Atlético-MG apresenta projeto para contratar Paulinho, ex-Vasco Sexta-feira, 30/09/2022 – 19:27 O atacante Paulinho é um alvo concreto do Atlético-MG no mercado de transferências para 2023. O jogador, revelado no Vasco, está em reta final de passagem pelo Bayer Leverkusen-ALE, ficou seduzido com o projeto do Galo e tende a ser reforço quando o contrato no clube alemão se encerrar, em junho.
Galo e Paulinho não comentam situações de mercado. O ge apurou com uma fonte, entretanto, que há contatos entre as partes, mas sem nenhum acordo por ora, até para respeitar o prazo estipulado pela FIFA para os pré-contratos. Mas o jogador de apenas 22 anos está forte no radar do Atlético.
Paulinho poderá assinar pré-contrato com qualquer equipe do mundo a partir de 1º de janeiro, quando faltarão apenas seis meses de vínculo com o clube alemão. Por lá, vem sendo pouco utilizado na temporada, e não deve renovar. Foram apenas dois jogos (incompletos) na atual temporada 2022/23. Ele voltou a sequer pintar no banco de reservas nesta sexta, na partida contra o Bayern de Munique, pela Bundesliga.
Para o Atlético, seria o melhor dos mundos. O clube não precisaria gastar dinheiro na compra de direitos econômicos de outra agremiação, apresentaria uma oferta de trabalho robusta em termos de salários, direitos de imagem e bônus, e ainda teria um jovem atacante com experiência no futebol europeu.
No início deste ano, o Galo fez uma manobra parecida e bem-sucedida, que pode virar modelo no caso de Paulinho (sem garantia de sucesso, claro). Quando contratou Otávio, o Atlético fechou o pré-contrato em janeiro, notificou o Bordeaux, e conseguiu um empréstimo de seis meses antes do contrato definitivo, desonerando os salários do volante para o clube francês.
A notícia de que Paulinho caminha para ficar livre no mercado ano que vem atraiu vários interesses do Brasil. O próprio Vasco chegou a colocar o jogador em pauta, ainda mais com a presença da 777. O Flamengo também sondou, mas, até pela conexão do jogador com o clube da Cruz de Malta, o Rubro-Negro parece um concorrente distante.
Recentemente, Paulinho chegou a falar sobre sua situação no Bayer Leverkusen. Durante o intervalo do jogo contra o Hertha Berlin, em 10 de setembro, o atacante não foi relacionado, e postou um vídeo treinando a parte física. O jornal “Bild” escreveu que o ato seria uma provocação. Paulinho rebateu e disse:
“O Bayer teve a opção de me trocar por direitos financeiros e optou por me manter aqui e pagar meu salário. Vou preparar e apoiar meus companheiros de equipe como sempre”
– A realidade é que fiz um contrato de cinco anos, estou finalizando o quarto. A princípio não tem renovação, mas temos que analisar as questões mais burocráticas. Já me perguntaram muitas vezes, estou aberto ao que for o melhor para mim. Tenho muito a crescer, a evoluir, futebol brasileiro e europeu são mercados muitos bons – disse o atacante, recentemente, ao “Bem, Amigos”.
Paulinho foi vendido pelo Vasco ao Bayer no segundo semestre de 2018, quando completou a maioridade. Os valores da transferência foram de R$ 18,5 milhões de euros (R$ 76 milhões na época). Na Alemanha, teve bons números na temporada passada – 24 jogos, com 4 gols e 2 assistências no Campeonato Alemão, além de 6 jogos e 1 assistência na Liga Europa.
Prodígio (e contra o Galo)
Paulinho deu seus cartões de visita para o futebol brasileiro em 2017. Era um jovem de 17 anos que pintava no time principal do Vasco. No duelo contra o Atlético em 23 de julho de 2017, ele fez os dois primeiros gols como profissional na vitória vascaína por 2 a 1. Virou o jogador mais jovem a marcar pelo Vasco no século XXI, superando Coutinho.
Curiosamente, o Atlético também foi um dos primeiros adversários de Roberto Dinamite, máximo goleador e ídolo do Vasco, que estreou também aos 17 anos em 1971, ano no qual o Galo foi campeão brasileiro pela primeira vez.
Paulinho visita São Januário e veste camisa do ex-clube em Vasco x Brusque |
Fonte: ge