Há 40 anos, Geovani fazia o gol do 1º título mundial sub-20 do Brasil; ídolo relembra

Há 40 anos, Geovani fazia o gol do 1º título mundial sub-20 do Brasil; ídolo relembra Sábado, 20/05/2023 – 01:39 A Copa do Mundo Sub-20 2023 tem início neste sábado, na Argentina, onde o Brasil busca o hexacampeonato. Há 40 anos, em 1983, a Seleção Brasileira conquistava o primeiro dos cinco títulos mundiais da categoria. O grupo, que tinha Bebeto, Jorginho e Dunga foi liderado pelo meia Geovani Silva, do Vasco. Aos 18 anos, o capixaba foi o artilheiro e eleito o craque da competição daquele Mundial Sub-20.

No dia 04 de junho, em Guadalajara, o Brasil desembarcava para estrear no torneio. Sob o comando de Jair Pereira, a equipe estreou contra a Holanda, de Marco Van Basten. Logo no primeiro jogo, o Pequeno Príncipe guardou o dele. Geovani Silva cobrou a penalidade no lugar do batedor oficial Gilmar Popoca e seguiu se destacando com a amarelinha.

– O que marcou foi que tiveram muitos eram muito bons. Para ter ideia, nosso primeiro jogo foi contra Van Basten começando a jogar futebol, fora outros jogadores de alto nível. Tínhamos confiança, com Bebeto, Jorginho e a turma toda com Aloísio, ex-Barcelona. Tínhamos um time muito bem preparado e um treinador com liberdade para convocar como queria – declarou ao ge.globo.

O Mundial Sub-20 1983 não foi o primeiro de Geovani Silva. O ex-meia havia defendido o Brasil em 1981, quando ainda vestia as cores da Desportiva Ferroviária. Desta vez, o atleta chegava como revelação do Campeonato Carioca, pelo Vasco da Gama campeão estadual de 1982 – título conquistado em cima do Flamengo após cinco anos de jejum.

A Seleção Brasileira avançou como líder do Grupo D à frente de Holanda, Nigéria e União Soviética, respectivamente. Ao longo do Mundial, a Seleção eliminou a antiga Tchecoslováquia, a Coreia do Sul e a Argentina. Na final, o Brasil superou os hermanos, por 1 a 0, com gol solitário de Geovani Silva no Estádio Azteca, na Cidade do México.

– Eu já tinha disputado meu primeiro Campeonato Carioca, vencido em 82 com o Vasco e tinha sido a revelação. Era muito novo e já tava no profissional do Vasco. Isso facilitou o entrosamento. Uma seleção boa e o Brasil foi o campeão.

O treinador Jair Pereira teve à disposição nomes que fariam história no futebol. Em pré-temporada, antes de chegar a cidade de Guanajuato, a 2.045 metros acima do nível médio do mar, ele teve um momento de conversa com Geovani Silva. Segundo o jogador, o dia está marcado para sempre em sua memória.

– Quando cheguei para jogar, eu tinha sido a revelação do Carioca, o Vasco saiu da fila. Jair Pereira antes de viajar estávamos em Guanajuato, cidade da pré-temporada, onde era alto, no México, ele me chamou no quarto e disse que não valia de nada ser revelação, se não saísse de lá como o melhor e arteiro. Eu disse “como o melhor eu consigo”. Não é arrogância. Mas, artilheiro, eu não fazia tantos gols. Eu era jogador de criação e acabou acontecendo tudo isso.

A campanha do Brasil no Mundial Sub-20 1983

• 04 de junho – Brasil 1 x 1 Holanda
• 06 de junho – Brasil 3 x 0 Nigéria
• 09 de junho – Brasil 2 x 1 URSS
• 12 de junho – Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia
• 15 de junho – Brasil 2 x 1 Coreia do Sul
• 19 de junho – Brasil 1 x 0 Argentina

A Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 2023

O Brasil está no Grupo D composto também por Itália, Nigéria e República Dominicana. A Seleção estreia neste domingo, dia 21, às 18h (de Brasília), no Estádio Malvinas Argentinas. A partida terá transmissão do Sportv, a partir das 17h.

Geovani Silva

Brasil campeão Mundial Sub-20 há 40 anos

Fonte: ge