Para os brasileiros, pode ser difícil imaginar a popularidade do seu time do coração fora do território nacional. Mas ela existe e, por sorte, pode também ser medida, graças às redes sociais. Isto é, além do uso da Internet para o esporte, como para acompanhar informações do Vasco, acompanhar partidas e onde assistir ao Campeonato Brasileiro, a movimentação dos torcedores nas redes permite medir a popularidade do time fora do Brasil. Sobre o Vasco em campo, é fácil ter acesso a alguns dados: são aproximadamente 23 mil torcedores vascaínos por jogo em 2023.
Fazendo a média apenas com partidas do Brasileirão, o número sobe para 33 mil, devido aos jogos ocorridos no Maracanã. Mas e como é a popularidade do Vasco no exterior? E nas redes sociais? É isso que apresentaremos a seguir. Acompanhe-nos!
Popularidade do Vasco em 2018 e em 2023
Em uma pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope Repucom, que avaliou a reputação dos times brasileiros em redes sociais, o Vasco foi o 7º colocado. Assim, somando os seguidores de Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, o Vasco alcançou a marca de mais de 7 milhões de seguidores. Além disso, a popularidade do time no exterior também foi analisada, e os dados são impressionantes. O Vasco da Gama é o 6º colocado em termos de popularidade no exterior em análise feita por menções de redes sociais. Com o recorte de continentes, o Vasco é o 4º clube brasileiro mais citado na América do Norte. É, também, o 2º mais citado no continente asiático.
Já, em 2023, com dados do Índice de Popularidade Digital (IPD) em uma pesquisa realizada por Quaest Consultoria e Pesquisa, o Vasco da Gama está em quarto colocado. Isto é, com base em um cálculo que leva em consideração não só a fama do clube, mas também o engajamento fornecido pelos torcedores, o Vasco é o quarto time com maior popularidade digital. Em termos percentuais, neste ranking feito pela Quaest Consultoria e Pesquisa, o Flamengo ocupa o primeiro lugar, com 74% de IPD. Após o clube rubro-negro, vem Corinthians, Palmeiras e, então, o Vasco, seguido pelo Fluminense. Estima-se que o total de seguidores nas redes sociais do Vasco, em 2023, seja de 11 milhões.
Por que o Vasco é tão popular no exterior?
Alguns fatores ajudam a entender como times brasileiros podem se tornar conhecidos e admirados inclusive fora do Brasil. Um deles é, claro, a quantidade e a disputa por títulos. As disputas pela Libertadores, Copa Sul-Americana e Mundial de Clubes colocam vários times em evidência, como é o caso do Vasco. Apesar de não ganhar um título intercontinental desde 2000, o time mantém alta popularidade. Ademais, alguns fatores auxiliam na projeção do Vasco, como a contratação e venda de jogadores com carreiras internacionais, como Philippe Coutinho e Douglas Luiz.
Há, ainda, fatores históricos que aumentam a simpatia do público pelo Vasco da Gama. Incluímos, aí, o fato de que o Vasco foi um dos primeiros times a defender abertamente a participação de jogadores negros no futebol profissional. Isto aconteceu pela carta chamada de “Resposta Histórica”, redigida em 1924. Nesta, o presidente do clube José Augusto Prestes assinou o documento que dizia que o Vasco não participaria da principal divisão do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros.
E, ainda, o fato de que até ano passado o Vasco estava disputando a série B mostra a garra do time e o apoio incondicional dos seus torcedores. Tudo isso, sem dúvida, contribui para aumentar a popularidade do Vasco dentro e fora do território nacional.