Gerente da base do Vasco, Rodrigo Dias fala sobre Rafael Paiva, Pedrinho e Felipe Domingo, 21/07/2024 – 08:49 Resgatar o DNA do Vasco. Sob o comando de Pedrinho e Felipe, ídolos revelados em São Januário, essa tem sido a missão da direção do clube. E a principal aposta para isso é a base do clube, que teve um primeiro semestre de protagonismo das categorias inferiores até o profissional.
O sucesso mais notório é no time principal. Com a sequência de quatro vitórias seguidas no Brasileirão, que não acontecia desde 2012, o Vasco entrou na primeira parte da tabela e atravessa um ótimo momento dentro de campo com destaque para os crias da base vascaína.
O responsável pela boa fase em campo é Rafael Paiva. O treinador do Vasco chegou em janeiro deste ano após William Batista ser demitido do sub-20, mas já havia passado antes por São Januário. Em 2021, ele foi campeão do Carioca e da Recopa Carioca Sub-17 com o time vascaíno.
Rafael Paiva em sua primeira passagem pelo Vasco — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco |
A volta de Rafael Paiva, dessa vez para o comando do Sub-20, foi indicação de Rodrigo Dias, gerente da base do clube que já conhecia o trabalho do treinador. Em entrevista exclusiva ao ge, o diretor rasgou elogios ao treinador do Vasco.
— Fiz o convite em janeiro para que ele (Rafael Paiva) voltasse a trabalhar conosco, ele confiou e aceitou o nosso projeto. Ele é uma referência de treinador na formação de atletas porque é uma pessoa de caráter ímpar e extremamente trabalhador. Muito atento aos detalhes, humilde, gosta do trabalho em equipe e tem como um das suas maiores motivações contribuir com o desenvolvimento de atletas e pessoas.
Rodrigo Dias chegou ao Vasco em dezembro e trabalhou para renovar o vínculo de jogadores sub-20 do clube, que estavam na transição para o profissional. Foram sete jogadores com contratos renovados, e vários deles têm tido destaque no Brasileirão com Rafael Paiva.
JP e Estrella se tornaram figuras conhecidas no time titular. Leandrinho também tem entrado no decorrer das partidas. Phillipe Gabriel, Luiz Gustavo, Lucas Eduardo e GB se tornaram opções no banco.
Leandrinho, Estrella e JP, do Vasco, na partida contra o São Paulo — Foto: Leandro Amorim / CRVG |
O jogo dessa virada de chave do Vasco na temporada foi contra o São Paulo, com destaque da base. Na “reestreia” de Rafael Paiva no comando interino da equipe, após a demissão de Álvaro Pacheco, a equipe fez grande atuação na vitória por 4 a 1, com gols de Estrella e Leandrinho, além da boa atuação de JP.
— Desde a chegada do nosso presidente Pedrinho ao lado do Felipe, diretor técnico, a base vem ganhando um olhar ainda mais especial. Eles cresceram aqui, sabem mais do que ninguém o que a base representa e que, em todas as conquistas do clube, jogadores formados no clube estiveram presentes.
— Com o auxílio do Léo Matos, que está como o principal responsável pela transição, o Vasco consegue fornecer os atletas da base para contribuírem na equipe profissional. É preciso ter calma, são atletas que estão ainda em formação, mas têm entrado bem e ajudado a equipe.
Felipe comemora a vitória de Pedrinho na eleição do Vasco — Foto: Marcelo Baltar |
Destaque também nas categorias
A base do Vasco tem motivos para comemorar além do desempenho das revelações no profissional. Neste ano, as divisões de base do clube já levantaram seis troféus. Na final da Copa Rio, chegou à final em todas as categorias e foi campeão no Sub-20, 16 e 15, perdendo apenas o título na categoria do Sub-17.
Veja outras conquistas da base do Vasco em 2024
- Campeão da Taça Edilson Silva Sub-9
- Finalista da GO Cup Sub-11
- Finalista do Metropolitano e da Copa Voltaço Sub-14
- Campeão da Copa Nike Sub-15
- Campeão da Brasil Soccer Cup Sub-16
- Finalista da Copa Olaria Sub-16
— Esses resultados do nosso primeiro semestre são frutos de princípios e valores que carregamos, como a mentalidade vencedora, que faz parte do DNA da base do Vasco. O pensamento é no indivíduo, tanto os atletas, como os demais profissionais. Conseguimos criar um ambiente favorável para potencializarmos atletas e funcionários com coragem e espírito de coletividade — analisou Rodrigo Dias.
Além dos títulos, o reconhecimento do trabalho da base do Vasco veio nas convocações para as seleções brasileira de base. Foram cinco atletas neste primeiro semestre. No Sub-15, o meia Guilherme Melo e o atacante Diego Minete. No Sub-16, o zagueiro Renan e o atacante Pedro Augusto. E na Seleção Sub-20, o meia JP representou o Brasil.
JP, do Vasco, em ação pela seleção brasileira sub-20 — Foto: Jo Marcone / CBF |
Sob o comando de Rafael Paiva e com a expectativa da continuação do sucesso da base do Vasco no profissional e nas categorias inferiores, a equipe se prepara para a sequência na temporada. Neste domingo, às 16h, o time enfrenta o Atlético-MG, na Arena MRV. A equipe busca a quinta vitória seguida no Brasileirão.
Fonte: ge