Basquete: Diretor da Federação Paulista repudia citação de seu nome em reportagem sobre manipulação de jogos

Basquete: Diretor da Federação Paulista repudia citação de seu nome em reportagem sobre manipulação de jogos

O SuperVasco publica, a seguir, nota oficial enviada pelo diretor-executivo da Federação Paulista de Basketball, em respeito ao direito de manifestação e ao princípio do contraditório. Esclarecemos que as matérias anteriormente veiculadas são reproduções de conteúdo jornalístico de fonte externa, sem apuração própria, e reforça seu compromisso com a informação responsável, a transparência e a pluralidade de versões.

NOTA OFICIAL

Como diretor executivo da Federação Paulista de Basketball, venho a público manifestar repúdio à forma maliciosa como meu nome foi citado em reportagem a respeito de possível caso de manipulação de resultados em jogos de basquetebol no Estado de São Paulo.

Por certo que a liberdade de imprensa é um dos pilares das sociedades democráticas e não pode ser relativizada por interesses institucionais ou corporativos. Mas também, os veículos jornalísticos não podem se valer deste “poder” e tachar como verdade supostas situações, sem que seja oferecido, antes da veiculação da notícia, o justo direito de manifestação à pessoa que está sendo citada. O que, no caso em questão, não aconteceu.

Não compactuo com desvios de conduta e repudio qualquer tentativa de vincular minha imagem a procedimentos indevidos. Com orgulho, tenho pautado minha carreira, ao longo de décadas, à atuação calçada na legalidade, disciplina, profissionalismo e dedicação irrestrita ao esporte.

E como principal executivo da Federação Paulista de Basketball , atesto que a entidade não mede esforço na defesa da lisura das competições que organiza e promove, e no combate a condutas antidesportivo, tendo inclusive contrato com empresa especializada no monitoramento de potenciais casos de manipulação de resultados.

Pessoalmente, reitero meu compromisso com a verdade, com a justiça e com a defesa da honra, não só da minha pessoa, como também e principalmente do esporte ao qual defendo e para o qual trabalho. Por fim, informo que na data de hoje, dia 23 de dezembro de 2025, registrei boletim de ocorrência para que os fatos sejam devidamente esclarecidos e esta injustiça seja corrigida.

Enyo Dauro Lepos Correira

Diretor-executivo

Federação Paulista de Basketball

Fonte: Supervasco

Rayan encerra vínculo com o empresário israelense Pini Zahavi, que o representava no exterior

Rayan encerra vínculo com o empresário israelense Pini Zahavi, que o representava no exterior

Ha habido movimientos interesantes en el entorno de Rayan en estos últimos meses. El extremo zurdo, de 19 años, del Vasco da Gama, que también puede jugar como falso ‘9′ en la punta de ataque y que gusta a Deco, había firmado temporalmente con Pini Zahavi para que lo representara fuera de Brasil. Según ha podido saber SPORT, expirado el contrato de intermediación, el futbolista y sus representantes brasileños han decidido no renovar con el superagente israelí, que mantiene una excelente relación con las oficinas del FC Barcelona.

La gestión de la carrera de Rayan regresa, pues, en manos exclusivas de sus representantes locales, con los que, por cierto, la dirección blaugrana mantiene una muy buena sintonía profesional. Hay línea directa. En clave blaugrana, la salida de escena, queda por ver si temporal o definitiva, de Pini Zahavi no comporta cambios significativos.

Rayan, distinguido como la revelación del Brasileirao, cerró la mejor temporada de su aún corta carrera el domingo, cuando el Vasco cayó en Maracaná contra el Corinthians (1-2) en el partido de vuelta de la final de la Copa do Brasil. El título voló hacia São Paulo gracias a un tanto del exblaugrana Memphis Depay, que le ganó su pulso particular al que había sido su compañero en Barcelona, Philippe Coutinho.

La decepción por no alzar un título que se le resiste al conjunto carioca desde hace 14 años no empaña los magníficos registros ofensivos de Rayan. Cierra el curso con 20 goles, los mismos que ha firmado Vitor Roque con el Palmeiras.

Los objetivos de la perla del Vasco están definidos a partir de enero, cuando arranca la nueva temporada en Sudamérica. En primer lugar, intentar convencer a Carlo Ancelotti para que se lo lleve al Mundial, una misión complicada porque hay muchísima competencia en la delantera. Y, posteriormente, dar el salto a Europa en la ventana de contrataciones de mitad de año. Cotiza al alza.

Fonte: Sport

Vasco termina a temporada 2025 com quase 100 gols sofridos

O Vasco, que perdeu a decisão da Copa do Brasil para o Corinthians no último domingo, terminou a temporada com quase 100 gols sofridos. Na decisão no Maracanã, vacilos defensivos determinaram a derrota por 2 a 1 que custou o título.

No primeiro gol do Corinthians, o Vasco errou na subida da última linha, e Yuri Alberto aproveitou o espaço deixado por Cuesta e a indecisão de Léo Jardim na saída do gol para abrir o placar. No segundo, Puma perdeu a bola no ataque, e Barros deu um bote precipitado no meio de campo, por exemplo.

Com os dois gols do Corinthians na final da Copa do Brasil, o Vasco chegou a 94 gols sofridos na temporada. O time teve a rede vazada em 52 das 71 partidas disputadas em 2025.

A última vez que o Vasco sofreu tantos gols foi na temporada 2021, quando disputou a Série B do Brasileirão e não conseguiu subir – Diniz também fez parte daquela campanha e foi técnico da equipe em 12 jogos. Na ocasião, também foram 94 gols sofridos.

Em 2022, 2023 e 2024, o Vasco sofreu 50, 63 e 82 gols, respectivamente.

Diniz quer “consistência”

Na coletiva depois da partida, Fernando Diniz reconheceu que o Vasco sob seu comando alternou entre bons e maus momentos. Ele citou a quatro vitórias consecutivas no Brasileirão que foram seguidas por cinco derrotas, por exemplo. O ataque marcou os mesmos 94 gols na temporada.

O treinador vai cobrar “consistência” para 2026. Para ele, a equipe não pode oscilar tanto assim dentro de uma mesma temporada.

— Ao longo desse processo o time foi ganhando estima, aprendendo a valorizar a camisa do Vasco e entregar coisas positivas para a torcida. Teve momentos brilhantes, momentos ruins nessa minha passagem aqui. Na temporada que vem acredito que a consistência seja uma meta a buscar. Ser um time que joga em nível alto constantemente para fazer uma temporada melhor que essa que terminamos hoje — concluiu.

Fonte: ge

Vasco deve manter Matheus França no elenco para 2026

O Vasco acabou derrotado pelo Corinthians, no último domingo, 21, e ficou sem o título da Copa do Brasil. Agora o clube já pensa na próxima temporada e nos jogadores que poderá manter no elenco. Neste sentido aparece o meia Matheus França, de 21 anos.

A ideia do clube é que o atleta, emprestado pelo Crystal Palace, da Inglaterra, permaneça na equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz. Embora tenha sido pouco utilizado pelo treinador, Matheus França pode evoluir caso faça uma pré-temporada de alto nível. A expectativa é que o jogador seja importante no próximo ano.

Do mesmo modo, Matheus França tem contrato de empréstimo com o Vasco até o meio do ano de 2026. Nas redes sociais, existe uma pressão da torcida para que o atleta deixe o clube. No entanto, o Vasco vai cumprir o contrato firmado junto ao Crystal Palace. A permanência do jogador também é um pedido de Fernando Diniz.

A avaliação interna realizada pelo Vasco é justamente no sentido de que o jogador acabou prejudicado pela ausência de uma pré-temporada. Aliás, Matheus França sequer teve férias, já que vinha atuando pelo Crystal Palace no futebol europeu. No clube inglês, o jogador também sofreu com lesões.

Durante o período de pré-temporada, Matheus França vai passar por uma avaliação da comissão técnica do Vasco. Há uma convicção de que o atleta pode crescer no começo do ano. Desse modo, a participação de Matheus França durante o Campeonato Carioca será avaliada.

Qual é o salário de Matheus França no Vasco?

Atualmente, os vencimentos de Matheus França no Vasco giram em torno de R$ 500 mil. Metade desse valor é pago pelo Vasco, enquanto o Crystal Palace fica responsável pela outra parte dos vencimentos do atleta.

Desde que chegou ao Vasco, Matheus França disputou 19 partidas, sendo apenas duas na condição de titular. O jogador não contribuiu com gols ou assistências neste período que está no clube.

Fonte: RTI Esporte

Trio do Vasco foi o que mais marcou gols em 2025 entre os times da Série A

Trio do Vasco foi o que mais marcou gols em 2025 entre os times da Série A

Terça-feira, 23/12/2025 – 23:21

Gustavo Terini @gustavoterini

Os trios que mais marcaram gols entre as equipes da Série A do Brasileirão em 2025.

Obs: estão sendo considerados os três maiores artilheiros de cada time na temporada.

📸 fatosfutfc (IG)

Fonte: X Gustavo Terini

Vôlei Feminino: Confira os resultados do Vasco em 2025

VÔLEI

(Obs.: O Vasco disputa os campeonatos da Liverj, a Liga de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro.)

Feminino Infanto/Sub-19

Campeonato Infanto A da Liverj

27/04 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Hebraica/Premier Volley A (25/23, 25/19)

27/04 – 1ª fase – Vasco 2 x 1 VP Guaratiba (22/25, 25/9, 15/8)

18/05 – 1ª fase – Superset 2 x 1 Vasco (25/21, 15/25, 15/10)

01/06 – 1ª fase – Casa dos Açores 0 x 2 Vasco (14/25, 22/25)

06/07 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Volei Paty (25/22, 25/23)

06/07 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Voleibarra (25/22, 25/13)

17/08 – 1ª fase – Vasco 1 x 2 Academia Esportiva (25/22, 15/25, 15/17)

17/08 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Highnet Barra Gold (25/14, 25/20)

14/09 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Ripper Vôlei (25/22, 25/19)

14/09 – 1ª fase – Vasco 2 x 1 PSK (21/25, 25/13, 15/5)

xx/xx – 1ª fase – Vasco W x O Clube dos Funcionários

26/10 – Semifinal/Taça Ouro – Vasco 2 x 1 Voleibarra (25/19, 23/25, 15/11)

29/11 – Final/Taça Ouro – Vasco 2 x 1 Hebraica/Premier Volley A (18/25, 25/19, 15/10)

(Vasco campeão na Taça Ouro / campeão no geral)

Copa Gigantes da Rede Infanto

31/05 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Vassouras Country Club-RJ (25/3, 25/6)

31/05 – 1ª fase – Montanha Vôlei-RJ 0 x 2 Vasco (10/25, 11/25)

31/05 – Semifinal – Vasco 2 x 0 Revella Barra Mansa-RJ (Parciais N.d.)

31/05 – Final – Vasco 2 x 0 Clube dos Funcionários da CSN-RJ (25/23, 25/23)

(Vasco campeão)

Amistosos

29/03 – Vasco x Volleyshow-RJ (Resultado N.d.)

08/10 – Ripper Vôlei-RJ x Vasco (Resultado N.d.)

Feminino Infantil/Sub-17

Campeonato Infantil A da Liverj

05/04 – 1ª fase – Highnet Barra Gold 2 x 0 Vasco (25/18, 25/18)

05/04 – 1ª fase – Vasco 2 x 1 Academia Esportiva (25/11, 22/25, 15/9)

10/05 – 1ª fase – Voleibarra 0 x 2 Vasco (13/25, 18/25)

10/05 – 1ª fase – Ripper Vôlei/Marina 2 x 1 Vasco (20/25, 25/12, 15/6)

05/07 – 1ª fase – Monte Líbano 0 x 2 Vasco (23/25, 16/25)

05/07 – 1ª fase – Hebraica/Premier Volley 0 x 2 Vasco (12/25, 19/25)

06/09 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Casa dos Açores (25/14, 25/14)

06/09 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Monte Líbano B (25/19, 25/20)

20/09 – 1ª fase – VP Guaratiba 1 x 2 Vasco (20/25, 25/23, 8/15)

18/10 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 PSK (25/9, 26/24)

18/10 – 1ª fase – Vasco 2 x 1 By Sport Black Recreio (23/25, 27/25, 15/11)

22/11 – Semifinal/Taça Ouro – Vasco 2 x 1 By Sport Black Recreio (19/25, 27/25, 15/10)

06/12 – Final/Taça Ouro – Ripper Vôlei 2 x 1 Vasco (11/25, 25/22, 15/12)

(Vasco 2º colocado na Taça Ouro / 2º colocado no geral)

Copa Gigantes da Rede Infantil

31/05 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Maricá-RJ (25/13, 25/21)

31/05 – 1ª fase – Voleibol Três Rios-RJ 0 x 2 Vasco (25/11, 25/18)

31/05 – Quartas – Vasco 2 x 1 Maricá-RJ (22/25, 25/20, 17/15)

31/05 – Semifinal – Clube dos Funcionários da CSN-RJ 2 x 0 Vasco (25/11, 25/16)

(Vasco 3º colocado)

Ripper Challenge Internacional Infantil

22/08 – 1ª fase – Ripper Vôlei-RJ 0 x 2 Vasco (Parciais N.d.)

22/08 – 1ª fase – Universitario-PER 0 x 2 Vasco (Parciais N.d.)

23/08 – 1ª fase – Bom Pastor-MG 0 x 2 Vasco (19/25, 12/25)

23/08 – Semifinal – Vasco 0 x 2 Ripper Vôlei Marina Barra Clube-RJ (14/25, 22/25)

24/08 – 3º lugar – Bom Pastor-MG 0 x 2 Vasco (21/25, 16/25)

(Vasco 3º colocado)

Amistosos

18/07 – Ripper Vôlei x Vasco (Resultado N.d.)

11/09 – Vasco x Itaserra-RJ (Resultado N.d.)

Feminino Mirim/Sub-15

Campeonato Mirim A da Liverj

05/04 – 1ª fase – Highnet Barra Gold 1 x 2 Vasco (22/25, 25/17, 8/15)

05/04 – 1ª fase – Vasco 2 x 1 Academia Esportiva (25/10, 23/25, 15/7)

10/05 – 1ª fase – Voleibarra 2 x 0 Vasco (26/24, 25/20)

10/05 – 1ª fase – Ripper Vôlei/Marina 1 x 2 Vasco (25/13, 12/25, 14/16)

07/06 – 1ª fase – Monte Líbano 2 x 0 Vasco (25/7, 25/17)

05/07 – 1ª fase – Vasco 2 x 0 Tijuca TC (25/11, 25/5) (Revertido para WO pela desistência do Tijuca)

05/07 – 1ª fase – Hebraica/Premier Volley 1 x 2 Vasco (20/25, 25/22, 13/15)

09/08 – 1ª fase – Vasco 0 x 2 Ripper Vôlei (11/25, 16/25)

09/08 – 1ª fase – Vasco 2 x 1 Top Vôlei Resende (25/15, 15/25, 15/12)

20/09 – 1ª fase – By Sport Black Recreio 2 x 0 Vasco (25/20, 25/12)

20/09 – 1ª fase – Vasco 0 x 2 Highnet Notre Dame Gold (22/25, 21/25)

22/11 – Triangular/Taça Bronze – Vasco 2 x 0 Top Vôlei Resende (25/09, 25/15)

22/11 – Triangular/Taça Bronze – Vasco 2 x 0 Hebraica/Premier Volley (25/21, 25/23)

(Vasco campeão da Taça Bronze / 9º colocado no geral)

Amistosos

01/07 – Ripper Vôlei x Vasco (Resultado N.d.)

31/07 – Vasco x Sel Match Point-RJ (Resultado N.d.)

07/08 – Vasco x Itaserra-RJ (Resultado N.d.)

Feminino Pré-Mirim/Sub-13

Amistosos

23/07 – Vasco x Centro de Ensino Moderno-RJ (Resultado N.d.)

Fonte: NETVASCO (texto), Voleibol Vasco da Gama (foto)

Paulinho tem sondagens de Atlético-MG, Athletico-PR e Santos e deve deixar o Vasco

Paulinho tem sondagens de Atlético-MG, Athletico-PR e Santos e deve deixar o Vasco

Quarta-feira, 24/12/2025 – 04:48

Pedro Cobalea @pedrocobalea_

DE SAÍDA

Paulinho deve mesmo deixar o Vasco. O meia, que tem vínculo até 31/12, já recebeu sondagens de Atlético-MG, Athletico-PR e Santos. A diretoria do Gigante da Colina chegou a fazer uma proposta ao longo da temporada, mas as partes não chegaram a um acordo.

Fonte: X do jornalista Pedro Cobalea/Lance

Rayan não quer ir para Rússia, Turquia ou Portugal, e sim para liga europeia da ‘primeira prateleira’

Rayan não quer ir para Rússia, Turquia ou Portugal, e sim para liga europeia da ‘primeira prateleira’

Quarta-feira, 24/12/2025 – 05:04

Joel Silva @JoelSilva90

Rayan e seu estafe não querem uma transferência para o futebol russo, nem português, nem turco. O foco está nas ligas e em clubes da primeira prateleira europeia. Para o Zenit, só se for por 50 milhões de euros. Evidentemente que se for para um gigante, o valor será menor.

Fonte: X do jornalista Joel Silva/Colina em Foco

VASCO BUSCA REFORÇOS PONTUAIS, MAS PRECISA ENXUGAR O ELENCO. CLUBE DEFINE VALOR PARA VENDER RAYAN!

Fonte: Youtube Colina em Foco

Vasco quer desconto na compra definitiva de Carlos Cuesta

Contratado empréstimo junto ao Galatasaray, o zagueiro Carlos Cuesta correspondeu as expectativas do Vasco. O jogador de 26 anos terminou a temporada em alta e como titular absoluto no time comandado pelo técnico Fernando Diniz.

A Agência RTI Esporte apurou que o presidente do Vasco, Pedro Paulo de Oliveira, mantém conversas direta com os turcos para exercer a compra do defensor antecipadamente. Porém, tenta ganhar um desconto na negociação.

O Galatasaray tem conhecimento do interesse do Vasco. O clube turco detém 100% dos direitos econômicos de Carlos Cuesta. A opção de compra do passe está fixada em 5,7 milhões de euros (R$ 37,1 milhões, na cotação atual).

O Vasco, por exemplo, quer pagar um pouco menos para contar com o colombiano em definitivo. Nesse momento, a ideia é adquirir 70% do zagueiro para, posteriormente, negociar a compra das “fatias” restantes.

O empresário do jogador, Estaban Restrepo Mejía, da Goal Management, mantêm as conversas aquecidas entre Vasco e Galatarasay. No entanto, aguarda o envio de um documento oficial por parte da diretoria vascaína para avaliar os números de uma eventual proposta.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco deseja pagar menos devido à antecipação. O objetivo é oferecer 4 milhões de euros (R$ 26,1 milhões) à vista para ficar em definitivo com Carlos Cuesta. Se o Galatasaray aceitar, diretoria, empresário e jogador irão conversar.

Duas fontes ligadas ao departamento de futebol cruzmaltino confirmam a movimentação para a manutenção de Carlos Cuesta. Se Vasco e Galatasaray chegarem a um acordo, o colombiano assinará por três temporadas.

Quantos jogos Carlos Cuesta disputou pelo Vasco?

Antes de tudo, Carlos Cuesta ganhou prestígio no Vasco por suas boas apresentações no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Além disso, o jogador se adaptou rapidamente ao futebol e à cultura brasileira.

O defensor foi emprestado em setembro pelo Galatasaray. Desde então, o camisa 46 disputou 14 partidas, sendo 13 no Campeonato Brasileiro e 4 na Copa do Brasil. Além disso, marcou 1 gol e totalizou 1.451 minutos em campo com a camisa cruzmaltina.

Fonte: RTI Esporte