Maurício Souza introduz sua metodologia de trabalho no Vasco aos poucos

Maurício Souza introduz sua metodologia de trabalho no Vasco aos poucos Quinta-feira, 23/06/2022 – 08:26 Uma semana após a troca no comando técnico do Vasco, a rotina no CT Moacyr Barbosa não sofreu impacto. Em sua primeira chance como treinador efetivado de um time profissional, Maurício Souza não quer alterar o funcionamento de um projeto que entrou nos trilhos e avalia de mansinho o terreno para introduzir aos poucos sua metodologia.

No que diz respeito ao departamento de futebol tudo permanece praticamente igual. As reuniões sobre análise, estratégia, preparação física e assuntos comuns do dia a dia no CT foram mantidas pelo novo treinador, que tem usado os treinamentos também para conhecer melhor o seu elenco.

Nos últimos dias, tem sido comum para Maurício conversar individualmente com os jogadores, dentro da proposta de cada treino. A ideia é que o técnico ouça o que seus comandados pensam e como se sentem confortáveis para realizar seus pedidos em campo.

O perfil de trabalho é similar ao do antigo treinador Zé Ricardo, por isso os processos seguem uma linha no Vasco. Maurício Souza alinhou com o departamento de futebol o modelo de jogo que se espera do time e está de acordo com o trabalho feito até então. Mas isso não quer dizer que o novo comandante não vá realizar mudanças. Fã de um jogo mais apoiado, com controle da posse e troca de passes, o técnico tem levado suas ideias para as atividades, proposto um time que joga mais aproximado e que a toca a bola em espaços mais curtos.

– Não posso chegar aqui e entender que tenho que mudar algo para o resultado acontecer. O Zé Ricardo é meu amigo, temos várias coisas em comum. Não vivenciei o trabalho dele, mas não deixei de notar a intensidade do Vasco em campo. E meu primeiro objetivo é fazer com que o Vasco não perca nada que foi construído até agora. É claro que com o tempo cada treinador tem sua peculiaridade. As equipes vão evoluir com o tempo – disse Maurício em sua apresentação.

Maurício Souza diz que conversou com Zé Ricardo e quer manter o estilo do Vasco

Os jogadores têm recebido bem o estilo do treinador. Até porque o nome de Maurício foi levado ao elenco antes de o Vasco definir a contratação e, em meio a outras possibilidades, teve boa aprovação, em função das características semelhantes ao do projeto que vinha sendo realizado.

– Acho que o Maurício procurou manter o que vinha sendo feito de bom pelo Zé. O Zé conseguiu colocar num grupo muito forte algumas características pontuais, e o Maurício está dando seguimento a isso. Claro que uma equipe no meio da competição tem que evoluir. Ele tem procurado fazer isso, dar esse conteúdo. Estamos muito felizes com ele – afirmou Thiago Rodrigues na última quarta.

Os trabalhos físicos também não sofreram mudanças, já que o preparador Daniel Félix segue à frente do departamento e tem orientação para dar continuidade às atividades programadas anteriormente.

Com os mais próximos, Maurício comenta o alívio após sua apresentação e a estreia com vitória diante do Londrina, fora de casa. A tranquilidade se dá pela mudança de comportamento da torcida, que rejeitou o nome do técnico antes do anúncio, mas grande parte o abraçou após a concretização do negócio. Ele e a esposa têm recebido manifestações amistosas de vascaínos nas redes sociais.

O técnico vai vivenciar pela primeira vez na sexta-feira, às 19h, a experiência de um jogo em casa com o estádio de São Januário lotado. Nessa linha de respeito ao ambiente e em busca de prolongar a lua de mel com o torcedor, Maurício Souza prepara o time para enfrentar o Operário-PR e manter a invencibilidade na Série B.

Maurício Souza em treino do Vasco

Fonte: ge

admin