Destaques de 2025
Motivado pelo retorno de Neymar ao Santos, em janeiro de 2025, o “Clube da Vila” registrou um crescimento de 11,9 milhões de inscrições em seus canais oficiais no ano passado. Esse avanço representa uma expansão de 85% na base digital do Santos no período. Os quase 12 milhões de inscrições marca um recorde inédito. Nunca um clube brasileiro havia somado mais de 9,2 milhões de novos inscritos em suas redes em um único ano (marca até então ostentada pelo Flamengo e seu desempenho durante o ano de 2020), o que levou o Santos a ultrapassar os rivais São Paulo e Palmeiras no ranking geral e passar a integrar o grupo das três equipes brasileiras com maior alcance digital.
O Flamengo, campeão da Copa Libertadores da América e do Brasileirão 2025, que liderou por oito anos (de 2017 a 2024) o ganho anual de seguidores nas redes entre os clubes brasileiros, apresentou o segundo maior crescimento, com 4,9 milhões de inscrições, o que corresponde a uma evolução anual de 8%. Com este desempenho, o clube ultrapassou em dezembro 66 milhões de inscritos em seus perfis oficiais.
O Corinthians, campeão da Copa do Brasil 2025, conquistou o terceiro maior resultado com 2,9 milhões de novas inscrições, uma evolução de 8%. Com o fechamento de 2025, o clube alcançou a marca de 42 milhões no combinado de suas redes.
O Palmeiras somou 965 mil novas adesões ao longo de 2025. Com o encerramento da temporada sem a conquista de títulos, o “Verdão” apresentou uma forte queda de 415 mil inscrições somente no último bimestre, o que culminou neste resultado, o pior desempenho anual registrado pelo Palmeiras desde o início do estudo em 2016.
O Remo, que garantiu o acesso à Série A do Brasileirão após 31 anos, fechou o pódio dos maiores crescimentos de 2025 com 546 mil novas inscrições. O clube se destacou ao registrar uma evolução de 34% em sua base digital, a terceira mais expressiva entre os 50 clubes analisados.
O Mirassol obteve a maior taxa de crescimento em sua audiência digital. Impulsionado pelo ótimo desempenho em sua estreia na Série A do Brasileirão, o clube registrou um crescimento de 125% em 2025, o mais alto entre as 50 equipes consideradas no estudo.
Vale destacar que Remo e Mirassol alcançaram resultados superiores aos de clubes com torcidas maiores, como São Paulo, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro e Fluminense.
O São Paulo encerrou 2025 como o clube com o pior desempenho em termos de crescimento digital. O “Tricolor Paulista” fechou o ano com um saldo negativo de 276 mil inscrições. Além da performance esportiva e crises políticas, o resultado foi fortemente influenciado pela limpeza de seguidores no “X”, na qual o clube foi o segundo mais afetado (-770 mil inscritos em 2025), atrás apenas do Corinthians (-1 milhão). Como reflexo desse movimento, o São Paulo foi o único integrante do TOP5 que terminou o ano sem registrar saldo positivo de novas inscrições.
Confira o desempenho anual dos clubes monitorados em 2025:
Lista ordenada pelos clubes que mais ganharam seguidores em 2025
Plataformas
O ano foi marcado pela forte limpeza de contas inativas no X (Twitter). A plataforma retraiu quase 9 milhões de inscrições considerando as contas dos clubes brasileiros, com Corinthians (-1 milhão de inscritos), São Paulo (-770 mil) e Flamengo (-652 mil) os mais afetados por este movimento.
Considerando o saldo positivo das demais plataformas, o Instagram liderou o ganho de novas inscrições em 2025, concentrando 46% das novas adesões registradas pelos clubes. O TikTok apareceu como o segundo principal motor de crescimento, com participação de 38%. O YouTube e o Facebook responderam por 8% das novas inscrições cada.
Dezembro
Sobre o desempenho mensal dos clubes brasileiros em dezembro de 2025, destacam-se os resultados de: Corinthians (994 mil novos inscritos), Flamengo (770 mil), Santos (448 mil), Vasco (160 mil) e Red Bull Bragantino (104 mil). Estes cinco clubes foram os que registraram os maiores saldos de inscrições em suas redes sociais ao somarem, juntos, cerca de 2,5 milhões de novas inscrições.
O Corinthians liderou o crescimento do último mês ao somar cerca de 1 milhão (994 mil) de novos inscritos. O “Timão” também figurou no topo dos ganhos no Instagram (717 mil novas adesões) e no TikTok (300 mil). Com esse desempenho, o clube alcançou a marca de 15 milhões de inscritos no Instagram, 6 milhões no TikTok e 42 milhões no total de suas redes sociais.
O Flamengo, campeão do Brasileirão em 2025, teve o segundo maior desempenho com 770 mil novas inscrições. O Instagram e o TikTok foram os principais motores desse avanço, somando 567 mil e 200 mil novas adesões, respectivamente. Como resultado, o clube alcançou a marca inédita de 66 milhões de inscrições no conjunto de seus perfis oficiais.
O Santos obteve o terceiro melhor resultado ao somar 448 mil novos inscritos, o que culminou com a marca dos 26 milhões de inscrições para o clube. O maior destaque do “Peixe” foi no Facebook (200 mil novos inscritos), seguido pelo Instagram (167 mil) e o TikTok (100 mil).
Veja abaixo o levantamento completo:
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.
Fonte: Ibope Repucom
