Com poucas opções para o ataque, Ramón Díaz prioriza defesa; Vasco não sofreu gol em clássicos

Com poucas opções para o ataque, Ramón Díaz prioriza defesa; Vasco não sofreu gol em clássicos Domingo, 18/02/2024 – 11:32 Mesmo com dois zagueiros titulares fora da partida contra o Botafogo, Ramón Díaz manterá o esquema com a linha de cinco na defesa. Com poucas opções na frente, a estratégia é manter a força defensiva que o Vasco mostrou nos clássicos do Cariocão até aqui.

Tanto contra o Flamengo quanto contra o Fluminense, o Vasco não foi vazado e mostrou solidez defensiva grande, com João Victor, Medel e Léo compondo o trio de zaga. Na partida contra o Botafogo, Rojas, Maicon e Léo serão os três na defesa.

Léo é um dos destaques do Vasco — Foto: Daniel Ramalho / CRVG

O esquema com os três zagueiros é o que mais funcionou até aqui na temporada. Além da solidez defensiva, Paulo Henrique e Lucas Piton têm tido liberdade para mostrar as suas principais valências: o apoio ao ataque.

A escolha pela formação também pode ser explicada por um problema do elenco: a falta de opções na frente. No esquema 5-3-2, Vegetti e David têm formado a dupla de ataque, com Adson como alternativa no banco.

David marca para o Vasco contra o Fluminense, mas lance é anulado por impedimento — Foto: André Durão

O Vasco tem tido dificuldades para converter as chances que cria em gols. Em seis partidas com o time principal no Cariocão, desde a volta da pré-temporada no Uruguai, a equipe de Ramón Díaz finalizou 88 vezes e marcou apenas cinco gols – uma eficiência muito baixa.

De todos os 88 chutes, somente 25 foram no alvo. Nos dois clássicos, assim como não foi vazado, o Vasco também não balançou as redes. A partida contra o Audax foi a mais sintomática. Na vitória por 1 a 0, a equipe de Ramón Díaz poderia ter saído de Manaus com uma goleada, mas venceu pelo placar mínimo – foram 26 finalizações.

O time principal do Vasco no Carioca 2024:

  • 6 jogos
  • 5 gols
  • 88 finalizações
  • 25 finalizações no alvo
  • 3 finalizações na trave
  • 51 finalizações fora
  • 16 finalizações defendidas
  • 13 finalizações bloqueadas

Para isso, Ramón Díaz e Emiliano já externaram a necessidade de reforços no ataque. O Vasco abriu negociações por Breno Lopes e Pedro Henrique, mas ambas não vingaram. O ge apurou que o clube seguirá atrás de um atacante para reforçar a equipe.

O Vasco enfrenta o Botafogo neste domingo, em duelo decisivo pela classificação para as semifinais do Carioca. A partida será às 16h, no Estádio Nilton Santos. Em quinto lugar, a equipe de Ramón Díaz, se vencer, ultrapassa o rival e entra no G-4 da competição.

Fonte: ge

admin