Vasco inaugura o anfiteatro Clementina de Jesus nesta 2ª-feira em São Januário Sábado, 13/01/2024 – 12:50 O Club de Regatas Vasco da Gama dará o nome da vascaína Clementina de Jesus ao novo anfiteatro que será inaugurado nesta segunda-feira (15/1) nas instalações do Colégio Vasco da Gama, em São Januário. O equipamento, inédito no clube, será utilizado nas atividades dos alunos do colégio e também em programas sociais que atendem a crianças e jovens das comunidades do entorno do estádio de São Januário
A homenagem a Clementina vem no ano em que a Resposta Histórica do Vasco da Gama contra o racismo no futebol completa 100 anos. Ela será a primeira mulher homenageada dando o seu nome a um equipamento de São Januário. Os também imortais artistas vascaínos, Abelardo “Chacrinha” Barbosa e Chico Anysio, dão o nome, respectivamente, aos estúdios da VascoTV e à Sala de Imprensa de São Januário.
Clementina de Jesus foi uma figura crucial para o samba, a cultura negra e a música brasileira em geral. Nascida na cidade de Valença-RJ em 1901, neta de escravizados, ela se tornou conhecida como uma das maiores intérpretes de samba e música popular brasileira. Sua importância vai além de sua contribuição musical, pois ela desempenhou um papel significativo na preservação e divulgação das tradições culturais afro-brasileiras. Aqui estão alguns aspectos de sua importância:
O Vasco da Gama, ao homenagear Clementina de Jesus com o nome de seu anfiteatro, mais que resgatar a memória dessa ilustre vascaína, busca contribuir para a preservação de sua história de luta e empoderamento. A importância de Clementina de Jesus vai além da música, abrange aspectos sociais, culturais e de gênero, tornando-a uma figura fundamental na história da música brasileira e na representação da cultura negra. Clementina de Jesus é o Vasco, e o Vasco é Clementina de Jesus.
Fonte: Site oficial do Vasco