O tênis em cadeira de rodas foi um dos destaques brasileiros desta quarta-feira (5) nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que estão sando disputados em Santiago (Chile), com a conquista de três ouros e uma prata. O atletismo do Brasil também brilhou, com mais 11 pódios (oito dourados, dois de prata e um de bronze).
No tênis em cadeira de rodas, um dos ouros veio com a mineira Vitória Miranda, que conquistou o bicampeonato na disputa feminina após superar na decisão a colombiana Paula Meza por 2 sets a 1 (parciais de 3/6, 6/3, 6/0). “Comecei o jogo tensa, ansiosa demais para acabar o ponto. No segundo set eu abri 5/1, dei uma enrolada e consegui fechar 6/3. Aí no terceiro set eu entrei mais relaxada, consegui fazer meu jogo e fechei 6/0”, afirmou a brasileira.
Já na disputa masculina o Brasil garantiu uma dobradinha, com Luiz Calixto derrotando Lucas Dutra na decisão pelo placar de 2 sets a 0 (6/0, 6/1) para ficar com o ouro.
A terceira medalha dourada brasileira no tênis em cadeira de rodas foi conquistada nas duplas mistas, com Luiz Calixto e Vitória Miranda superando os colombianos Paula Meza e Martínez Sanchez por 2 sets a 0 (6/1, 6/1) na final.
Com todas as medalhas somadas nesta quarta o Brasil permanece na liderança do quadro geral de medalhas, com o total de 51 pódios (29 ouros, 15 pratas e sete bronzes).
Em um confronto direto na luta por uma vaga na Libertadores, o Botafogo venceu o Vasco por 3 a 0, no Nilton Santos, e voltou a encostar no G5 do Campeonato Brasileiro. Nos minutos finais do primeiro tempo, Alex Telles, de pênalti, abriu o placar para delírio da torcida. Assim, na volta do intervalo, Artur e David Ricardo sacramentaram o triunfo no último Clássico da Amizade de 2025.
No momento, o Alvinegro soma 51, em sexto, a dois do Bahia, que enfrenta o Atlético-MG nesta quarta-feira (5). Já o time da Colina conheceu sua segunda derrota consecutiva e estacionou nos 42 pontos, agora na décima colocação
Na próxima rodada, o Glorioso visita o Vitória, no domingo (9), às 16h (de Brasília), no Barradão. O Cruz-Maltino, por sua vez, mede forças com o Juventude, no sábado (8), às 18h (de Brasília), em São Januário.
O JOGO
Logo aos 9′ do primeiro tempo, Marlon Freitas fez um ótimo lançamento para Vitinho, que invadiu a área e passou para Santo. O jogador desviou em direção ao gol, mas a bola tocou em Robert Renan e foi para fora. Em outra boa chegada, Joaquín Corrêa aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou com perigo, ao obrigar uma boa defesa de Léo Jardim.
Depois de uma bola lançada na área, Marlon Freitas finalizou de primeira, porém em cima de Robert Renan. Os jogadores do Botafogo, então, pediram toque de mão, entretanto o árbitro não viu qualquer irregularidade na jogada. O Vasco tentou por cima com Vegetti, enquanto na sobra Puma dominou, mas chutou para fora.
Após erro de passe de Courinho, o Alvinegro foi ágil no contra-ataque. Novamente Marlon Freitas foi certeiro no lançamento e encontrou Santi, que soltou a bomba na área, mas parou em uma linda defesa de Léo Jardim. No fim da primeira etapa, Cuesta derrubou Joaquín Corrêa na área. Alex Telles, então, foi para a cobrança e abriu o placar.
Na volta do intervalo, o Vasco reagiu e passou a aparecer com mais frequência no ataque. Assim, Gómez recuperou a bola e cruzou rasteiro para Rayan, que tentou finalizar, porém carimbou na defesa alvinegra. Na jogada seguinte, Matheus França errou o passe e concedeu contra-ataque. Vitinho, então, cruzou para Joaquín Corrêa carimbar o travessão.
Em seguida, Alex Telles soltou a bomba da intermediária para boa defesa de Léo Jardim. Enquanto isso, Andrés Gómez foi mais acionado pela esquerda, mas o sistema ofensivo cruz-maltino deixou a desejar. Por outro lado, Savarino deu um passe “açucarado” para Artur ter liberdade e ampliar o marcador, com muita tranquilidade.
Para aumentar a confiança na reta final do Brasileirão, o Botafogo chegou ao terceiro gol e esbanjou autoridade para vencer o arquirrival. Com a bola lançada na área, Cuiabano arrisca o chute e, na sobra, acaba construindo um passe para David Ricardo cabecear, de peixinho, e marcar o terceiro do Alvinegro. Por fim, Newton escorou na segunda trave para Cuiabano, mas Cuesta afastou o perigo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 0 VASCO
Campeonato Brasileiro – 32ª rodada
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 5/11/2025, às 19h30 (horário de Brasília)
Scout Final de Botafogo e Vasco pela 32ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2025 no Nilton Santos (Fonte: Google) #Acerjinforma #brasileirao2025 #BOTxVAS #Botafogo #VascodaGama @Brasileirao @Botafogo @VascodaGama
Futsal Base: Vasco vence o Palmeiras no Allianz Parque por 3 a 2 e vai à semifinal da Taça Brasil Sub-17
futsalvasco
VENCE O GIGANTE! PARTIU SEMIFINAL! 💢🔥🇧🇷🏆
O Vasco vence o Palmeiras, dentro do Allianz Parque, por 3×2, com o gol da vitória saindo com 18 segundos para acabar a partida, e está na SEMIFINAL da CBI Taça Brasil Sub-17! 🔥🔥
Scout do 1º Tempo de Botafogo e Vasco pela 32ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2025 no Nilton Santos (Fonte: Google) #Acerjinforma #brasileirao2025 #BOTxVAS #Botafogo #VascodaGama @Brasileirao @Botafogo @VascodaGama