Horacio Junior fala sobra a exposição em homenagem aos Camisas Negras

Horacio Junior fala sobra a exposição em homenagem aos Camisas Negras Sexta-feira, 11/08/2023 – 10:45 O Club de Regatas Vasco da Gama inaugura a Exposição do Centenário dos Camisas Negras, no Espaço Experiência, em São Januário, neste sábado (12), exatamente cem anos após a lendária conquista do Campeonato Carioca de 1923, o primeiro na história conquistado por um time formado por atletas pretos, pobres e operários, que romperam as barreiras do racismo no futebol brasileiro.

Aberta ao público em geral, a exposição ficará em cartaz por uma semana em São Januário. Depois, em data a definir, seguirá para a sede do Vasco na Lagoa. Horacio Junior, vice-presidente de História e Responsabilidade Social do clube, destaca a importância da mostra.

— Essa exposição é uma oportunidade para todos, não só o torcedor do Vasco, conhecerem de perto a história que mudou o cenário nacional do futebol há cem anos. O futebol é um recorte da sociedade. Se hoje, ficamos indignados com os casos diários de racismo, imagine aceitar que a pessoa preta era proibida de jogar bola apenas pela cor da pele? O trabalho do Centro de Memórias do Vasco é um legado de justiça social e inclusão que faz parte do DNA vascaíno para informar e manter a história do Brasil e do futebol vivas. O público vai encontrar o resultado de um resgate profundo em contato com familiares dos Camisas Negras, com fotos de acervo pessoal, material da Biblioteca Nacional e do nosso setor de história — diz.

Serviço

Data: 12/08 (a partir das 14h) até 20/08

Horários: Terça-feira a sábado, das 10h às 16h; domingos, das 10h às 12h

Local: Espaço Experiência, uma das atrações do Tour da Colina, em São Januário – Avenida Roberto Dinamite, 10, Vasco da Gama

Ingresso: R$ 70, a inteira (confira as condições de gratuidade e meia-entrada no site vasco.com.br/conteudo/tour-da-colina-espaco-experiencia/)

Mais informações: 21 92020-9363 (WhatsApp)

Vasco 3 x 2 Botafogo, um dos jogos do campeonato de 1923: time conhecido como Camisas Negras conquistou troféu e rompeu tabu — Foto: Divulgação/Centro de Memória CRVG

Fonte: O Globo