Novo post criado em 25 de Jan de 2022 as 04:47:15

A bola voltará a rolar pelos gramados do Rio de Janeiro na próxima terça-feira. O primeiro jogo oficial da 124ª edição do Campeonato Carioca da primeira divisão será entre Botafogo e Boavista, no Nilton Santos, às 21 horas.

O Estadual de 2022 seguirá o mesmo sistema do ano passado, com 12 clubes na disputa em turno único, por pontos corridos, que valerá a Taça Guanabara. Os quatro primeiros colocados se classificarão para o quadrangular final, em cruzamento olímpico nas semifinais e com os vencedores disputando o título.

Haverá ainda um torneio de consolação para as equipes colocadas entre o 5º e o 8º lugares, que valerá a Taça Rio.

Flamengo buscará o tetra

Vencedor dos últimos três Estaduais, o Flamengo entra em 2022 como favorito ao título. Os quatro títulos consecutivos seriam um fato inédito na história do clube. Embora detentor do maior número de títulos da competição, o Rubro-Negro falhou nas cinco tentativas anteriores em que foi tricampeão.

O feito é raro, e somente o Fluminense, na primeira década do século passado, e o Botafogo, na década de 30, conseguiram ser tetracampeões. De lá para cá foram nove tricampeonatos, seis do Rubro-Negro, dois do Tricolor e um do Vasco.

Dos quatro grandes do Rio, o Fluminense é o que amarga o maior jejum de títulos. O Tricolor das Laranjeiras levantou sua última taça em 2012. Nesses nove anos desde então, o Flamengo foi campeão cinco vezes e Vasco e Botafogo duas cada um.

 

Angra dos Reis Audax é a novidade

O novo membro da elite carioca em 2022 é o Audax, campeão da Série A2 do ano passado. A equipe, que agora se chama “Angra dos Reis Audax”, após parceria com a prefeitura da cidade do Sul Fluminense, substitui o rebaixado Macaé.

Além do Audax, estarão na disputa pelo título deste ano, em ordem alfabética, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda.

A maior baixa na Taça Guanabara será o Maracanã. Com seu gramado em reforma, o estádio mais famoso do Brasil só deve estar disponível para as semifinais, no final de março.

O primeiro clássico do Estadual será o Fla-Flu da quarta rodada, no domingo, dia seis de fevereiro. O local do confronto, entretanto, ainda está indefinido.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Carioca de 2022:

25/01 – Terça-feira – Boavista x Botafogo – 21h00 – Nilton Santos26/01 – Quarta-feira – Audax x Nova Iguaçu – 15h30 – Elcyr Resende26/01 – Quarta-feira – Volta Redonda x Vasco – 19h00 – Raulino de Oliveira26/01 – Quarta-feira – Flamengo x Portuguesa – 21h35 – Luso Brasileiro27/01 – Quinta-feira – Madureira x Resende – 15h30 – Conselheiro Galvão27/01 – Quinta-feira – Fluminense x Bangu – 21h00 – Luso Brasileiro

Deixe seu comentário

admin