Centro de Memória do Vasco organizou seminário por ocasião da Semana Nacional de Museus Terça-feira, 21/05/2024 – 04:10 Ontem (13/5), o Club de Regatas Vasco da Gama, por intermédio do seu Centro de Memória, organizou o seminário “Presente, passado e futuro: as expectativas para o Museu Vasco da Gama e a importância do diálogo com a comunidade”. O evento faz parte da 22.ª Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Os participantes foram recepcionados e tiveram a oportunidade de conhecer o Espaço Experiência CRVG. A abertura do seminário vascaíno foi realizada pelo Vice-Presidente de História e Responsabilidade Social do Vasco, Raphael Pulga, e pela Diretora-Geral Adjunta do Arquivo Nacional, Gecilda Esteves Silva.
A mesa do seminário foi composta pelo historiador do Vasco e Coordenador do seu Centro de Memória, Walmer Peres, o museólogo do Museu Nacional de Belas Artes, Márcio Marques, o Presidente do Instituto Guetto, o historiador e cientista social Vítor Del Rey, e o Vice-Presidente da Diretoria Administrativa do Clube, Renato Brito.
No evento, foram apresentadas as atividades do Centro de Memória da agremiação vascaína e as ideias que nortearão a elaboração do Museu Vasco da Gama. O destaque foi o debate sobre as formas como o futuro museu vascaíno poderá dialogar com as comunidades nas quais o Clube está diretamente inserido: Barreira do Vasco, Tuiuti, Arará e Café.
Estiveram presentes membros dessas comunidades, além da Mangueira e Maré. Compareceram também historiadores, museólogos, arquivistas, conservadores-restauradores e representantes de universidades, museus e do Observatório de Favelas.
Fonte: Linkedin oficial do Vasco