Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Zé Ricardo após Vasco 0 x 1 Urubu

Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Zé Ricardo após Vasco 0 x 1 Urubu Quarta-feira, 16/03/2022 – 23:22 O Vasco perdeu por 1 a 0 para o Flamengo na noite desta quarta-feira, no Maracanã, e sai em desvantagem na busca por vaga na final do Campeonato Carioca. Na visão do treinador Zé Ricardo, a estratégia elaborada para o clássico não deu certo no primeiro momento, mas o segundo tempo deixa uma perspectiva boa para o jogo de volta, no próximo domingo.

– A gente não encontrou tempo de marcação nem saída de bola no primeiro tempo. As duas saídas que tivemos o Flamengo matou, tanto que tiveram dois jogadores deles amarelados nos primeiros minutos. Montamos uma estratégia e acabamos não sendo tão felizes. Corrigimos, fizemos um segundo tempo que nos dá a certeza de que podemos fazer um grande jogo no domingo. As dificuldades existem, o Flamengo é forte, mas descansando e nos preparando bem podemos reverter esse resultado – disse Zé em coletiva após o jogo.

O treinador também comentou a jogada do gol do Flamengo, que saiu após pênalti marcado com a ajuda do árbitro de vídeo, enxergando mão de Anderson Conceição na bola após subir de cabeça para cortar uma cobrança de escanteio. Gabigol converteu. Zé acredita que o lance é parecido com o que aconteceu no último Clássico dos Milhões, mas que na ocasião não teve interferência do VAR. Ele reclamou da falta de critério da arbitragem.

– No jogo passado (contra o Flamengo) falamos sobre arbitragem, é um lance que eu até hoje olho e que deixa uma dúvida. O que deixa a gente chateado é o critério. Em 20 segundos no jogo passado foi decidido que não tinha que ir ao VAR. E a agora a gente fica três, quatro minutos parado para ir ao VAR. Parece que fizeram uma força para ir ao VAR. A gente vai falar com alguém da arbitragem, eles dizem que é interpretativo. Então tudo é interpretativo. Eles falam que quando é movimento natural, não é considerado pênalti. Se o movimento do Anderson Conceição subindo para disputar uma bola com a mão no prolongamento do corpo abaixo do peito não for natural, como que as pessoas querem que ele suba? Com as mãos para trás?

– E me parece, ainda não vi o lance, que raspou na cabeça de alguém. Ou seja, seria um segundo movimento, e a gente sabe que não é pênalti quando acontece isso. Para a gente não falar mais nisso: eu estou em dúvida porque não vi o lance, mas fico com a minha opinião e minha visão do banco de reservas que me pareceu um lance que deveria ter sido seguido. E o critério que foi usado na outra partida não foi usado nesta. É desgastante falar nisso porque perdemos a partida, e pode parecer lamúria nossa. Mas quando a gente for ver o resultado dessa partida daqui a 10 anos, foi 1 a 0 com gol de pênalti. Então foi um lance que decidiu a partida e no meu ponto de vista foi um lance capital.

Como o Flamengo terminou a primeira fase à frente do Vasco, tem a vantagem do empate na semifinal. Por isso, o time de Zé Ricardo precisa vencer por dois gols de diferença no domingo para avançar à final do Campeonato Carioca. O jogo será às 16h, no Maracanã, com mando rubro-negro.

Outras declarações de Zé Ricardo:

Torcida

– Nosso maior jogador hoje foi a torcida. Foi sensacional o que eles fizeram, de arrepiar. Eu sempre fico muito concentrado na partida, mas a maneira como a torcida se comportou fez a gente perceber isso o tempo todo. Nossa equipe também percebeu, e essa força que vem de fora é o que nos faz acreditar que a gente pode. Temos um grupo que está se formando, e jogos assim vão dando caixa para a equipe. Espero que os torcedores repitam isso no domingo para entrarmos no campo mais energizados e corresponder.

Mudanças na escalação

– A gente busca o histórico do jogador. O Weverton já atuou de atacante, estamos tendo um problemas de muitos jogos em sequência, poucas semanas cheias, jogadores desgastados. Ficamos com pouas opções, perdemos o Getulio lesionado. Figueiredo jogou o jogo todo no domingo, Pec vinha desgastado também… A estratégia foi montada para utilizar as subidas dos laterais do Flamengo e jogar naquele espaço. Depois perdemos o tempo de marcação, não encontramos maneiras de roubar essa bola, e decidimos mudar no segundo tempo, abrindo mão do Weverton. Figueiredo podia jogar tanto pelo lado quanto centralizado, é um menino que tem crescido bastante.

Sistema defensivo

– Tivemos a infeliz notícia da contusão do Ulisses. Léo Matos já jogou como zagueiro, na linha de três, Zé Gabriel também jogou ali no Inter. Se for preciso vamos usá-los. Mas Zé Vitor e Pimentel formaram a dupla de zaga na Copinha, foram muito bem. Vamos estudar certinho, Zé Vitor tem vindo para o banco de reservas, se for preciso vamos usá-lo e tenho certeza que vai corresponder.

Vasco sendo adversário duro para o Flamengo

– São alguns fatores. Clássico é sempre motivante, o nível de concentração já vem naturalmente, todo mundo quer participar. O segundo tempo mostra aquilo que a gente pode render, tivemos apenas uma finalização a menos que o Flamengo. Queremos um Vasco que comece e termine um jogo com nível de concentração e aplicação como tivemos no segundo tempo. A estratégia não deu tão certo no primeiro tempo, mas conseguimos corrigir no segundo tempo. Precisamos fazer grandes jogos, porque o desafio em 2022 é grande e temos que construir esse caminho.

Comemoração do Gabigol na torcida do Vasco

– O Gabriel tem um estilo mais irreverente, até que ponto foi de irreverência não dá para julgar. Só acho que poderia ser evitado, já que temos tantos exemplos de brigas de torcidas. É desnecessário do meu ponto de vista, apenas minha opinião. Tudo aquilo que possa gerar algum tipo de confusão eu sou contra. Mas estamos falando de um grande jogador, que tem no seu estilo a irreverência, já fez isso outras vezes.

Necessidade de dois gols no jogo de volta

– Futebol não é matemática, são construções. Vamos tentar traçar a estratégia para isso, mas não podemos sair de qualquer forma, porque temos pela frente um adversário perigoso e que pode ser letal. Entendo que precisamos fazer mais, não conseguimos vencê-los nos dois jogos que fizemos contra eles. Acredito que com o grupo que temos, com a maneira que entramos no vestiário depois do jogo, não vai ser difícil trabalhar, principalmente a parte mental, para fazer uma grande partida no domingo.

Fonte: ge

admin