GARFADO, VASCO EMPATA COM O BANGU NO MANÉ GARRINCHA PELA TAÇA GB: 2 A 2

GARFADO, VASCO EMPATA COM O BANGU NO MANÉ GARRINCHA PELA TAÇA GB: 2 A 2 Domingo, 28/01/2024 – 18:14 O Vasco ficou com um a menos logo cedo, e fez um primeiro tempo morno contra o Bangu. Mas o duelo esquentou na segunda parte e, depois de um final de loucos, com dois gols nos acréscimos, o empate em 2 a 2 prevaleceu no Mané Garrincha, em Brasília.

Com oito pontos, o Cruz-Maltino está em segundo no Carioca, a um ponto do Botafogo, mas ainda tem posição ameaçada por Nova Iguaçu, Fluminense, Boavista e Flamengo. Já o Alvirrubro está em penúltimo e somou apenas o primeiro ponto.

O Vasco começou o jogo pressionando, e esboçava um controle absoluto. Mas Jair colocou tudo a perder aos quatro minutos: entrou de sola no adversário e acabou recebendo o vermelho direto.

Mesmo com um a menos, o Cruz-Maltino, seguiu marcando alto. Mas a intensidade foi diminuindo com o passar do tempo, e o jogo foi esfriando. Ramón Díaz mudou no time pouco depois da parada técnica, tirando David para colocar Zé Gabriel. Paulinho teve de sair na sequência, machucado, e deu lugar a Praxedes.

Apesar de recuperar o controle das ações no meio, o Gigante da Colina pouco conseguia criar. Com o corredor central congestionado, o time de Ramón Díaz pouco conseguiu usar as laterais. Erick Marcus participou pouco do jogo e os laterais tampouco avançaram muito. Piton até desceu mais que Rojas, mas ficou isolado na canhota.

O primeiro tempo terminou praticamente sem chances de gol. O Bangu, que se defendeu na maior parte do tempo, não conseguiu aproveitar o homem a mais e tampouco ameaçou Léo Jardim.

O Vasco voltou mais ofensivo no segundo tempo, com Pumita e Rayan. O gol não demorou muito a sair. Logo no início, Payet puxou contra-ataque e abriu na canhota para Piton, que mandou no meio para Praxedes só empurrar para dentro.

O segundo quase saiu logo na sequência. Piton cruzou na área e João Victor meteu de cabeça no travessão. Na sobra, Vegetti tentou, mas Gabriel Leite conseguiu bloquear. No lance seguinte, Praxedes ameaçou também de cabeça.

O Bangu, que parecia inteiramente dominado, achou um gol aos 24 minutos. Canela recebeu na canhota, cortou para o meio e bateu rasteiro. Léo Jardim vacilou e deixou a bola passar. 1 a 1. Cleyton quase virou na sequência em chute de fora perigoso.

O jogo mudou completamente de figura depois do empate. Ficou aberto, imprevisível. O Alvirrubro voltou a chegar perto de virar aos 32. Daltro cruzou da canhota e Gabryel Vinicius apareceu na pequena área para desviar. A bola pegou no travessão.

Pouco depois do lance, porém, Luiz Felipe fez falta em Vegetti no meio, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso de campo. O duelo ficou ainda mais aberto no 10 contra 10. Vegetti teve chance de ouro para recuperar a vantagem vascaína ao ficar com sobra de chute mascado de Rayan na pequena área aos 38, mas mandou por cima do alvo. Que chance desperdiçada! Cleyton respondeu pelo Bangu em chutaço de fora que parou em defesaça de Jardim.

Os intermináveis acréscimos no Mané Garrincha ainda trouxeram um final dramático ao jogo. Já aos 53, Dimitri Payet se enroscou com dois marcadores fora da área, conseguiu ganhar e mandou para o gol. Gabriel Leite soltou e Payet mostrou força para ganhar da defesa no rebote na área. Dessa vez, o meia cortou o marcador e bateu no cantinho. A bola ainda pegou na trave antes de entrar. Poderia ser a última palavra. Mas o Bangu também teve mais um ataque. E nele, Medel chegou para dividir bola na entrada da área, e o árbitro viu pênalti. João Maranhão deixou tudo igual de novo.

Ainda houve mais um ataque cruz-maltino. Vegetti recebeu lançamento na área e deixou Rayan na cara do gol. O jovem atacante, porém, não conseguiu tirar de Gabriel Leite. Na sobra, Vegetti mandou de cabeça para fora, e o empate prevaleceu.

FICHA TÉCNICA

BANGU 2 x 2 VASCO

4ª rodada do Campeonato Carioca

Data e horário: 28/01/2024, às 16h (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)

Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Assistentes: Daniel de Oliveira Alves Pereira e Victor Augusto Camões de Abreu

Cartões amarelos: Adsson, Felipe Soares, Bruno Tatavitto, Canela, Victor Oliveira e Walney (BAN); João Victor, Vegetti, Praxedes, Payet e Medel (VAS).

Cartões vermelhos: Jair (VAS, aos 4 minutos do 1º tempo), Felipe Soares (BAN, aos 32 minutos do 2° tempo).

Gols: Praxedes, 2’/2ºT (0-1), Canela, 23’/2ºT (1-1), Payet, 53’/2°T (1-2) e João Victor, 58’/2°T (2-2)

BANGU: Gabriel Leite; Gabriel Saulo, Felipe Soares e Victor Oliveira e Erick; Adsson, Walney, Cleyton (Lorran, 46’/2°T) e Bruno Tatavitto (Gabryel Freitas, 12’/2°T); Canela (Marreta, 35’/2ºT)e Anderson Lessa (João Victor, 12’/2°T). Técnico: França Júnior.

VASCO: Léo Jardim, Rojas (Puma Rodríguez – intervalo), João Victor, Medel e Lucas Piton; Paulinho (Praxedes, 29’/1°T), Jair, Paulinho e Payet; David (Zé Gabriel, 26’/1°T), Vegetti e Erick Marcus (Rayan – intervalo). Técnico: Ramón Díaz.

VÍDEO

ESTATÍSTICAS

Fonte: O Gol (texto), NETVASCO (ficha), ge (vídeo), X Acerj (estatísticas)