Com renovação de Cuesta, Vasco resolve pendência mais urgente

É com a mesma postura adotada desde que Pedrinho assumiu o futebol, de pés no chão e sem esbanjar nos gastos, que o Vasco trabalha nesta janela de transferências. A renovação do empréstimo de Carlos Cuesta, que fica até dezembro, foi o movimento mais recente e encerrou o pacote de urgências que precisavam ser resolvidas entre o fim de 2025 e o início de 2026.

Entre os jogadores do atual elenco com contrato perto do fim, faltava bater o martelo apenas no que diz respeito a Cuesta. O zagueiro colombiano estava emprestado somente até esta segunda-feira (dia 5), mas o Vasco ativou a cláusula de renovação do empréstimo mediante o pagamento de 1,5 milhão de euros (R$ 9,7 milhões) ao Galatasaray.

Ainda antes da virada do ano, a diretoria renovou com Puma, cujo vínculo estava prestes a acabar. O uruguaio fica no clube até dezembro de 2027. Já os outros atletas nesse pacote, como Paulinho e Maurício Lemos, foram comunicados de que não estavam nos planos e não são mais jogadores do Vasco.

Também houve o caso de Jean David, que tinha contrato até junho deste ano, mas chegou a um acordo com o clube para a rescisão. Outros jogadores podem ser incluídos na barca, com empréstimos ou saídas em definitivo, mas os cenários serão tratados sem a urgência de contratos prestes a serem encerrados.

Com a tranquilidade de saber com quem poderá ou não contar para 2026, o técnico Fernando Diniz se reapresentou nesta segunda ao lado dos jogadores do elenco principal para dar início à pré-temporada. Coutinho e Rayan, os únicos que não compareceram, são aguardados no CT Moacyr Barbosa nesta terça.

De fora para dentro

O Vasco tocava negociações com reforços paralelamente às conversas para renovações dos jogadores do elenco. Mas, com a permanência de Cuesta, o clube ao menos agora sabe que não vai precisar ir atrás de um zagueiro titular que atua pela direita, por exemplo. É nesse sentido que os planos foram destravados na janela.

Com a concordância de Pedrinho e sua diretoria, o executivo de futebol Admar Lopes planeja os movimentos nesta janela de dentro para fora. Dessa forma, sanadas as situações dos contratos, o clube deve intensificar as negociações por reforços de agora em diante.

A primeira contratação está encaminhada: o meia Johan Rojas, que se despediu do Monterrey e é aguardado no Rio de Janeiro nos próximos dias para assinar com o Vasco. O clube também ouviu uma contraproposta do Colo-Colo e mantém negociações pelo zagueiro Alan Saldivia, antigo desejo de Fernando Diniz.

As duas contratações respeitam o discurso de austeridade financeira e atendem aos moldes que o clube busca no mercado: empréstimos com opção ou obrigação de compra, de baixo custo. Diniz desenhou o cenário depois da derrota para o Corinthians na final da Copa do Brasil, no último jogo do Vasco na temporada:

– Obviamente o maior ganho do time é a manutenção da base e depois repor pontualmente. Daquele jeito que vocês sabem, o Vasco tem dificuldade financeira. Todo mundo sabe. Não vamos contratar o Vitor Roque por 25 milhões de euros, ou Paulinho, do Atlético-MG, que é cria do Vasco. Vamos tentar fazer alguma coisa como fizemos na janela do meio do ano, quando fomos bastante assertivos, para poder pontualmente ajustar o elenco – disse.

Fonte: ge