Entrada da 777 no processo de contratação destrava negociações do Vasco por reforços

Entrada da 777 no processo de contratação destrava negociações do Vasco por reforços Segunda-feira, 28/03/2022 – 17:51 Muitas análises, telefonemas e rodas de negociação marcaram os últimos dias de trabalho do grupo responsável por reforçar o Vasco para a disputa da Série B do Brasileirão, o objetivo mais importante da temporada 2022.

Depois da visita dos empresários da 777 Partners ao Rio de Janeiro, e da definição do que poderia ser feito ou não na busca por reforços, o Vasco destravou as negociações e encaminhou a chegada de novos nomes para o elenco de Zé Ricardo. O atacante Erick, do Ypiranga, é aguardado no Rio depois das finais do Gauchão para realizar exames e assinar contrato, enquanto Carlos de Pena (do Dínamo de Kiev) e Zé Vitor (Marcílio Dias) estão por detalhes de terem suas transferências concluídas.

Erick e Zé Vitor fazem parte do plano antigo do clube de monitorar destaques dos estaduais. Erick tem cinco gols e é o artilheiro do Campeonato Gaúcho ao lado de Elias, do Grêmio; enquanto Zé marcou nove gols no Catarinense. A exceção é Carlos de Pena, que surgiu como uma oportunidade de mercado: ele fugiu da Ucrânia por conta da guerra e deve assinar um contrato curto até julho, mas prorrogável até dezembro.

A duas semanas da estreia na Série B, contra o Vila Nova no dia 9 de abril, o Vasco ainda busca pelo menos mais quatro reforços além do trio: um lateral-direito, dois zagueiros e um atacante. O ge apurou que não há conversas avançadas em nenhuma dessas outras tratativas. O clube tem até o dia 14 de abril para inscrever jogadores – depois disso, a janela só abre na segunda quinzena de julho.

Nesta segunda-feira, o Vasco anunciou Lucas Oliveira, mas a contratação do atacante formado no Bangu foi feita antes mesmo do fim a Taça Guanabara, ainda sem a participação da 777. Lucas vem treinando com o elenco há aproximadamente duas semanas.

A chegada do grupo americano, interessado em adquirir 70% das ações da futura Sociedade Anônima do Futebol do Vasco, deu mais moral ao clube no mercado, no sentido de poder pagar os salários em dia e da possibilidade de receber um grande aporte financeiro nos próximos meses, dois argumentos com os quais a diretoria vascaína não podia contar até pouco tempo atrás. “Aumentou a credibilidade do clube”, resumiu um dirigente.

Na prática, o Vasco ainda tem à disposição os recursos humanos e a influência da 777, já que por enquanto não se pode dizer o mesmo do dinheiro – o presidente Jorge Salgado descartou a possibilidade de usar parte do empréstimo de R$ 70 milhões para contratar reforços. A equipe de Joshua Wander já entrou no circuito de análise e scouting do clube e vem se comunicando com o departamento comandado por Carlos Brazil há pelo menos uma semana.

Esse processo se dá da seguinte forma:

• Primeiro, o jogador é analisado pelo scout do Vasco, que conta com o headscout Witor Barros e com os analistas Paulo Ricardo Coelho Leite, Saulo Matos e Lucas Vergne.

• Em seguida, o nome é analisado pela comissão técnica, representada pelo treinador Zé Ricardo, pelo coordenador técnico Eduardo Húngaro e pelos auxiliares Cléber dos Santos e Emílio Faro.

• A terceira etapa do processo é a análise de Carlos Brazil em pessoa, auxiliado pelo Comitê Consultivo, que tem Marcel Kaskus (VP de desportes olímpicos e paralímpicos), Pedro Seixas (VP de projetos especiais) e os conselheiros Cláudio Cardoso e Flávio Lopes.

• Por fim, o nome do jogador é passado aos scouters da 777, que fazem sua análise e emitem seu parecer. A palavra final, no entanto, cabe ao Vasco.

Com o anúncio de Lucas Oliveira, o Vasco chegou a 16 reforços contratados para a temporada. Desses, ao menos um está de saída: o zagueiro Luis Cangá tem contrato só até a próxima quinta-feira e está analisando propostas de outros clubes.

Carlos de Pena em ação pelo Dínamo de Kiev

Fonte: ge

admin