Vasco foi campeão do Torneio João Havelange em Governador Valadares em 1981; conheça a história
Na inauguração, o Democrata recebeu um visitante ilustre, o presidente da FIFA, João Havellenge, que aparece na foto com o presidente do Democrata Almyr Vargas de Paula.
Além dele, vieram os times de Vasco e Flamengo, que disputaram a Taça João Havellange, em um torneio triangular.
No primeiro jogo, em 10/05/1981, Democrata e Flamengo empataram em 2 x 2. Chiquinho abriu o placar para o Flamengo aos 5 minutos do primeiro tempo.
Claudinho empatou aos 13. No segundo tempo, Ziquita desempatou aos 22 minutos, mas Tita empatou novamente aos 31.
Democrata – Serginho, Fausto, Fred, Darci Menezes e Ferreira. Norberto (Nino), Dirceu e Jairo. Batistote, Ziquita e Claudinho (Edevaldo).
Flamengo – Raul, Leandro, Rondinelli, Marinho (Mozer) e Carlos Alberto. Andrade, Carpegiani (Júlio César e Peu). Tita, Chiquinho, Nunes e Baroninho.
No segundo jogo, em 13/05/1981, o Democrata perdeu para o Vasco por 3 x 2. Jairo abriu o placar para o Democrata aos 16 minu- tos do primeiro tempo. Guina empatou aos 33.
No segundo tempo, Marquinhos fez 2 x 1 para o Vasco aos 9 minutos. Aos 12, Jairo em- patou, mas Silvinho, aos 15, fez o gol da vitória do Vasco.
Democrata – Serginho, Fausto, Fred, Darci Menezes e Ferreira. Nor- berto (Nino), Dirceu e Jairo. Batistote, Ziquita e Claudinho (Julinho). Vasco – Mazzaropi, Rosemiro, Orlando Lelé, Léo e Brasília. Sergi- nho, Guina e Ticão. Catinha, Silvinho e Marquinhos.
O Vasco foi o Campeão do Torneio João Havellange e a taça foi levada para sala de troféus de São Januário. Na partida final, o Vasco venceu o Flamengo, por 1 x 0. Neste torneio, Roberto Dinamite e Zico, as duas maiores estrelas de Vasco e Flamengo não vieram porque estavam servindo a Seleção Brasileira. O lateral esquerdo Júnior também estava convocado pela Seleção e não veio.
Mesmo assim, a inauguração das metálicas e das arquibancadas de concreto atrás do gol da Rua Afonso Pena foi muito prestigiada pelos torcedores que viram belos jogos, com os melhores jogadores brasileiros da década de 1980.
VOCÊ SABIA?
O primeiro título da Pantera
O primeiro título do Democrata como time de futebol profissional, foi o de Campeão da Taça Minas Gerais, após vencer o Uberlândia por 2 x1.
O técnico era Yustrich, que na foto aparece fazendo a sua preleção no gramado do Mammoud Abbas.
No jogo que decidiu o título da Taça Minas Gerais, realizado no dia 28/11/1981, o Democrata venceu o Uberlândia por 2 x 1.
O Democrata começou perdendo, mas no vira-vira, o cabeludo Antonio Carlos marcou dois golaços e entrou para a história. O time campeão jogou com Serginho, Fausto, Fred, Darci Menezes e Ferreira. Naves (Nino), Dirceu (Jairo), Antônio Carlos. Batistote, Ziquita e Faísca.
Fonte: Jornal da Cidade