Veja as atuações mais marcantes de Diego Souza pelo Vasco Segunda-feira, 12/02/2024 – 07:34 Diego Souza anunciou a aposentadoria neste sábado, em entrevista ao ge. Rodado no futebol, o jogador teve passagem pela maioria dos clubes do Brasil, mas foi no Vasco onde encontrou seu “primeiro amor”. Em São Januário, foi camisa 10 e um dos principais jogadores de um dos melhores times vascaínos do século, que conquistou a Copa do Brasil e foi vice do Brasileirão em 2011.
– Qual a dúvida que você tem? Eu falei que Vasco x Flamengo é o clássico que eu ganhei mais jogos com a camisa do Vasco, que vou sentir saudades, e fiz muitos gols. Sem dúvidas, eu torcia para o Vasco (na infância) – respondeu Diego Souza, ao ser perguntado pelo ge qual era o seu time do coração.
Vascaíno de infância, Diego Souza demorou até encontrar o primeiro amor. Antes de jogar no Vasco, o meia – que surgiu como volante e terminou atacante na carreira – atuou por seis clubes, entre eles, os rivais Flamengo e Fluminense.
Alecsandro, Diego Souza, Vasco — Foto: Flávio Neves |
Em março de 2011, o casamento, enfim, aconteceu. Das mãos de Roberto Dinamite, então presidente, recebeu a camisa 10 do Vasco em um ano especial para os torcedores vascaínos. Diego Souza foi um dos principais jogadores da equipe que conquistou a Copa do Brasil, título inédito do clube, e que bateu na trave pelo Campeonato Brasileiro, com o vice para o Corinthians.
Em um ano e meio no clube, Diego Souza colecionou grandes atuações pelo Vasco. Para lembrar de algumas destas partidas, no adeus da carreira do jogador, o ge separou cinco das melhores partidas dele pelo clube.
Diego Souza e Roberto Dinamite em 2011 — Foto: Reprodução |
Avaí 0 x 2 Vasco – Copa do Brasil 2011
Após o empate em 1 a 1 em São Januário, a apreensão tomou conta da torcida do Vasco até a outra semana, com a decisão da semifinal da Copa do Brasil sendo decidida na Ressacada, na casa do indigesto mandante Avaí.
Diego Souza, Alecsandro e Eder Luis formam o Trem-Bala da Colina na Ressacada — Foto: Agência Estado |
Diego Souza, no entanto, presenteou os torcedores do Vasco com uma grande atuação. A equipe carioca venceu por 2 a 0, em uma partida que o time foi irretocável, comandado pelo camisa 10, que fez gol, mandou bola na trave e comandou o Trem Bala da Colina à decisão da competição, que terminou em título inédito para o clube.
Os gols de Avaí 0 x 2 Vasco pela semifinal da Copa do Brasil 2011
Vasco 4 x 0 Grêmio – Campeonato Brasileiro 2011
Em uma das partidas mais marcantes da ótima campanha no Brasileirão de 2011, Diego Souza comandou o show do Vasco contra o Grêmio, na vitória por 4 a 0 em São Januário. Com um gol e participando de outros dois, o camisa 10 brilhou para levar o time à liderança da competição.
Relembre os melhores momentos de Vasco 4 x 0 Grêmio, pelo Brasileiro de 2007
Cruzeiro 0 x 3 Vasco – Campeonato Brasileiro 2011
Primeiro hat-trick da carreira, balão em Fábio e música no Fantástico. Diego Souza só não fez chover em Sete Lagoas na vitória do Vasco por 3 a 0 contra o Cruzeiro. Com comemoração com o hit “Ai se eu te pego”, o camisa 10 ditou o ritmo da partida.
Os gols de Cruzeiro 0 x 3 Vasco pelo Campeonato Brasileiro
Vasco 2 x 0 Santos – Brasileirão 2011
Apesar da atuação memorável do zagueiro Dedé, com gol e o duelo pessoal contra Neymar, a noite também foi de destaque para Diego Souza. O camisa 10 marcou um golaço finalizando de fora da área, no qual a bola explodiu no travessão e parou no fundo das redes.
Neymar no bolso? Relembre o confronto entre Vasco e Santos pelo Brasileirão de 2011
Vasco 2 x 1 Lanús – Libertadores 2012
Na primeira partida das oitavas de final da Libertadores de 2012, o Vasco venceu o Lanús por 2 a 1, de virada em São Januário, com um golaço de Diego Souza.
Diego Souza comemora, em tom de desabafo, após marcar um golaço em São Januário — Foto: EFE |
O camisa 10 recebeu na meia-lua, deu um lençol em Braghieri e emendou de primeira para a rede. Após o golaço, Diego Souza saiu na comemoração gritando “eu sou p***”.
Golaços são a marca registrada de Diego Souza no Vasco
Corinthians 1 x 0 Vasco – Libertadores 2012
Se não fosse essa partida, talvez Diego Souza tivesse um tamanho ainda maior na história do Vasco. O fim da passagem do camisa 10 por São Januário ficou marcado pela chance perdida contra o Corinthians, quando o meia saiu cara a cara com Cássio, que fez a defesa histórica nas quartas de final da Libertadores de 2012.
Diego Souza perde gol cara a cara com Cássio
Após a chance perdida, o Corinthians venceu o jogo com um gol de Paulinho, no fim, e eliminou o Vasco. Posteriormente, a equipe paulista conquistou a Libertadores. Dois meses depois, Diego Souza deixou o clube rumo ao futebol saudita.
Entre muitas especulações – em praticamente todas as janelas de transferências sobre possíveis retornos -, Vasco e Diego Souza nunca concretizaram o reencontro. O jogador seguiu a carreira e teve muito sucesso no Sport, onde chegou à Seleção, e no Grêmio. Agora, será mais um torcedor vascaíno, ao lado de seu filho Davi, já fanático pelo clube.
Barbio, Alecsandro e Diego Souza, do Vasco, comemoram gol contra o Flamengo em 2012 — Foto: Buda Mendes/LatinContent via Getty Images |
– Eu, com certeza, até o resto da minha vida vou assistir jogo do Vasco, do Grêmio e do Sport – disse Diego Souza, que completou:
– Esses três times, não vai ter como. Jogos importantes, finais, alguma coisa eu vou sempre ver. Aqui no Rio com mais frequência, mas com certeza em Porto Alegre e Recife torcendo por essas equipes e podendo festejar muitas e muitas vezes. Até porque, meu filho é vascaíno doente, está agora com a camisa do Vasco, e sabe tudo de futebol. Com certeza vai ser o meu companheiro para curtir como torcedor.
Fonte: ge