. Além dos títulos em San Pedro de la Paz e em Viña del Mar, ele foi campeão sul-americano em Santiago, em abril. Sem muito tempo para descansar, o triatleta disputa no próximo domingo (16) a etapa brasileira da Copa do Mundo, em Florianópolis. No ano passado, em Brasília, Messias foi campeão do evento, que será realizado de forma inédita na capital catarinense.

Novo gramado de São Januário poderá ser remanejado para o CT durante as obras no estádio

Novo gramado de São Januário poderá ser remanejado para o CT durante as obras no estádio

Podcast Cruzmaltino @PodCruzmaltino

🏟️ | TROCA DO GRAMADO DE SÃO JANUÁRIO

Em contato com um integrante da diretoria do Vasco, o Podcast Cruzmaltino questionou se faria sentido a troca do gramado, já que o estádio passará por obras a partir do ano que vem.

A resposta foi direta:

“O gramado é em rolo e pode ser utilizado no futuro nos CTs.”

Ou seja, o material poderá ser reaproveitado pelo clube, garantindo melhor uso e investimento. ⚫⚪

#Vasco #PodcastCruzMaltino #SãoJanuário #VascodaGama #NoticiasDoVasco #GiganteDaColina #CT

Fonte: X Podcast Cruzmaltino

Semifinal de conferência da MLS terá o confronto Evander x Messi

Tiago Brandão @Tiagobrandao_8

Quase todos os confrontos das semifinais de conferência da MLS estão definidos:

🇦🇷 Lionel Messi x Evander 🇧🇷

🇰🇷 Son x Müller 🇩🇪

Leste:

Cincinnati x Inter Miami

Philadelphia Union x NY City

Oeste:

Whitecaps x LAFC

Minnesota United x San Diego/Portland

Tudo em jogo único!

Fonte: X do jornalista Tiago Brandão/Território MLS

Andrey Fernandes fica no banco e Brasil empata com a Zâmbia por 1 a 1, pelo Mundial Sub-17

Andrey Fernandes fica no banco e Brasil empata com a Zâmbia por 1 a 1, pelo Mundial Sub-17

A Seleção Brasileira empatou por 1 a 1 com a Zâmbia nesta segunda-feira (10), em partida disputada em Doha, no Catar, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Masculina Sub-17. Dell marcou o gol do Brasil. Com o resultado, a Amarelinha garantiu a primeira colocação do Grupo H.

A equipe do técnico Carlos Eduardo Patetuci já tinha conquistado a classificação para a segunda etapa antecipadamente, após vencer Honduras por 7 a 0 e Indonésia por 4 a 0.

O JOGO

O primeiro tempo foi bastante disputado. A Seleção Brasileira teve um pouco de dificuldade para marcar a Zâmbia, que veio para a partida com muita disposição em busca de uma vitória. A seleção africana foi premiada aos 25 minutos, com um gol olímpico de Kalimina.

O segundo tempo continuou acirrado, mas o Brasil sobressaiu. Um dos destaques da partida foi o goleiro João Pedro, que fez boas defesas e impediu que a Zâmbia ampliasse o placar. A Amarelinha tentou a todo custo achar o caminho do gol e a oportunidade veio aos 80 minutos de jogo: Angelo carregou a bola até a linha de fundo e cruzou com perfeição para Dell balançar a rede.

Após o empate, a Seleção Brasileira ainda tentou a virada e a equipe africana continuou firme na busca por três pontos, mas nenhuma das equipes conseguiu marcar novamente. Resultado final: 1 a 1.

Brasil – João Pedro, Arthur Ryan (Luccas Ramon), Vitão, Luís Eduardo, Angelo, Zé Lucas, Luis Pacheco, Kayke, Felipe Morais (Gabriel Mec), Ruan Pablo (Pietro Tavares) e Dell. Técnico – Carlos Eduardo Patetuci.

Fonte: CBF