Vasco deve ir ao mercado por volante

A posição de volante deve passar por uma reformulação no Vasco. Nesta temporada, o setor sofreu com baixas por lesões, oscilações no desempenho e só conseguiu se acertar na reta final, com a ascensão de Thiago Mendes e Barros. Para 2026, alguns atletas devem ser negociados, e o clube também prevê a contratação de mais um jogador para a posição.

A primeira contratação do Vasco em 2025 foi o volante Tchê Tchê, que havia acabado de conquistar a Libertadores e o Brasileirão pelo Botafogo. Ele se juntou a Hugo Moura, Mateus Carvalho, Paulinho, Jair, Sforza, Souza, JP na disputa por uma vaga, porém nenhum deles deu certo.

Barros e Thiago Mendes, que terminaram a temporada em alta, chegaram ao Vasco na última janela de contratações. O primeiro é cria da base e estava emprestado ao América-MG. Seu desempenho na Série B chamou a atenção, ele foi chamado de volta e correspondeu com marcação, intensidade e boa saída de bola. Thiago Mendes voltou ao Brasil depois de passagem no futebol árabe. Sua adaptação levou alguns meses, mas ele terminou o ano como peça importante, principalmente, na construção de jogadas.

Mesmo assim, o Vasco quer acirrar a concorrência por vagas na posição. O time deve ir ao mercado para encontrar um volante de boa técnica, com capacidade de jogar de uma área à outra. Essa foi uma das carências observadas pelo técnico Fernando Diniz ao longo da temporada. Por vezes, ao tentar mudar cenários ao longo das partidas, precisou adaptar jogadores mais ofensivos como Nuno Moreira e Matheus França na posição.

Um dos possíveis alvos é o volante Pierre, que pertence à Tombense. Ele disputou a Série B emprestado ao Volta Redonda e suas boas atuações o levaram ao Fortaleza, clube pelo qual terminou a temporada. A direção vascaína faz boa avaliação do jogador e monitora sua situação, que não é simples. O contrato de Pierre com a equipe cearense se encerra no fim do mês, mas o clube tem interesse de contratá-lo definitivamente.

Tchê Tchê e Hugo Moura foram bastante utilizados por Fernando Diniz ao longo do ano, mas perderam espaço por causa das oscilações. A permanência de Hugo para 2026, inclusive, está sendo avaliada pelo clube.

Jair somou algumas boas atuações e era um dos homens de confiança do técnico. Em setembro, porém, sofreu um lesão grave no joelho e perdeu o restante dos jogos de 2025. Ainda não há uma previsão para o seu retorno. Horizonte parecido com o de Mateus Carvalho. O jogador era acionado entre os reservas, mas rompeu um ligamento do joelho no aquecimento para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Deste modo, deve perder grande parte da próxima temporada.

Havia expectativa de que Paulinho recuperasse a boa forma após se recuperar de uma grave lesão, mas o jogador não foi bem nas oportunidades que recebeu e entrou no fim da fila das opções de Fernando Diniz. Seu contrato com o Vasco se encerra no fim deste mês e não deve ser renovado. Sforza, que retorna de empréstimo, também deve deixar o clube. O Vasco tem intenção de negociá-lo.

JP é outro que retorna de empréstimo e o clube quer avaliá-lo. O jogador foi um dos destaques do Avaí na Série B e terá Barros como referência de jovem que voltou ao clube com mais bagagem para se consolidar. A expectativa é que tenha mais oportunidades no Campeonato Carioca.

Fonte: ge

Veja comparação entre os números de Payet e os da 2ª passagem de Coutinho pelo Vasco

Veja comparação entre os números de Payet e os da 2ª passagem de Coutinho pelo Vasco

Quinta-feira, 25/12/2025 – 15:31

Sofascore Brasil @SofascoreBR

Números pelo Vasco:

Philippe Coutinho (2ª passagem) 🆚 Dimitri Payet

Jogos (titular): 74 (65) – 75 (40)

Gols: 14 – 7

Assistências: 6 – 13

Minutos p/ participar de gol: 261 – 197

Grandes chances criadas / j: 0.2 – 0.2

Passes decisivos /j: 1.5 – 1.5

Acerto no passe: 87% – 84%

Dribles certos /j: 1.0 – 1.0

Duelos ganhos /j: 3.3 – 3.0

Nota Sofascore: 7.14 – 7.12

Opiniões? 🤔🤔

Fonte: X Sofascore Brasil

Vasco pode recorrer a um novo empréstimo no início de 2026

Caminhndo sem recurso de investidor há um ano e meio, o Vasco vai entrar em 2026 ainda na expectativa de venda da SAF. O interessado passa longe de ser desconhecido, mas é um agente novo no roteiro recente de possíveis investidores da SAF vascaína.

Vasco recusa proposta do Zenit por Rayan; veja bastidores

Marcos Faria Lamacchia, filho de José Lamacchia, marido de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, negocia com a diretoria de Pedrinho, hoje no controle da SAF. Com a boa relação do pai com a diretoria de Pedrinho, o empresário de 47 anos tem o entusiasmo do pai para seguir rumo à compra do futebol do clube. A notícia foi publicada antes pelo jornalista Lucas Pedrosa.

Filho de Lamacchia com uma das cinco herdeiras do banqueiro Aloysio de Andrade Faria, que faleceu em 2020 e foi fundador do banco Real, Marcos tem perfil discreto e poucas aparições públicas. Tem vida independente das empresas do pai e, por consequência, de Leila Pereira, atual mulher do pai José Lamacchia.

Mas Lamacchia segue sendo personagem importante nas longas tratativas com a diretoria de Pedrinho. Ele acompanha todos os passos desde a ação do Vasco para retirar o controle da 777 até a homologação da recuperação judicial neste último domingo.

O filho de Lamacchia fundou em 2011 a Blue Star, uma gestora financeira de fundos de investimento, mas foi diretor da Crefisa por muitos anos e também trabalhou no banco Alfa, outro banco fundado pelo avô Aloysio.

O Vasco e a família Lamacchia foram procurados pelo ge, mas não comentaram o tema – Marcos está em viagem de férias fora do Brasil, inclusive.

Também pela necessidade de fluxo de caixa, é provável que o Vasco recorra a novo empréstimo DIP, modalidade de empréstimo para empresas em recuperação judicial, no início de 2026. Novamente, a Crefisa, empresa de Lamacchia em sociedade com Leila Pereira, deve surgir como candidata a endereçar os recursos à SAF.

O Vasco busca novo respiro financeiro depois de captar R$ 80 milhões em modalidade de empréstimo com a Crefisa – a previsão era de que os recursos terminassem justamente em janeiro. Por isso, o prazo de revenda da SAF também é fundamental para os vascaínos.

Hoje, a divisão de ações da SAF vascaína é a seguinte:

  • 30% pertencem ao clube associativo
  • 31% pertencem à 777, que os comprou em aportes desde 2022
  • 39% em discussão na arbitragem.

Para vender a parte que está em discussão na arbitragem, será necessário um acordo ou uma decisão judicial a favor do Vasco.

Fonte: ge

Vasco pode vender a SAF para Marco Lamacchia, filho do dono da Crefisa

Lucas Pedrosa @pedrosa

VASCO TEM CONVERSAS AVANÇADAS PARA VENDA DA SAF; MARCO LAMACCHIA É A BOLA DA VEZ

O Natal pode chegar presenteando o final de ano do vascaíno em 2025. Depois da dolorida perda da Copa do Brasil, a reflexão do torcedor era: “E agora? Quando voltaremos a viver isso”? Não é garantia, mas a venda da SAF pode trazer outra perspectiva e isso está mais próximo do que nunca. Marco Lamacchia, herdeiro do Banco Real, é empresário em diversos ramos de atuação. Além disso é filho de José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, e está de frente nas negociações para adquirir o Vasco da Gama.

INVESTIMENTO DE 2 BILHÕES

De acordo com a apuração exclusiva do #CanaldoPedrosa, a diretoria cruz-maltina, na figura do presidente Pedrinho e seus pares, acumula reuniões com os representantes nos últimos meses. Entre encontros virtuais e presenciais no Rio de Janeiro, diversas discussões como melhora do patrimônio, investimento na estrutura, injeção de dinheiro no futebol e uma continuação da retomada do Vasco no cenário nacional estiveram em pauta.

Em contato exclusivo com a nossa reportagem, José Lamacchia disse: “Eu não estou participando, mas se o Marco, que é um empresário de sucesso, tem a intenção de entrar no futebol do Vasco, pode ter certeza que estará em ótimas mãos”.

Discute-se, inclusive, um investimento de mais de 2 bilhões de reais nos próximos 5 anos. A tendência é que a empresa assine um memorando de entendimento com o Vasco nas próximas semanas, comunicando a intenção de compra. O motivo? Marco Lamacchia quer o Vasco. Entende o Gigante da Colina como uma potência mundial e já tem, inclusive, assinado um NDA com documentos da situação financeira do Gigante da Colina.

PORCENTAGEM

Após conseguir retomar o controle do Vasco através de um movimento corajoso na justiça, o presidente Pedrinho vem reestruturando o clube em várias áreas. A tendência é que o empresário Marco Lamacchia compre de 70 a 90% da SAF do Vasco, com o resto seguindo nas mãos da associação.

UM FUTURO DIFERENTE

Atualmente o Vasco já está em um caminho de austeridade e organização nas suas finanças. O plano de recuperação judicial foi homologado, um passo extremamente importante no fluxo de caixa e futuro do clube. A atual diretoria ainda negociou a chegada da Nike como fornecedora de material esportivo, renovou patrocínios como BMG, Moto Chefe, R10 Score e negocia com uma nova patrocinadora master que deve dobrar o que a Betfair pagava.

Com a injeção de dinheiro prevista pela entrada do novo investidor, é possível que a partir de 2026 o nível de investimento no time de futebol e na estrutura do clube já tenha um impacto imediato. As conversas seguem em andamento e a venda da SAF do Vasco está mais próxima do que nunca.

Apoio: @KTO_brasil

Fonte: X do jornalista Lucas Pedrosa/SBT

Vasco entrará na Copa do Brasil 2026 somente na 5ª fase; conheça os 126 participantes

Vasco entrará na Copa do Brasil 2026 somente na 5ª fase; conheça os 126 participantes

A Copa do Brasil 2026 já tem todos os seus participantes definidos. A competição mais democrática do país passará a ser disputada por 126 clubes divididos em novembro fases.

Com o aumento de clubes participantes, a CBF promoveu mudanças em algumas fases da competição. A primeira fase contará com os 28 clubes piores colocados no Ranking. Os classificados se juntarão a outros 72 times que estreiam na segunda fase.

Na terceira fase, entram os campeões da Copa Verde (Paysandu), Série C (Ponte Preta), Série D (Barra) e Copa do Nordeste (Confiança), que se juntam aos 44 classificados anteriores.

Na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A e os 12 classificados da quarta fase. A partir desta fase, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal. A final será disputada em jogo único.

Veja o formato completo da Copa do Brasil 2026

• 1ª fase: 28 clubes menores clubes ranqueados

• 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase

• 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase

• 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase

• 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase

• Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase

• Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final

• Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final

• Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais

Clubes participantes da Copa do Brasil 2026

Minas Gerais

• Estreia na 1ª fase: Betim

• Estreiam na 2ª fase: América, Athletic, Tombense e Uberlândia

• Estreiam na 5ª fase: Atlético e Cruzeiro

Rio de Janeiro

• Estreia na 1ª fase: Sampaio Corrêa

• Estreiam na 2ª fase: Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa e Volta Redonda

• Estreiam na 5ª fase: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco

São Paulo

• Estreiam na 1ª fase: Primavera e Velo Clube

• Estreiam na 2ª fase: Guarani, Novorizontino, Portuguesa e São Bernardo

• Estreiam na 3ª fase: Ponte Preta

• Estreiam na 5ª fase: Bragantino, Corinthians, Mirassol, Palmeiras, Santos e São Paulo

Espírito Santo

• Estreiam na 1ª fase: Desportiva Ferroviária e Porto Vitória

• Estreia na 2ª fase: Rio Branco

Paraná

• Estreiam na 2ª fase: Azuriz, Cianorte, Londrina, Maringá, Operário

• Estreiam na 5ª fase: Athletico-PR e Coritiba

Rio Grande do Sul

• Estreia na 1ª fase: Guarany de Bagé

• Estreiam na 2ª fase: Caxias, Juventude, São Luiz e Ypiranga

• Estreiam na 5ª fase: Grêmio e Internacional

Santa Catarina

• Estreia na 1ª fase: Santa Catarina

• Estreiam na 2ª fase: Avaí, Figueirense e Joinville

• Estreia na 3ª fase: Barra

• Estreia na 5ª fase: Chapecoense

Bahia

• Estreia na 1ª fase: Porto

• Estreiam na 2ª fase: Atlético de Alagoinhas, Jacuipense e Juazeirense

• Estreiam na 5ª fase: Bahia e Vitória

Ceará

• Estreia na 1ª fase: Tirol

• Estreiam na 2ª fase: Ceará, Fortaleza e Maracanã

Pernambuco

• Estreia na 1ª fase: Maguary

• Estreiam na 2 fase: Retrô, Santa Cruz e Sport

Alagoas

• Estreia na 1ª fase: Penedense

• Estreiam na 2ª fase: ASA, CRB e CSA

Sergipe

• Estreia na 1ª fase: América de Propriá

• Estreiam na 2ª fase: Itabaiana e Lagarto

• Estreia na 3ª fase: Confiança

Rio Grande do Norte

• Estreia na 1ª fase: Laguna

• Estreiam na 2ª fase: ABC e América-RN

Maranhão

• Estreia na 1ª fase: IAPE

• Estreiam na 2ª fase: Imperatriz e Maranhão

Paraíba

• Estreia na 1ª fase: Serra Branca

• Estreiam na 2ª fase: Botafogo-PB e Sousa

Piauí

• Estreia na 1ª fase: Piauí

• Estreiam na 2ª fase: Altos e Fluminense-PI

Goiás

• Estreiam na 2ª fase: Anápolis, Atlético-GO, Goiás e Vila Nova

Mato Grosso

• Estreia na 1ª fase: Primavera

• Estreiam na 2ª fase: Cuiabá, Mixto e Operário VG

Mato Grosso do Sul

• Estreiam na 1ª fase: Ivinhema e Pantanal

• Estreia na 2ª fase: Operário-MS

Distrito Federal

• Estreiam na 2ª fase: Brasiliense, Capital e Gama

Pará

• Estreia na 1ª fase: Bragantino

• Estreiam na 2ª fase: Águia de Marabá, Castanhal e Tuna Luso

• Estreia na 3ª fase: Paysandu

• Estreia na 5ª fase: Remo

Amazonas

• Estreiam na 2ª fase: Amazonas, Nacional, Manaus e Manauara

Acre

• Estreiam na 1ª fase: Galvez e Vasco-AC

• Estreia na 2ª fase: Independência

Roraima

• Estreiam na 1ª fase: Baré e Monte Roraima

• Estreia na 2ª fase: GAS

Rondônia

• Estreia na 1ª fase: Guaporé

• Estreiam na 2ª fase: Ji-Paraná e Porto Velho

Amapá

• Estreiam na 2ª fase: Oratório, Independente e Trem

Tocantins

• Estreiam na 1ª fase: Araguaína e Gurupi

• Estreia na 2ª fase: Tocantinópolis

Vale lembrar que a partir do próximo ano, os finalistas da Copa do Brasil garantem vaga na Copa Libertadores de 2027. O campeão entra direto na fase de grupos e o vice jogara a fase prévia.

Fonte: Esporte News Mundo

Lucas Piton foi o líder de assistências do Vasco em 2025; em apenas 3 meses, Andrés Gómes chegou ao 4º lugar

Lucas Piton foi o líder de assistências do Vasco em 2025; em apenas 3 meses, Andrés Gómes chegou ao 4º lugar

Quinta-feira, 25/12/2025 – 12:21

newscolina_

Líderes de assistências do Vasco em 2025:

• Lucas Piton (12)

• Nuno Moreira (9)

• Paulo Henrique (8)

• Andrés Gomez (7)

Andrés Gomez jogou apenas 3 meses.

📸 | Matheus Lima

Fonte: Instagram NewsColina

Há 71 anos nascia o zagueiro Daniel González, campeão da Taça Rio de 1984

Pavilhão Cruzmaltino @PavilhaoCrvg

22/12/54- Foi o nascimento de 71 anos de Daniel González! ♾️💢

Lenda uruguaia e dos grandes zagueiros da história do Vasco, jogou em 1983-85 (67J/3G), ganhou a Taça Rio 84 e faleceu em 1/2/85, não fosse o ecidente de carro, talvez estaria na “SeleVasco” nos titulos 87/88/89.

Fonte: X Pavilhão Cruzmaltino