Entre possíveis saídas e chegadas, a direção se movimenta para estruturar o ano de 2026. O ge separou algumas missões que Pedrinho, Felipe e Admar Lopes terão nos próximos dias.
Renovações
O Vasco encaminhou na última semana a renovação de contrato do lateral Puma Rodríguez. O uruguaio deve assinar nos próximos dias o vínculo até o fim de 2027.
Há outros jogadores em fim de contrato. Mauricio Lemos e Paulinho Paula também estão próximos do fim do vínculo com o Vasco. Os dois não devem permanecer em São Januário no próximo ano.
Saídas
Lemos e Paulinho não serão os únicos jogadores a sair do clube. Há uma série de atletas sem espaço que a diretoria do Vasco pretende negociar na próxima janela. O primeiro a deixar o clube foi o chileno Jean David, que teve o contrato rescindido nesta segunda-feira.
O Vasco também deve negociar alguns atletas como Riquelme e Sforza. O lateral-esquerdo foi reintegrado por Diniz no meio da temporada, mas não faz parte dos planos. Já o volante argentino foi emprestado ao Juventude e deve ser negociado na próxima janela de transferências.
A diretoria do Vasco fará reuniões nos próximos dias para determinar se haverá uma tentativa maior de limpa no elenco. Alguns jogadores como Oliveira, Victor Luís, Hugo Moura e Garré não tiveram espaço na reta final da temporada. Eles serão avaliados pelo departamento de futebol.
Será possível segurar Rayan?
A maior dúvida do torcedor do Vasco para 2026 é sobre uma possível venda de Rayan. O clube conseguirá segurar o atacante? Destaque de 2025 do clube, o jovem desperta interesse de vários clubes da Europa. A direção sabe que será difícil resistir ao assédio europeu, mas há uma vontade de manter Rayan no clube, pelo menos, até o meio do ano.
Diniz diz que espera permanência de Rayan no Vasco em 2026
Em entrevista coletiva após a derrota para o Corinthians, Fernando Diniz recomendou que Rayan ficasse mais um ano no clube.
— O Rayan obviamente faz parte de maneira central (do planejamento). É um dos grandes pilares do meu trabalho aqui. Pouca gente tem um Rayan. É um jogador que decidiu muitos jogos e a tendência é crescimento. Ele está se descobrindo. Se o Rayan fosse meu filho, eu falaria para ficar no Vasco mais um tempo. Se sair no fim do ano que vem vai sair com 20 anos, novo de qualquer jeito. E ia sair com um jeito de jogar mais consolidado, provavelmente com convocação para a seleção.
Qual será o orçamento?
Em recuperação judicial e com o discurso de responsabilidade financeira, o orçamento do Vasco será curto para a próxima temporada. A prioridade será contratar o trio de jogadores emprestados em definitivo — Cuesta, Robert Renan e Andrés Gómez —, além de reforçar o elenco pontualmente.
Para isso, o Vasco precisará aliviar a folha de pagamentos do clube para a próxima temporada. O objetivo é reforçar o elenco mesmo sem a venda de Rayan na primeira janela. O desafio será encontrar reforços que caibam no orçamento da direção.
Possíveis chegadas
O Vasco tem interesse na contratação de Johan Rojas, meia colombiano que pertence ao Monterrey. O clube já fez uma proposta de empréstimo pelo jogador de 23 anos. Ele atua como um meia ofensivo e estava emprestado na última temporada ao Necaxa, também do México.
Há outros setores carentes que o Vasco também quer se reforçar: existe a necessidade de um lateral-esquerdo, um zagueiro e meias para compor o elenco. A diretoria também analisa nomes de volantes e atacantes para o time titular.
Fonte: ge