Sub-20: Confira 5 destaques do Vasco na Copinha

A base vascaína inicia neste sábado sua caminhada em busca do segundo título de Copinha. Principal favorito do grupo 12, a equipe do Vasco conta com atletas de destaque nas categorias de base e que podem passar a integrar o elenco principal com um bom desempenho no torneio. O ge separou cinco nomes para você ficar de olho.

Andrey Fernandes

Primeiro jogador nascido em 2008 a atuar no profissional do Vasco, Andrey Fernandes é um dos principais destaques do elenco que disputará a Copinha. O atacante despontou após ser o artilheiro do Sub-16 vascaíno em 2024. A estreia no profissional veio em janeiro de 2025, contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca.

Ambidestro, Andrey tem como principal característica a qualidade na finalização e a versatilidade, já que atua de centroavante, segundo atacante e ponta. Na última temporada, o jogador marcou 13 gols em 30 partidas entre Sub-17 e Sub-20. No profissional, foram três partidas — todas pelo estadual.

Diego Minete

Diego Minete é um dos integrantes da ‘geração 2009’ da base do Vasco. Centroavante alto e forte, tem números que mostram grande facilidade para balançar a rede: em 2024, foi protagonista no ataque ao marcar mais de 40 gols, sendo 35 apenas pelo Sub-15; em 2025, fez nove gols pelo Sub-17 e mais quatro pelo Sub-20. Em setembro, o jogador foi relacionado pela primeira vez para um jogo do profissional.

Natural de Venda Nova do Imigrante, cidade do interior do Espírito Santo, Minete entrou no radar da Federação Italiana de Futebol, que avalia a possibilidade do atacante defender a seleção da Itália no futuro. O jovem jogador tem passaporte italiano por causa da família do pai, que tem ascendência italiana.

Zuccarello

Uma das referências da base do Vasco, Zuccarello é tido como um “camisa 10 clássico”. O meia iniciou a temporada 2025 com chances no profissional sob o comando de Fábio Carille. Ao todo, foram nove partidas na equipe principal no último ano, incluindo um clássico contra o Flamengo no estadual, em que foi titular.

Após uma passagem pela base do Sport, o atleta assinou com o Vasco em setembro de 2022. Em janeiro do ano passado, ele renovou seu contrato até 2028. Esperança da base vascaína, “Lukinhas” (como é chamado por seus colegas de time) tem como inspiração outra cria da colina: Philippe Coutinho.

Luiz Lócio

Luiz Lócio começou o ano de 2026 sendo comprado em definitivo pelo Vasco. O clube exerceu a opção de compra do meia de 19 anos, que terá uma multa rescisória de 60 milhões de euros (cerca de R$ 389 milhões na cotação atual).

O jogador atuou em 43 partidas pelo Sub-20 na última temporada, com sete gols marcados. Natural de Patos, na Paraíba, Lócio iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Resende e também passou pelo Atlético-MG em 2024. Ele deve ser um dos titulares na equipe que disputará a Copinha.

Lucas Ovídio

Assim como Diego Minete, Lucas Ovídio integra a ‘geração 2009’, sendo um dos mais jovens a disputar a Copinha pelo Vasco. O atacante assinou seu primeiro contrato profissional com o clube em outubro do ano passado, com uma multa fixada em 60 milhões de euros — mesmo valor do contrato de Luiz Lócio.

Campeão da Copa do Brasil Sub-17, Ovídio é um dos grandes destaques da categoria. Ele tenta conquistar mais espaço no elenco da base, apesar da concorrência no setor de ataque. Em 2025, foram nove gols em 35 jogos.

Fonte: ge