Imprensa argentina volta a ligar o meia Matías Rojas ao Vasco

Imprensa argentina volta a ligar o meia Matías Rojas ao Vasco Terça-feira, 21/03/2023 – 23:33 Palco do Esporte @PalcoDoEsporte
Em meio a indefinição da renovação contratual e sendo um dos principais jogadores do Racing nesse início de temporada, o meia Matías Rojas volta a ter seu nome ligado ao Vasco da Gama pela imprensa argentina.

Fonte: Twitter Palco do Esporte

Vasco lembra os 102 anos do nascimento de Jair Rosa Pinto

Vasco lembra os 102 anos do nascimento de Jair Rosa Pinto Terça-feira, 21/03/2023 – 23:56 saojanuario

Há 102 anos nascia Jair Rosa Pinto, meia ofensivo que fez parte do início do Expresso da Vitória e conquistou o Campeonato Carioca de 1945 🏆💢

Jair nos deixou em julho de 2005, aos 84 anos.

#VascoDaGama

Fonte: Instagram São Januário

Jorge, do Expresso da Vitória, estaria completando 99 anos nesta 4ª-feira

Jorge, do Expresso da Vitória, estaria completando 99 anos nesta 4ª-feira Quarta-feira, 22/03/2023 – 01:16 Pavilhão Cruzmaltino @PavilhaoCrvg
(22/03/24) Exatos 99 anos do nascimento do saudoso Jorge Sacramento, ídolo do Expresso da Vitória, da famosa linha média ‘Ely, Danilo e Jorge’. É da legião de pernambucanos que brilharam no Vasco e descoberto em Recife pelo pai do Ademir, trazendo p/ Colina no início dos anos 40.

Fonte: Twitter Pavilhão Cruzmaltino

Libra detalha divisão de valores com regra de transição que protege Urubu e Corinthians

Libra detalha divisão de valores com regra de transição que protege Urubu e Corinthians Quarta-feira, 22/03/2023 – 02:45 A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) – bloco de 18 clubes que negocia a criação de uma liga única com a Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), que tem 26 clubes – divulgou na manhã desta terça-feira um documento oficializando seus critérios de divisão de receitas e, pela primeira vez, trazendo uma simulação de seu cálculo.

A apresentação inclui o que a Libra chama de “cláusula de estabilidade”, cujo objetivo, de acordo com o documento, é resguardar “clubes que fazem maior concessão na formação da Liga (Flamengo e Corinthians)”.

O documento é assinado pelo BTG Pactual e pela Codajas Sports Kapital, ambos parceiros na Libra na assessoria para os cálculos e busca do investidor, o Mubadala Capital, fundo ligado ao governo dos Emirados Árabes.

Basicamente, a cláusula de estabilidade determina que, caso a receita, no período de transição de cinco anos, fique abaixo do valor da temporada de 2022, Flamengo e Corinthians terão percentuais idênticos aos dos contratos atuais de transmissão, ainda que a quantia seja menor em valor absoluto. Se a receita ultrapassar a de 2022, os dois clubes terão garantidos no mínimo o mesmo valor que receberam no ano passado.

Em recente entrevista ao podcast Dinheiro em Jogo, do ge, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, explicou que o modelo da Libra deve levar em conta que, segundo seus argumentos, Flamengo e Corinthians negociando sozinhos podem conseguir algo muito próximo do que têm atualmente.

– A gente tem de ser realista. Porque senão parece que você faz um discurso fantasioso, em nome de uma ética econômica ou de igualdade no futebol brasileiro, mas no fundo, quando você espreme, o que parece mesmo é que você é contra a própria liga. Não quer que a liga aconteça. Fica muito bonito na televisão, fica muito bonito nos jornais, mas não tem conexão com a realidade, porque precisa combinar com os russos. E os russos estão dizendo: “Meu amigo, se eu não fizer nada, eu vou ter uma situação igual à de hoje, que é a que mais me beneficia”. Então esse paradigma do que nós queremos e do que é possível é muito importante para pontuar o que é o modelo da Libra no futebol brasileiro.

De acordo com os números que constam no documento apresentado nesta manhã pela Libra, após o período de transição, também explicado na apresentação, a diferença entre o que recebem o primeiro e o último colocados na divisão de receitas estaria obrigatoriamente abaixo do que cobra a LFF, 3.5 vezes.

Transição

A Libra afirma no texto que a regra de transição, um dos pontos de maior polêmica no momento, foi elaborada para não permitir que os clubes percam receita em relação ao modelo atual. O documento traz comparações mostrando como seriam os percentuais atuais, durante e após a transição (veja imagens abaixo).

A apresentação divulgada nesta terça inclui as explicações por partes, começando por um ponto que parece perto de acordo, mas por muitos meses foi motivo de discórdia: os números gerais do rateio de receitas. A LFF propôs um modelo no qual 45% da verba é dividida de forma igualitária, 30% de acordo com performance medida somente pela colocação no campeonato do respectivo ano, e 25% a ser distribuído de acordo com a audiência.

A Libra faz sua conta com 40% de verba igualitária, 30% por performance, mas levando em conta um retrospecto de três anos, e 30% por audiência. Isso durante o período de transição, que dura até cinco anos, ou até as receitas dobrarem para um patamar de R$ 4 bilhões, o que acontecer primeiro. Após esse período de transição, esses percentuais ficariam em 45-30-25, como quer a LFF. Vale destacar que, no modelo vigente, 29,7% da verba é dividida de forma igualitária.

Performance

Nesta parte entram as divergências nos critérios que, embora tenham sido reduzidas depois da última assembleia da Libra, ainda existem. Uma delas é já no critério da divisão de receitas por performance, que corresponde a 30% do bolo nas contas dos dois blocos. A LFF quer que conte somente a colocação no campeonato vigente.

Isso, para a Libra, forçaria o recebimento dessa receita somente no fim do ano e deixaria mais vulneráveis os clubes eventualmente rebaixados para a Série B. São esses os argumentos para propor uma conta levando em consideração três anos de retrospecto. Facilitar a previsão orçamentária, ter a receita distribuída ao longo da temporada e suavizar o impacto para quem for rebaixado.

Diz o documento: “Será considerada a média do desempenho nos últimos 3 anos, sendo 34% do valor total atribuídos à temporada atual, 33% à performance no ano anterior e outros 33% referentes à colocação de 2 anos atrás”.

Audiência

Segundo o documento divulgado nesta terça-feira, no período de transição, a variável de audiência corresponde a 30% do total, e, depois, esse percentual cai para 25%. A Libra destaca que atualmente os valores distribuídos de acordo com audiência correspondem a 48,1% do total de receitas.

Pelos dados mostrados pela Libra, o cálculo dessa variável é feito da seguinte forma: “Audiência média de cada clube da Série A, por plataforma de transmissão, ponderada pelo investimento da plataforma”. No documento também está descrito o objetivo do modelo adotado: “Estimular os clubes para que busquem engajar cada vez mais seus torcedores, premiando as equipes com melhor desempenho neste quesito”.

Cláusula de estabilidade

Dentro da regra de transição há o que é chamado no documento de “cláusula de estabilidade”. Ela é descrita com dois objetivos:

– Transição do modelo atual para o futuro sem que qualquer clube tenha queda de receita em beneficio dos demais.

– Clubes que fazem a maior concessão na formação da Liga (Flamengo e Corinthians) são resguardados pela cláusula.

O mecanismo é apresentado da seguinte forma:

“- Caso a receita da Série A seja menor ou igual à temporada 2022, os dois clubes manterão o percentual de receitas auferido naquela temporada (em números absolutos, a receita de cada um pode ser inferior à temporada de 2022, sem transferir risco para qualquer outro clube).

– Caso a receita da Série A supere a temporada de 2022, os dois clubes terão receita ao menos equivalente (em números absolutos) a auferida naquele ano. Demais clubes capturam em maior proporção o crescimento inicial de receitas da Liga.”

Repasse para a Série B

Não é um ponto de grande atrito, mas está no conjunto das divergências. A LFF pretende repassar 18% do total das receitas para a Série B, com mais 2% para a Série C. A Libra confirmou no documento apresentado que o plano é destinar 15% do montante total à segunda divisão, e ponto final. Pessoas do bloco ouvidas pelo ge argumentam que as principais ligas do mundo não contemplam a terceira divisão nesta conta.

O documento traz um gráfico mostrando que o percentual de 15% está acima do que oferecem La Liga (10%) e Premier League (12%) aos clubes das segundas divisões de Espanha e Inglaterra, respectivamente. O modelo atual destina 9,5% do total de receitas às equipes da Série B do Brasileiro.

Unanimidade

Este ponto não foi abordado no documento divulgado nesta terça-feira pela Libra porque, apesar de ter sido discutido, não entrou em votação na última assembleia. Isso deverá acontecer na próxima reunião presencial do grupo, ainda sem data marcada. A Libra tem em seu estatuto uma cláusula que exige unanimidade em votações de alta relevância, como eventuais alterações na distribuição de receitas.

A LFF defende que essas votações possam ser vencidas com dois terços do quórum. Já a Libra discute internamente a alteração para 85% dos votos válidos necessários para vencer esse tipo de pleito. A LFF, em nota oficial, já adiantou que esse percentual não agrada porque ainda permite que um grupo muito restrito tenha poder de veto.

Bellintani, presidente do Bahia, questionado como pular esse obstáculo, foi enfático:

– Tem obstáculo que não se pula.

OS BLOCOS

São membros da Libra: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

São membros da LFF: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Vila Nova e Tombense

Fonte: Blog Negócios do Esporte – ge

Judô: Vasco ganha 24 medalhas no Torneio de Abertura e classifica 21 atletas para o Brasileiro Regional

Judô: Vasco ganha 24 medalhas no Torneio de Abertura e classifica 21 atletas para o Brasileiro Regional Quarta-feira, 22/03/2023 – 04:23 Fábrica de Talentos Umbra

A Fábrica de Talentos UMBRA conquista diversas medalhas no Torneio de Abertura da FJERJ 🥇🚀

O final de semana foi de muitas vitórias e pódios. Além disso, 21 Guerreiros da UMBRA se classificaram para o Campeonato Brasileiro Regional.🔥

Se liga no quadro de medalhas: 👇😉

Ouro 🥇

– Pedro Medeiros: Sênior (-81kg)
– Beatriz Comanche: Sub-21 (-57 kg)
– Jesse Barbosa: Sub-21 (-90kg)
– Vinicius Oliveira: Sub-21 (-60kg)
– Monique Queiroz: Sub-18 (-40kg)
– Victor Santiago: Sub-18 (-50 kg)
– Rafael Alves: Sub-15 (73kg)
– Pedro Silveira: Sub-13 (-38kg)

Prata 🥈

– Vitor Santos: Sub-21 (+100kg)
– Romário Vieira: Sub-21 (-60kg)
– Maria Victorino: Sub-18 (-52kg)
– Gabriel Reis: Sub-18 (-66kg)

Bronze 🥉

– Yonara Angelim: Sênior (-48 kg)
– Israel Ferreira: Sênior (-73kg)
– Yuri Santos: Sênior (+100kg)
– João Carvalho: Sub-21 e Sub-18 (-66kg)
– Vinicius Oliveira: Sub-21 e Sub-18 (-60kg)
– Feliphe Nascimento: Sub-18 (-66kg)
– Luana dos Santos: Sub-18 (-57kg)
– Emanuel Pereira: Sub-18 (-73kg)
– Thiago Santos: Sub-18 (-90kg)
– Lucas Dorea: Sub-15 (-73kg)
– Pietra Mota: Sub-15 (-63kg)
– Samyra Rodrigues: Sub-13 (-42kg)

E você? Torceu muito pelo nosso time? Diga aí nos comentários!

A “Fábrica de Talentos UMBRA” é um projeto social de ensino de judô para crianças de comunidades do Rio de Janeiro, com patrocínio da @lightcomvoce , apoio do @govrj e realização de @odisseia.esporte.cultura

Um agradecimento especial para todos os apoiadores e parceiros do projeto UMBRA 🙇🏻

Apoio:

@sorayaamorelliandreamorelli
@grupotmc
@unica.facil
@re_nutri_
@leonardotrinta
@eduardoschwob
@cerecriando
@escolatecvirginiapatrick
@colegiodarwingama
@cnslvi
@revistatatameoficial
@judoriofjerj
@judocbj
@vascodagama
@lightcomvoce
@govrj
@espaco_aleixo
@novacorreta
Juntos somos mais fortes 💪 🐎

Fonte: Facebook Fábrica de Talentos Umbra

Zé Colméia: ‘Se eu ver que quem está levando é contra a 777, eu entro e ganho a eleição’; veja vídeo

Zé Colméia: ‘Se eu ver que quem está levando é contra a 777, eu entro e ganho a eleição’; veja vídeo Quarta-feira, 22/03/2023 – 07:29 ZÉ COLMEIA – Fanático Cast #34

Quem será a cereja do bolo do Vasco? Torcedor símbolo, Zé Colmeia revela bastidores do nosso clube.

Fonte: Youtube Fanático Vascaíno

Veja balanço dos jogadores do Vasco no primeiro trimestre de 2023

Veja balanço dos jogadores do Vasco no primeiro trimestre de 2023 Quarta-feira, 22/03/2023 – 09:33 Em questão de resultados, o primeiro trimestre do Vasco sob investimento mais forte da SAF não foi tão positivo. Muito em função das eliminações no Campeonato Carioca e, principalmente, na Copa do Brasil. Por outro lado, o time deu indícios de evolução e desempenhou bem muitas vezes.

Passados os primeiros campeonatos do ano, o ge faz um balanço dos desempenhos individuais do elenco do Vasco nos três primeiros meses de 2023.

Com muitas caras novas, coletivamente o time surpreendeu e criou rapidamente uma identidade. Vários reforços foram bem e já exercem papel de liderança técnica. Outros tiveram bons momentos, mas falharam em jogos decisivos. Veja caso a caso:

Em alta

Léo: o zagueiro é o jogador mais regular do Vasco neste início de temporada. Firme na defesa e com boa saída de bola, conquistou rapidamente a torcida e ganhou a braçadeira de capitão.

Pumita Rodríguez: ainda que por vezes tenha alguma dificuldade defensiva, é um lateral agressivo e muito participativo. O uruguaio tem se mostrado acima da média para a posição no futebol brasileiro. Além disso, carismático, rapidamente se identificou com a torcida. Ao lado de Gabriel Pec, é quem mais jogou pelo Vasco no ano. Foram 14 partidas.

Lucas Piton: outro que encaixou rapidamente no esquema de Barbieri. Marcou um gol e deu três assistências. Sua ótima atuação contra o Flamengo ficou ofuscada pela eliminação, mas é fato que Piton hoje é dono da posição no Vasco.

Jair: com boa chegada na frente, é outro que tomou conta da posição. Além da qualidade, com 28 anos Jair é um dos jogadores mais experientes do time e tem papel de liderança dentro de campo. Oscilou nos últimos jogos, mas voltou a jogar bem contra o Flamengo, no último domingo.

Alex Teixeira: é consenso entre os torcedores que Alex Teixeira é um jogador completamente diferente neste ano. Após uma temporada apagada em 2022, o camisa 7 cresceu fisicamente e tem feito boas partidas. Hoje é um dos principais jogadores do Vasco e peça fundamental no esquema de Barbieri.

Ganharam espaço

Rodrigo: em sua primeira temporada como profissional, Rodrigo vem surpreendendo. Era um nome pouquíssimo falado no início do ano, mas ganhou chances com Barbieri, agarrou a oportunidade e fecha o primeiro trimestre como titular. Fez algumas ótimas partidas, mas também falhou duas vezes, contra Fluminense e Flamengo. No entanto, inicia o Brasileiro com crédito.

Gabriel Pec: aos 22 anos e em sua quinta temporada como profissional, Gabriel Pec foi um dos destaques do Vasco no primeiro trimestre. O atacante é o vice-artilheiro do time (seis gols) e quem mais jogou no ano, ao lado de Pumita (14 jogos). Aproveitou o Carioca para recuperar o espaço perdido na Série B do ano passado. Apesar de ainda tomar algumas decisões erradas, mostrou evolução técnica e física nos primeiros meses do ano. O desafio será manter o nível em um campeonato mais forte, como a Série A.

Erick Marcus: outro que faz sua primeira temporada como profissional. Começou tímido, mas foi se soltando ao longo do Carioca e teve boas atuações. Fez alguns jogos como titular e tem entrado constantemente durante as partidas.

Barros: chamou atenção pelo bom desempenho na Copinha e foi pinçado pela comissão técnica. As primeiras oportunidades como titular agradaram. Peça importante para compor elenco.

Miranda: pouco aproveitado na temporada passada, iniciou o ano como titular a foi bem em alguns jogos. Deixou o time com a chegada de Capasso, mas ganhou espaço no elenco.

Altos e baixos

Capasso: em poucos jogos, mostrou personalidade. O argentino joga duro e é muito forte no jogo aéreo. No entanto, teve falhas importantes nos dois jogos da semifinal, que acabaram comprometendo sua avaliação.

Andrey: jogador mais badalado do elenco, ainda não conseguiu repetir o nível de atuações do ano passado desde que retornou ao clube por empréstimo. Vinha atuando como primeiro volante, mas cresceu de rendimento no domingo, diante do Flamengo, jogando mais avançado.

Léo Jardim: o goleiro parece ainda não passar confiança para parte da torcida, que vem questionando alguns gols sofridos. No entanto, teve duas grandes atuações contra o Flamengo e já mostrou potencial.

Pedro Raul: vive um início de relação de amor e ódio com o torcedor vascaíno. É o artilheiro do time, com sete gols, e também o principal garçom, com quatro assistências. Porém, o fato de desperdiçar muitas chances, multiplicado pelas três cobranças de pênaltis desperdiçadas, gerou questionamento das arquibancadas. Tem potencial para se destacar no Brasileiro.

Figueiredo: teve um bom início de temporada, mas uma lesão na coxa atrapalhou a sequência. Desde que retornou ainda não recuperou seu espaço.

Nenê: teve boas atuações no início do ano, mas perdeu espaço para Alex Teixeira. Aos 41 anos, tem entrado poucos minutos no decorrer dos jogos. Com contrato próximo do fim, a tendência é que não siga no Campeonato Brasileiro.

Marlon Gomes: destaque no Sul-Americano Sub-20 e nome que gera enorme expectativa dentro do clube, ainda busca espaço no Vasco nesta temporada. Retornou lesionado da Seleção. Teve oportunidade como titular contra o ABC, mas não foi bem. No domingo, contra o Flamengo, não foi aproveitado por Barbieri.

Pouco jogaram

Orellano: reforço mais caro do Vasco no ano, ainda não conseguiu ter sequência. Questões físicas vêm atrapalhando o início do argentino no futebol brasileiro. Ficou afastado mais de um mês por lesão na coxa. Quando teve chance, não foi bem. Desperdiçou o pênalti decisivo que eliminou o clube da Copa do Brasil.

Robson: outro que praticamente não jogou por conta de lesão. Seu último jogo foi em 30 de janeiro, contra o Volta Redonda.

De Lucca: sofreu duas lesões desde que chegou ao clube. Rompeu os ligamentos cruzados do joelho no início do mês e dificilmente voltará nesta temporada.

Ivan: titular nos primeiros jogos do ano, foi bem e deixou boa impressão. Não joga desde o início de fevereiro, após a chegada de Léo Jardim.

Paulo Victor: passou à frente de Edimar e virou reserva imediato de Lucas Piton. No entanto, ainda precisa mostrar mais para se firmar no elenco.

Paulo Henrique: com Pumita em bom momento, ainda não teve oportunidade de estrear pelo Vasco.

Edimar: titular na temporada passada, perdeu espaço e virou terceira opção da posição, atrás de Lucas Piton e Paulo Victor. É possível que deixe o clube antes do fim do contrato.

Anderson Conceição: capitão do Vasco no ano passado, praticamente não jogou com Barbieri. Foi bem na chance que teve como titular contra o Bangu.

Em baixa

Galarza: teve oportunidades e foi titular em clássicos contra Fluminense, Botafogo e Flamengo. Não teve boa atuação no primeiro jogo da semifinal e ficou fora da lista de relacionados nos últimos jogos.

Zé Gabriel: titular nos primeiros jogos do ano, falhou contra o Volta Redonda, no fim de janeiro, e não voltou a ser relacionado.

Eguinaldo: após surgir muito bem no ano passado, não faz uma boa temporada até o momento. É jovem e promissor, mas precisa retomar a confiança.

Fonte: ge