Vasco é ultrapassado pelo Atlético-MG e cai para o 8º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros Sexta-feira, 11/02/2022 – 08:23 Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em janeiro. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 1,9 milhão de seguidores no último mês. Os 5 clubes que se destacaram foram: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1 milhão de inscrições, ou 53% do total entre todos os clubes no período.
No último mês, o Flamengo liderou o crescimento com mais de 420 mil inscritos, mais de 40% vindos de seu perfil no Instagram. O clube caminha para atingir a marca inédita de 45 milhões de inscrições em suas redes sociais neste mês. O clube ainda liderou o crescimento em quatro das cinco plataformas monitoradas: Twitter, Instagram, YouTube e dividiu a liderança do TikTok com o Palmeiras no último mês.
O Palmeiras, que disputa pelo segundo ano consecutivo o campeonato mundial de clubes da FIFA, obteve o segundo melhor desempenho mensal ao somar mais 190 mil novos inscritos no combinado de suas redes ao longo do mês de janeiro. Ainda no último mês, o clube concentrou mais da metade de seu resultado em sua conta oficial no TikTok. Nesta plataforma, o clube alviverde liderou o crescimento ao somar 100 mil novos inscritos, ultrapassou o perfil do rival Corinthians na plataforma e se tornou o segundo maior entre clubes brasileiros de futebol no TikTok, atrás apenas do Flamengo que atualmente conta com mais de 4,3 milhões de inscritos nesta rede social.
O Corinthians fecha o pódio mensal ao registrar o terceiro melhor resultado do último mês. Foram cerca de 150 mil novas inscrições no combinado de suas contas. Chama a atenção a alta concentração das novas aquisições com origem em seu perfil no Instagram. No último mês, mais de 70% das novas inscrições corintianas tiveram origem nesta plataforma.
O Cruzeiro manteve o resultado expressivo do final de 2021 e inicia o ano novamente como o quarto clube com melhor desempenho em novas inscrições em suas redes. No último mês, o clube alcançou 114 mil novas inscrições em suas contas oficiais. Cerca de duas em cada três novas inscrições cruzeirenses se dão nos perfis oficiais do clube no Instagram e no TikTok.
O São Paulo novamente foi o quinto clube que mais adquiriu novos inscritos em seus perfis sociais ao longo do último mês. Ao todo, foram quase 110 mil novas inscrições nas redes do Tricolor Paulista. O clube concentra 60% das novas inscrições em sua conta no Instagram.
O Botafogo também se destaca ao ultrapassar a marca dos 4 milhões de inscrições no combinado de suas redes. O clube carioca ocupa atualmente a 14ª posição no ranking geral entre os 50 clubes com maiores bases digitais do País.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom