Vasco tem 12 jogadores em busca do 1º título na carreira; confira

Prestes a disputar o jogo de volta da final da Copa do Brasil, o elenco do Vasco possui diversos jogadores que nunca puderam soltar o grito de campeão durante uma competição internacional ou nacional de primeira divisão. São 13 atletas, dentre eles cinco titulares.

Para não inflar os números, foram considerados apenas os jogadores relacionados para o jogo de ida da final contra o Corinthians, além dos lesionados Lucas Piton, Jair e Adson, que sempre fizeram parte da rotação quando disponíveis.

Ainda assim, a lista chegou a 13 nomes buscando a primeira taça: Paulo Henrique, Lucas Piton, Cauan Barros, Thiago Mendes, Nuno Moreira, Vegetti, Rayan, Lucas Oliveira, Paulinho, Mateus Carvalho, Adson, GB e Pablo

O ge fez um levantamento completo mostrando todos os jogadores campeões nacionais e internacionais no Brasil e no exterior. Para ser considerado campeão, o jogador tem que ter sido relacionado a pelo menos um jogo da competição, mesmo que não saia do banco. Não consideramos títulos de categorias de base, de competições regionais ou de divisões inferiores.

Quando o assunto é Copa do Brasil, somente seis jogadores já levantaram o troféu: Léo Jardim, Matheus França, Victor Luis, Tchê Tchê, Jair e David (duas vezes). Destes, apenas Jair, Tchê Tchê e David (pelo São Paulo) jogaram pelo menos cinco jogos durante a campanha.

Se levássemos em conta a segunda divisão de cada país, seriam cinco títulos a mais para o elenco vascaíno: Coutinho (Vasco 2009), Thiago Mendes (Goiás 2012) e Lucas Oliveira (Cruzeiro 2022) foram campeões da Série B, enquanto Vegetti venceu a segunda divisão argentina (Belgrano 2022) e Lucas Freitas já se saiu vitorioso na segundona portuguesa (Moreirense 22/23)

Com Tchê Tchê como maior campeão no Brasil e Coutinho como maior vencedor no exterior, confira a lista completa dos campeões de títulos nacionais e internacionais.

Philippe Coutinho

Vitorioso por onde passou, Coutinho venceu a Copa e Supercopa da Itália pela Internazionale na temporada 10/11, pelo Barcelona ganhou duas edições da La Liga (17/18 e 18/19), uma Copa do Rei (17/18) e uma Supercopa da Espanha (18/19). Seus últimos troféus na carreira foram os que compõem a tríplice coroa pelo Bayern de Munique na temporada 19/20 – Campeonato alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões.

Tchê Tchê

Apelidado de “chama-título”, o volante é o jogador desse elenco do Vasco que mais vezes soltou o grito de “é campeão!”. Começando pela Supercopa da Ucrânia em 2018 pelo Dínamo de Kiev. No Palmeiras, ele foi bicampeão brasileiro em 2016 e 2018. Quando foi para o Atlético-MG, fez parte do time histórico que faturou os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2021 e a Supercopa do Brasil em 2022. Em seguida, foi para o Botafogo e levantou as taças do Brasileirão e da Libertadores em 2024.

Carlos Cuesta

Campeão colombiano pelo Atlético Nacional em 2017, campeão da copa e supercopa da Bélgica pelo Genk e também venceu o campeonato e a copa da Turquia pelo Galatasaray em 2025.

Léo Jardim

Além da Copa do Brasil, Léo Jardim foi campeão da Libertadores pelo Grêmio (não entrou em campo) e da Supercopa da França pelo Lille como titular.

Robert Renan

Foi campeão russo nas temporadas 22/23 e 23/24 pelo Zenit jogando poucos jogos, além disso, foi titular no título da Supercopa da Rússia em 2023.

Puma Rodríguez

Conquistou o campeonato uruguaio pelo Nacional em 2022.

Matheus França

Participou dos títulos da Copa do Brasil e Libertadores pelo Flamengo em 2022. Integrou também o elenco do Crystal Palace campeão da Copa da Inglaterra nesse ano.

Andrés Gómez

Foi campeão da Copa da Colômbia pelo Millionarios em 2022.

Daniel Fuzato

Fez um jogo na campanha do título do Brasileirão do Palmeiras em 2018 e foi campeão da Conferece League com a Roma na temporada 2021/22.

Lucas Freitas

Foi relacionado em duas partidas da campanha do título brasileiro do Palmeiras em 2022. Além disso, venceu o Paulistão no mesmo ano e a Série B de Portugal com o Moreirense em 2022/23.

Victor Luís

Campeão da Copa do Brasil 2015 e do Brasileirão 2018 e da Libertadores de 2021 com o Palmeiras.

Hugo Moura

Fez parte das campanhas do título do Brasileirão e da Libertadores do Flamengo em 2019. Também conquistou a Supercopa do Brasil em 2020 e 2021 pelo Fla.

David

O atacante é bicampeão da Copa do Brasil com o Cruzeiro em 2018 e com o São Paulo em 2023.

Jair

Campeão brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil com o Atlético-MG.

Fonte: ge