Após mudanças no estatuto, Vasco aguarda proposta da 777 Partners

Após mudanças no estatuto, Vasco aguarda proposta da 777 Partners Terça-feira, 03/05/2022 – 08:26 Com a aprovação dos sócios no que diz respeito às mudanças do estatuto para permitir constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que aconteceu no último sábado, quais são os próximos passos do processo? Pode-se dizer que o Vasco está no meio do caminho para vender 70% do seu futebol para o grupo americano comandado por Joshua Wander.

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do sábado serviu para que os sócios validassem a decisão tomada pelo Conselho Deliberativo no dia 24 de março. A proposta autorizada por conselheiros e sócios foi de alterações no estatuto para que o Vasco possa transferir os ativos do departamento de futebol para a futura empresa. Em outras palavras: o clube se ajustou internamente para se adequar à lei e evitar qualquer tipo de judicialização.

O Vasco, agora, aguarda a proposta vinculante da 777 Partners enquanto troca minutas de contrato e finaliza a diligência. A prazo de exclusividade entre as partes acaba em 21 de maio, mas a expectativa é que a proposta chegue um pouco antes, no início da segunda quinzena do mês.

Embora inicialmente houvesse uma confiança de que a diligência fosse demorar menos que os 90 dias firmados no memorando de entendimento (“MOU”, na sigla em inglês), a proposta da 777 deve chegar mesmo pelos últimos dias do prazo. A quantidade de documentos trocados pelas partes tem sido massiva, e o processo não deve ser concluído antes de duas semanas.

Além do departamento jurídico do Vasco, comandado por Zeca Bulhões, VP Jurídico, outros quatro escritórios de advocacia estão envolvidos nessa fase: dois prestam serviço para o clube, um foi contratado pela 777 Partners no Brasil e o outro é o próprio escritório do grupo americano, que fica localizado nos Estados Unidos. “Estamos tratando de todos os aspectos da parceria”, resumiu um dirigente.

– Nós estamos na fase final de diligências, entrando na fase de conclusão. Em paralelo, já se iniciou uma fase de discussão de minutas contratuais. Nós esperamos que, até a terceira semana de maio, tudo isso esteja concluído, com a apresentação da proposta vinculante – explicou ao ge, Carlos Roberto Osório, 1º VP Geral do Vasco.

E quando a proposta chegar?

O prazo de exclusividade entre Vasco e 777 acaba em 21 de maio, e o entendimento é que as partes concluam as diligências, e os americanos enviem a proposta vinculante até lá. Quando a oferta chegar, o Vasco vai dar início a um processo interno de apreciação dos termos.

Assim que a proposta for enviada, a diretoria administrativa precisa acusar seu recebimento e informar aos poderes do clube. O próximo passo do rito da SAF (definido ainda no início de março) é uma votação no Conselho Deliberativo, mas o presidente Carlos Fonseca só pode convocar os conselheiros depois que o Conselho Fiscal, o Conselho de Beneméritos e uma comissão que será montada no CD deem seus pareceres sobre a proposta. O edital de convocação precisa ter em anexo o parecer desses três poderes.

A princípio, os membros do Conselho Deliberativo terão acesso apenas a esses pareceres, e não à integra da proposta. Mas esse é um assunto ainda sem martelo batido – certamente será discutido de maneira mais ampla nas próximas semanas. Também não há um prazo para que os conselhos emitam suas opiniões: tudo vai depender da quantidade de laudas e documentos que deverão ser analisados.

O consenso nos bastidores do clube é de que o processo da SAF tem urgência, mas tem seu próprio ritmo e não pode ser atropelado.

De olho na próxima janela

Com a proposta uma vez aprovada pelo Conselho Deliberativo, é a vez de convocar uma segunda Assembleia Geral Extraordinária, dessa vez para que os sócios deem a palavra final sobre a venda de 70% das ações da futura SAF à 777 Partners.

O Vasco trabalha para que essa AGE ocorra, no máximo, até a segunda quinzena de junho. O motivo é simples: o clube já planeja contar com o investimento do grupo americano na próxima janela de transferências, que abre no dia 18 de julho e fecha em 15 de agosto.

O entendimento do Vasco, sobretudo do departamento de futebol, é de que o elenco precisa de reforços para brigar pelo acesso à Série A do Brasileiro. A janela ficará aberta por aproximadamente um mês, quando a disputa da Série B estará na metade.

Osorio, Josh e Pedro Seixas em visita da 777 Partners ao Vasco

Fonte: ge

admin