Presidente do Urubu decide retorno do time principal contra o Vasco e causa incômodo interno
A decisão saiu em reunião durante a tarde de terça no Ninho. Participaram do encontro Bap, o diretor executivo de futebol José Boto e o técnico Filipe Luís.
No domingo, Filipe chegou a reunir o elenco e falar que ninguém jogaria, apesar do início ruim no Carioca. Na segunda, o grupo foi avisado que todos iriam para o clássico. Pouco depois, eles foram informados que haveria uma reunião na terça para definição. A ordem partiu da presidência.
Nos bastidores, a questão institucional se sobrepôs ao quesito técnico e aos planos do departamento médico. Ou seja, a pressão de Bap e dos aliados pelo risco de uma disputa do quadrangular de rebaixamento obrigou o futebol a mudar a rota. Além disso, caso a situação se mantivesse, o Flamengo teria seis jogos pela frente e não quatro, dificultando ainda mais o calendário.
A ideia é colocar os profissionais diante do Vasco e reavaliar contra o Fluminense a depender da situação na tabela. Uma vitória já faria o Fla ficar em situação mais confortável.
Antes de Bap determinar a volta, Filipe Luís garantiu internamente que o planejamento inicial seria mantido. O assunto foi debatido no Ninho na semana passada, antes da derrota para o Volta Redonda, quando ficou definido que Bruno Pivetti seguiria com o time sub-20 nos dois clássicos restantes. Tudo mudou com o resultado.
A decisão não agradou ao futebol, que tinha no planejamento treino integral nesta quarta com o grupo principal. Tanto comissão técnica quanto jogadores esperavam seguir os planos da pré-temporada sem intercorrências, focando na estreia no Campeonato Brasileiro e na Supercopa do Brasil. A equipe teve poucos treinamentos no campo a ponto de se sentir pronta para jogar sem sacrificar fisicamente os atletas.
Vale lembrar que alguns jogadores não ficam à disposição por questões físicas. Saúl segue se recuperando de uma cirurgia no calcanhar, enquanto Danilo precisa de mais alguns dias para ficar à disposição do grupo após jogar no sacrifício no fim de 2025. De la Cruz está em protocolo rígido de controle de carga. Os dois últimos foram a campo nesta semana, mas para trabalhos separados.
Nove dias de preparação
O Flamengo entrará em campo com seus principais jogadores nesta quarta apenas nove dias depois de iniciar a pré-temporada no último dia 12. Comparado aos últimos anos, o intervalo curto repete o que viveu o clube em 2024.
Naquele ano, o elenco se reapresentou no dia 8 de janeiro e entrou em campo na primeira rodada do Carioca, quando goleou o Audax por 4 a 0. Em seguida, os jogadores viajaram para os Estados Unidos, onde tiveram mais 13 dias de pré-temporada. Lá, o time ainda disputou dois amistosos contra Philadelphia Union e Orlando City.
Nos últimos anos, os períodos mais longos de pré-temporada antes do primeiro jogo foram em 2022, com 23 dias, e 2023, com 20. Na temporada passada, o Flamengo também teve um período curto: foram 11 dias até o amistoso com o São Paulo nos Estados Unidos. Após voltar ao Brasil, o time voltou a campo seis dias depois para enfrentar o Volta Redonda pelo Carioca.
Fonte: ge