Conheça a história da 1ª vascaína: Zoca, filha do 1º presidente do Vasco Segunda-feira, 21/08/2023 – 09:08 Memória Vascaína @HenriqueHuebner
Zoca
A Primeira Vascaína
Carioca, nascida a 24 de janeiro de 1895. Com pouco mais de 3 anos de idade já nomeava uma das primeiras canoas vascaínas com seu carinhoso apelido: Zoca!
Zoca foi Marietta do Couto Azevedo, nascida Gonçalves do Couto, era a filhinha do nosso fundador, Francisco Gonçalves do Couto Junior e sua esposa Joaquina!
Couto Junior, nosso primeiro presidente, eleito a 21 de agosto de 1898 na mesma sessão que fundou o Nosso Vasco, foi a força que trouxe ao clube a numerosa flotilha que inaugurou a primitiva tradição de se batizar os barcos vascaínos com nomes iniciados pela letra “V” de Vasco! Zoca foi a única exceção!
E como num gentil carinho, a canoa Zoca, baleeira de 10 metros de comprimento por 85 centímetros de largura por 34 de altura, remada por uma guarnição a 4 remos de voga com patrão, foi a canoa que, em 28 de agosto de 1898, ancorou no Cais da Imperatriz trazendo para a posse da primeira diretoria o primeiro pavilhão e estandarte do Vasco, feitos de bonita e graciosa flanela, como a Primeira Vascaína!
Aqui nesse pequeno texto, deixamos nossos agradecimentos ao amigo e sócio estatutário Newton Santiago, neto de Zoca, bisneto de nosso fundador Couto Junior, pela oportunidade de conhecermos a face de nossa Primeira Vascaína!
Foto: Acervo Newton Santiago, gentilmente cedido para Memória Vascaína
Fonte: Club de Regatas Vasco da Gama – Histórico: 1898-1923, de José da Silva Rocha (acervo pessoal); Club de Regatas Vasco da Gama – Memórias do Cinquentenário: 1898 – 1948 (acervo pessoal); jornal O Paiz; jornal Cidade do Rio de Janeiro (acervo BN Digital)
#MemoVas
#Vasco
#CRVG
Fonte: Twitter Memória Vascaína