Conheça o ‘Ataca’, variante do grito de ‘Casaca’ usada pela torcida na década de 30 para incentivar os atletas

Conheça o ‘Ataca’, variante do grito de ‘Casaca’ usada pela torcida na década de 30 para incentivar os atletas Domingo, 03/07/2022 – 07:25 Memória Vascaína

A VARIANTE ESQUECIDA DO CASACA!

VOCÊ SABIA que, nos primórdios do grito de “CASACA!”, a torcida gritava da arquibancada a variante “ATACA!” para incentivar os Camisas Negras durante os jogos?

O registro deste fato foi feito pelo jornal “A Batalha” sobre um prognóstico furado de um atleta tricolor para o jogo de 18/05/1930 contra o Fluminense que resultou num empate de 1 a 1, no 1.º turno do Campeonato Metropolitano.

Depois, a verdadeira Turma da Fuzarca ainda atropelou o tricolor por 4 a 1, no amistoso realizado em 04/09/1930; e no 2.º turno meteu 6 a 0, na maior goleada já cometida contra o Fluminense, em 09/11/1930 – com o Rio de Janeiro (Capital Federal) completamente ocupada pelos vitoriosos da Revolução de 1930.

Lembramos desse registro antigo por conta da entrevista concedida por nosso amigo e historiador Walmer Peres, do Centro de Memória do CRVG, ao ge.com.

Para assistir e conhecer a origem do nosso grito de “Casaca!”, acesse o link: https://ge.globo.com/…/casaca-x-caza-conheca-a-origem…

Daí a conclusão que, durante os jogos dos Camisas Negras, nossa torcida variava o grito de guerra para:

– Ataca, Ataca.
– Ataca, Ataca, Ataca!
– A turma é boa.
– É mesmo da Fuzarca!
– Vasco! Vasco! Vasco!

Na vitória e momentos de glórias: CASACA!

Mas a cereja do bolo foi a tentativa tricolor de nos copiar com um estranho… Flumi, Flumi, Flumi, Nensi, Nensi, Nensi, que encontramos na mesma reportagem que disponibilizamos na imagem.

Agora que já conhece a história, você seria a favor da torcida retomar o esquecido “ATACA!” dos primórdios?

Deixe seu comentário, clique no “like” e compartilhe!
Saudações Vascaínas
#MemoVas
#AlmanaquedoVasco
#Vasco

Fonte: Facebook Memória Vascaína

admin