Série ‘A Mão do Eurico’ relembra rivalidade entre Edmundo e Romário no Vasco Terça-feira, 14/11/2023 – 15:26 Em novembro de 1999, o Vasco contratou Romário. O acerto deu início a um dos semestres mais intensos da história de um clube brasileiro, já que o Baixinho e seu companheiro de ataque, Edmundo, eram desafetos declarados.
A briga teve momentos inesquecíveis durante a convivência dos dois em São Januário, encerrada em julho de 2000, quando o Animal se transferiu para o Santos.
A história é contada em detalhes na série documental “A Mão do Eurico”, que estreou na segunda-feira no Globoplay. São cinco episódios diários ao longo desta semana – o último estreará na sexta – que contam a trajetória de um dos dirigentes mais polêmicos da história do futebol brasileiro.
Treta histórica: documentário traz rivalidade entre Romário e Edmundo no Vasco
Com imagens de acervo, o documentário revela bastidores da briga e conta com depoimentos de Romário, ex-jogadores, funcionários do clube à época e jornalistas – Edmundo não quis dar entrevista.
Um dos meias daquele elenco de 2000 e atual presidente eleito do Vasco, Pedrinho lembra na série que a rivalidade dominava o ambiente até em dias de treinos. Ele perdeu a conta da quantidade de broncas que levou nas atividades e nos jogos.
– Eu ia tocar no Edmundo, o Romário gritava. Eu tocava no Romário, o Edmundo gritava. Eu chutava no gol, os dois xingavam. O rachão demorava três horas. Se o time do Romário estivesse ganhando, ficávamos três horas até o do Edmundo empatar. Se fosse o contrário, a mesma coisa. Era desconfortável – diz.
Do carro, Eurico acompanhava debates no rádio, telefonava e rebatia críticos ao vivo
No dia 18 de março de 2000, na vitória do Vasco sobre o Bangu por 3 a 0, pelo Campeonato Carioca, Romário perdeu um pênalti. Edmundo, que queria bater a penalidade, irritou-se na entrevista de saída de campo.
– Quem manda é o homem lá, mas só eu que estava treinando os pênaltis. Mas quem manda é o homem. Se o homem quer que bata o príncipe, eu não tenho culpa.
Perguntado quem era o rei, Edmundo respondeu de primeira: “O Eurico”.
O histórico troco de Romário veio 11 dias depois, na goleada do Vasco por 4 a 1 sobre o Olaria. Autor de três gols naquela partida, o Baixinho superou Edmundo na artilharia do Carioca e disparou.
– Agora a corte está toda feliz: o rei, o príncipe e o bobo.
Na entrevista à série, quando questionado sobre a frase, Romário faz o seguinte comentário.
– Mandei bem para caralho… Aquela frase foi histórica, épica. Serve até hoje, principalmente para ele (Edmundo).
Romário se emociona ao lembrar relação com Eurico Miranda
O documentário aborda a dificuldade de Eurico para equilibrar a relação com os dois craques. Assessor de imprensa do Vasco à época, Roberto Garofalo explica a diferença de tratamento.
– Um exemplo simples: você tem dois filhos. Qual era o mais carinhoso? O Romário era mais carinhoso com relação ao Eurico. Agora, e a torcida? Zero Romário. A torcida era Edmundo.
A briga tem outros episódios marcantes contados na série, como, por exemplo, o dia em que Edmundo soube que perdera o posto de capitão para Romário. Quando entrou no vestiário e viu a braçadeira junto à camisa 11 antes de um jogo em São Paulo, o Animal tirou a roupa de aquecimento, pediu a passagem aérea e se dirigiu ao aeroporto para voltar imediatamente ao Rio de Janeiro.
Edmundo e Romário em raro momento de trégua, na vitória sobre o Manchester United no Mundial de 2000 — Foto: André Durão |
A entrevista de Romário à série deixa claro que a relação entre os dois ex-jogadores é ruim até hoje. Ao citar a derrota na final do Mundial de Clubes de 2000 para o Corinthians, ele critica Edmundo, que perdeu o pênalti decisivo.
– Essa pica aí a culpa é dele. A gente foi lá e fez o nosso. Ele, que era o queridinho, se fodeu. Foi lá nervosinho. O cara, quando tem que ser brabo e macho, tem que ser na hora em que precisa. Esse cuzão, na hora em que precisou, jogou a bola para fora. Ele é o culpado maior.
“A Mão de Eurico” tem direção de Rafael Pirrho, roteiro de Rafael Pirrho e Chico Trigo, produção de Vanessa Santilli e Gabriel Rigoni, produção executiva de Gustavo Gomes, Gustavo Poli e Renato Ribeiro, direção de fotografia de Edu Bernardes, montagem de Eric Romar, Clarisse Dworschak e Gabriel Barata e apoio técnico de Raphael Cyrne.
Fonte: ge