O ano de 2024 promete ser de muitas emoções para o Vasco da Gama, o clube que tem a história mais bonita do futebol brasileiro. Depois de retornar à elite do Campeonato Brasileiro em 2023, o Gigante da Colina quer voltar a brigar por títulos e honrar sua tradição de luta e glória.
Seleção de futebol
Para isso, o Vasco se reforçou com nomes de peso, como o atacante João Victor, ex-Fluminense, o lateral Paulo Henrique, ex-Internacional, o volante Mateus Carvalho, ex-Corinthians, e os experientes Gary Medel e Dimitri Payet, que vieram do futebol europeu. Além disso, o clube renovou os contratos de peças importantes, como o zagueiro Zé Gabriel, o meia Paulinho e o técnico Ramón Díaz, que segue ao lado do seu filho Emiliano Díaz na comissão técnica.
O Vasco também aposta na força da sua base, que tem revelado talentos como o meia Marlon Gomes, o atacante Gabriel Pec e o lateral Lyncon. Dois deles, inclusive, foram convocados para a seleção brasileira sub-23 que disputará o Pré-Olímpico em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Outros jovens que renovaram seus vínculos com o clube foram o meia JP e o zagueiro Guilherme Estrella.
Desafios para completar e previsões
O primeiro desafio do Vasco em 2024 será a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, que começa no dia 05 de janeiro. O time sub-20 do Vasco está no Grupo 29, ao lado de Macapá, Flamengo SP e Potyguar Seridoense.
Em seguida, o Vasco iniciará sua campanha no Campeonato Carioca, que terá um novo formato em 2024. Os 12 clubes participantes serão divididos em dois grupos de seis, com jogos de ida e volta dentro das chaves. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, que serão disputadas em jogo único. As semifinais e a final serão em dois jogos. O Vasco jogará da seguinte forma: Boavista SC, Sampaio Corrêa FE, Madureira EC, Bangu AC, Nova Iguaçu FC, CR Flamengo, Audax Rio de Janeiro EC, Fluminense FC, Botafogo FR, Volta Redonda FC e AA Portuguesa. A estreia será contra o Boavista SC, no dia 18 de janeiro, às 23h30 (hora UTC). A partida faz parte do Carioca, Série A – Taça Guanabara.
O Vasco também terá pela frente a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. As previsões de futebol para 2024 são otimistas para o Vasco, que tem um elenco competitivo e um técnico capaz de extrair o melhor dos jogadores. O clube deve fazer uma campanha tranquila no Brasileirão, ficando entre os 10 primeiros colocados. No Carioca, o clube deve chegar à final novamente, tendo como principal adversário o Flamengo. Na Copa do Brasil, o clube deve avançar até as quartas de final, enfrentando dificuldades contra equipes mais fortes. Na Copa Sul-Americana, o clube deve chegar às semifinais, sendo eliminado por um time argentino ou colombiano.
Conclusão
Com um elenco qualificado, uma comissão técnica competente e uma torcida apaixonada, o Vasco tem tudo para fazer um grande ano em 2024 e conquistar seus objetivos. O clube que luta contra o racismo e pela inclusão social quer também lutar por troféus e pela felicidade dos seus milhões de fãs espalhados pelo mundo.