Sem SAF, Vasco tem atuação considerada modesta na janela e fecha o elenco para o início da Série B

Sem SAF, Vasco tem atuação considerada modesta na janela e fecha o elenco para o início da Série B Quarta-feira, 13/04/2022 – 09:27 Encerrada a primeira janela do futebol brasileiro, é com esse elenco que o Vasco vai disputar a Série B do Brasileirão – ao menos a metade dela, já que haverá outro período para transferências entre julho e agosto.

Ainda em seu processo interno para se tornar Sociedade Anônima do Futebol, o Vasco não pôde contar com o poderio financeiro da 777 Partners, grupo americano que pretende comprar 70% das ações da futura SAF vascaína. Portanto, diante dos já conhecidos problemas de dinheiro, a atuação no mercado foi modesta.

Entre o fim do Campeonato Carioca e o encerramento da janela, que aconteceu nesta terça-feira, o Vasco anunciou Gabriel Dias, Lucas Oliveira, Erick, Zé Vitor, Palacios e Danilo Boza. A diretoria povoou o ataque, setor bastante carente no estadual, e acertou contratações pontuais para a lateral-direita e para a zaga.

Dessas contratações, três chegam com status de aposta: Lucas Oliveira (Bangu), Erick (Ypiranga) e Zé Vitor (Marcílio Dias) se destacaram por equipes de menor expressão nos estaduais e despertaram a atenção do Vasco, que desde o início do ano já planejava garimpar os talentos de campeonatos regionais. Uma saída para contratar sem precisar gastar muito.

Gabriel Dias, que estava no Cruzeiro, é um desejo antigo do técnico Zé Ricardo e chega para dar opção a um setor onde a diretoria enxergou carência, já que Léo Matos está em baixa desde a temporada passada e Weverton não teve grandes atuações no Carioca. Por sua vez, Danilo Boza foi contratado com contornos de pressa no último dia da janela – o clube chegou a consultar outros nomes, como Vitor Mendes, zagueiro do Atlético-MG, mas as conversas não evoluíram.

O que era para ser a contratação mais badalada do Vasco acabou não acontecendo: Carlos de Pena, do Dínamo de Kiev, acertou com o Internacional depois chegar a um acordo verbal e trocar documentos com os dirigentes vascaínos. O departamento comandado por Carlos Brazil decidiu não buscar outro meia no mercado para o seu lugar.

Por outro lado, o clube enxergou em Carlos Palacios a oportunidade de um investimento que, ao menos num primeiro momento, teve repercussão positiva entre os torcedores. O clube adquiriu 70% dos direitos da joia chilena de 21 anos, que teve problemas de adaptação no Inter – os valores da negociação ainda não foram divulgados. Ele assinou por três temporadas.

Próxima janela será em julho

O Vasco, agora, se mantém atento a eventuais chances de negócio que possam ser concluídas fora do período da janela. As exceções estabelecidas pela CBF incluem jogadores que tiveram seus contratos rescindidos antes do fim da janela (12/04) ou que se desvinculem judicialmente daqui em diante por problemas de salário atrasado, por exemplo.

A próxima janela de transferências será entre os dias 18 de julho e 15 de agosto. De acordo a tabela, a Série B deverá estar na 18ª rodada, praticamente na metade, portanto. 51 pontos já terão sido disputados.

Existe a expectativa de que, até lá, a aquisição da SAF do Vasco por parte da 777 Partners já esteja concluída. O clube marcou para o próximo dia 30 a reunião da Assembleia Geral para ratificar ou não a inclusão no Estatuto da possibilidade de constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol. Depois disso, o processo entra no seu segundo ciclo, com outras duas votações (no Conselho Deliberativo e na AG) para debater a proposta do grupo americano.

Erick, destaque do Ypiranga no Campeonato Gaúcho, foi uma das contratações do VascoCarlos Palacios, reforço do VascoCarlos Palacios, reforço do Vasco

Fonte: ge

admin