VASCO PEDE ANULAÇÃO DO JOGO COM O INTERNACIONAL APÓS VEXAME DO VAR

Tão logo terminou o jogo contra o Internacional em São Januário, o Vasco anexou um ofício à súmula da partida informando que vai pedir a anulação da partida por falhas no VAR. Segundo o texto, assinado pelo presidente do clube, Jorge Salgado, a falha no funcionamento da câmera que serviria para analisar o primeiro gol do Internacional, em que havia suspeita de impedimento, “feriu de morte a lisura da partida”.

O clube também confirmou a informação publicada pelo jornalista Lucas Pedrosa, nas redes sociais, de que foi pedido à Vasco TV que retirasse a câmera (do clube) que cobria a linha de impedimento. Segundo o clube, uma pessoa em nome da equipe do VAR fez o pedido para que a Vasco TV não tivesse uma imagem que não poderia ser analisada pelo VAR, uma vez que o equipamento estava descalibrado.

Confira a íntegra do ofício:

“De acordo com as normas aplicáveis ao VAR e previstas nas Regras de Futebol 2020/21 da CBF, nos jogos em que o VAR é utilizado pela arbitragem, o “VAR automaticamente deve “checar” as imagens gravadas das câmeras de TV, em todo possível ou real gol, pênalti ou decisão/incidente de cartão vermelho direto, ou em caso de identificação equivocada, utilizando diferentes ângulos de câmeras e velocidades de replay” (p. 151).

No entanto, não foi isso que se viu no jogo Vasco x Internacional, quando o Vasco foi claramente prejudicado – novamente, diga-se de passagem – pelo VAR. Dessa vez, sistema do VAR deixou de funcionar justamente no momento da checagem do gol do Internacional, cujo autor estava claramente em posição de impedimento, como demonstrando por diversos ângulos pelas câmeras de televisão.

Essa inadmissível falha do VAR feriu de morte a lisura da partida, tornando-a anulável. Por isso, requeremos a anulação da partida Vasco x Internacional ocorrida em 14/02/2020, com a consequente remarcação da partida em nova data e com um VAR em pleno funcionamento.”

Fonte: Blog da Gabriela Moreira – ge

admin

COMENTAR