Vasco e outros clubes vêm realizando campanhas em libras e braile Quarta-feira, 10/05/2023 – 13:33 Com foco na inclusão das comunidades de deficientes auditivos e visuais, atletas da elite do futebol brasileiro, clubes expressivos e fornecedoras de material esportivo têm realizado ações em libras e braile. Após marcar gols, jogadores como Pedro, Gabriel Pec e Thiago Galhardo fizeram, recentemente, comemorações em linguagem de sinais.
Na última semana, com o objetivo de tornar o Jaconi Tour um espaço adaptado e confortável para a comunidade surda, o Memorial do Juventude levou uma intérprete em libras ao local do evento a fim de realizar a comunicação com os deficientes auditivos.
“O Juventude vem, paulatinamente, buscando por melhorias em relação à acessibilidade, pensando na estrutura física, mas também no atendimento ao público. Nosso intuito é construir um espaço inclusivo, mostrar ao público que queremos a presença de todos. Recebemos grupos de crianças, adolescentes, idosos, PCD’s e, através do tour em Libras, estamos ampliando ainda mais. É um longo caminho de construção. Estamos trilhando essa jornada e temos muito por fazer”, afirma Bárbara Lauxen, coordenadora do Tour Guiado do Alfredo Jaconi.
Além do clube gaúcho, campeão nacional em 1999, outros clubes populares do futebol nacional também têm lançado campanhas voltadas para o público surdo. Fluminense, Vasco, Goiás e Fortaleza são exemplos de times que se aproximaram da causa nos últimos anos por meio de ativações.
No último ano, o Fluminense e a Betano, patrocinadora máster do Tricolor das Laranjeiras, produziram uma ação em conjunto para dar visibilidade à comunidade. O clube carioca entrou em campo com o patrocínio máster em libras e nomeou a campanha como “L de Libras”, em referência a celebração executada pelo centroavante Germán Cano.
Em 2021, o Vasco aproveitou o gancho do Setembro Surdo, mês da valorização da comunidade deficiente auditiva e da linguagem de sinais, para inserir um intérprete nas transmissões das partidas do cruz-maltino. Além da narração em libras, a sigla do patrocinador máster também foi escrita de maneira adaptada.
Celebração no Goiás
No dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Surdo. Na última temporada, o Goiás aproveitou a data para realizar uma ação em prol da causa. Na partida diante do Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, o Esmeraldino atuou com uma camisa especial em que os nomes dos jogadores foram escritos em libras.
Tiago Pinheiro, diretor de marketing do Goiás, explica a importância das ações realizadas por entidades ligadas ao esporte para os apaixonados por futebol: “O esporte é uma das maneiras mais eficientes de inclusão a todos os públicos. A modalidade possui grande força na imprensa e poder de influência na vida das pessoas. Contribuir para a construção de um mundo melhor faz parte do papel das agremiações na sociedade”.
Em diversas oportunidades, o Fortaleza colocou intérpretes em libras nas coletivas de imprensa. No título do Campeonato Cearense de 2019, por exemplo, é possível ver a coletiva de imprensa no canal oficial do Leão no YouTube, com a tradução para a linguagem dos sinais.
Fernando Patara, cofundador e Head de Inovação do Arena Hub, principal centro de fomento à inovação em esporte, entretenimento e mídia da América Latina, comenta sobre a importância das ações junto a estes públicos.
“Um olhar cada vez mais inclusivo no esporte é de extrema importância para clubes, entidades e jogadores. É um movimento que os mais diversos setores estão engajados e no meio esportivo isso não poderia ser diferente. Ter um intérprete de libras em entrevistas coletivas, por exemplo, mostra que o clube tem um pensamento moderno, atencioso e está antenado com as demandas e necessidades de toda a sua massa de torcedores”.
Ações também no futsal
Além das campanhas lançadas para pessoas com deficiência auditiva, empresas de material esportivo exibiram ações com foco na comunidade deficiente visual. Em março do último ano, a Penalty, companhia que faz o uniforme do Magnus Futsal, apresentou a camisa para a temporada com a frase “Magnus Futsal desde 2014” em braile, já neste ano, o escrito remete a cidade em que o clube está situado. ‘Magnus Futsal Sorocaba’;
A empresa também é uma das líderes na venda da bola com guizo, produto essencial para a execução do futebol de cegos. O objeto, que deve ser diferenciado do modelo tradicional, conta com guizo para que os jogadores consigam se localizar e acertar o alvo. Com laminado de PU, 32 gomos e quatro guizos de orientação, o produto garante mais conforto aos atletas.
“Estamos sempre atentos às necessidades dos praticantes de esporte, atuando em causas que cooperam para a inclusão dos mais variados grupos. Nesse sentido, a nova camisa do Magnus, bem como nossa bola para futebol de 5, com guizos, são exemplos de materiais que dedicamos atenção especial, estudando a melhor maneira de gerar uma boa experiência de acessibilidade para o esporte”, diz Nilton Franco, executivo de produtos da Penalty”.
Em agosto de 2022, a Volt lançou um uniforme especial para o CSA. Na camisa do clube alagoano, havia diversas novidades para os torcedores. Além do QR Code que redirecionava os apoiadores para uma “cápsula do tempo”, a camisa contava com as siglas do nome do time em braile.
“É um orgulho para a Volt Sport ter confeccionado um uniforme que possibilita interações com as pessoas com deficiência visual. A inclusão é um objetivo da nossa marca e pudemos contribuir para a causa por meio desta ação. Além do desenvolvimento da peça com tecnologia moderna, que gera conforto e alta performance esportiva, oferecemos um produto que abraça todos os públicos”, conclui Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.
Fonte: UOL