Vasco vai cobrar esclarecimentos de grande benenemérito acusado de injúria racial em Ipanema Quinta-feira, 15/06/2023 – 12:14 O Vasco vai cobrar esclarecimentos de um Grande Benemérito acusado de injúria racial contra o segurança de um restaurante localizado em Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Aloysio Augusto da Costa, 83 anos, está sendo investigado pela polícia.
O Conselho de Beneméritos do clube tomou conhecimento do episódio por meio da imprensa. O ge apurou que Aloysio deverá ser chamado nos próximos dias para dar explicações.
Embora os fatos tenham ocorrido fora das dependências do clube, ele pode ser punido porque é exigido de Grandes Beneméritos do Vasco postura moral ilibada. Além disso, a luta antirracista é historicamente uma das principais bandeiras vascaínas.
De acordo com informações do G1, Lucas Rodrigues Neves, de 22 anos, trabalha como segurança de um restaurante da região e foi à delegacia duas vezes e diz ter sido chamado, entre outras coisas, de “neguinho”, “favelado” e “vagabundo”. Um vídeo gravado no mês passado mostra uma das agressões.
Lucas explicou à polícia que, no mês passado, Aloysio começou a reclamar de um banco colocado do outro lado da rua, para que o segurança ficasse bem localizado a fim de visualizar o restaurante e o entorno.
No boletim da confusão ocorrida no sábado passado, o segurança relatou na delegacia o que ouviu: “Esse banco aqui é coisa de vagabundo, você não está trabalhando, tire o banco daqui e vá para o outro lado da calçada, você tá fazendo daqui de favela, eu não quero esse banco aqui.”
Segundo Lucas, o filho desse morador, também identificado pelo primeiro nome, Adriano, também usa os mesmos termos pejorativos.
Aloysio Augusto da Costa, grande benemérito do Vasco, é acusado de injúria racial |
Fonte: ge