Seis meses após deixar o Vasco, Payet não anunciou aposentadoria, mas não acertou com nenhum clube

Seis meses após deixar o Vasco, Payet não anunciou aposentadoria, mas não acertou com nenhum clube

Como anda Payet? O fim da relação entre Vasco e o francês completou seis meses nesta terça-feira. Em junho, o clube anunciou a rescisão antecipada do contrato do meia. Oficialmente, o jogador de 38 anos não anunciou a aposentadoria, mas ainda não encontrou um novo clube desde então e tem aparições esporádicas no noticiário francês depois da conturbada saída do Rio de Janeiro.

Ainda como jogador do Vasco, Payet virou réu por violência psicológica contra a advogada Larissa Ferrari, com quem manteve um relacionamento extraconjugal. A denúncia feita pelo Ministério Público acusou o francês de ter causado prejuízo e afetado emocionalmente a Larissa através de “atitudes, expressões injuriosas e degradantes, além de humilhação, manipulação e ridicularização.”

Como anda o processo?

Em agosto, os advogados de Larissa formalizaram um pedido de aditamento da denúncia; ou seja, uma solicitação para atualização da denúncia para incluir os crimes de lesão corporal e violência sexual, além da inclusão de novos fatos na peça acusatória sobre datas específicas do relacionamento de Payet e Larissa que, segundo os advogados, validariam a denúncia de coação.

O parecer do MP sobre o pedido foi emitido na última semana, no dia 4 de dezembro. Sobre a inclusão de violência sexual, o documento diz “ser necessário aguardar o desenrolar da instrução criminal, ocasião em que os fatos serão apurados de forma aprofundada”, mas que não há, neste momento, elementos suficientes para inclusão de delito contra a dignidade sexual da vítima.

“Nada impede, porém, que, caso a instrução criminal revele indícios da prática de delitos desta natureza, a peça acusatória seja posteriormente aditada para inclui-los na imputação”, finaliza o texto expedido pelo MP.

A defesa da advogada havia entrado com um recurso para solicitar medida protetiva contra Payet. Em setembro, o Tribunal de Justiça do Paraná, porém, indeferiu o pedido com alegação de falta de risco iminente e de ausência de conduta de ameaça por parte do jogador.

Vida na França

Após sair do Vasco, Payet voltou à França, mas aparece poucas vezes na mídia. O jogador voltou aos gramados pela primeira vez em novembro para um evento beneficente. No último domingo, o francês participou de um evento da Kings League com as lendas do Olympique de Marseille. Ao lado de ex-atletas como Zidane e Ribéry, Payet atuou no estádio Vélodrome, casa do time francês.

Apesar de ter deixado o Vasco há seis meses, chama atenção um detalhe nas redes sociais de Payet. O perfil pessoal do jogador segue com uma foto de São Januário que ele havia colocado logo nos primeiros dias depois de sua chegada ao Rio para atuar no clube carioca.

O clube chegou a abrir conversas para debater uma possível renovação no início do ano, contanto que o jogador aceitasse diluir o que tinha para receber de salário nos meses que seriam acrescentados ao vínculo. Mas as atuações apagadas do meia nas poucas vezes em que foi a campo na temporada esfriaram qualquer possibilidade de que isso saísse do papel.

Em 2025, Payet disputou 17 jogos pelo Vasco, apenas quatro como titular. Deu três assistências, mas não fez gols. Sua última partida oficial aconteceu no dia 15 de abril, contra o Ceará, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

Fonte: ge