VASCO TERÁ JOGOS EXIBIDOS PELA REDE GLOBO EM TV ABERTA

Por causa do calendário apertado e da falta de opções em seu portfólio esportivo, a Globo vai nacionalizar as transmissões da Série B do Campeonato Brasileiro neste ano. Alguns jogos de Botafogo e Vasco serão exibidos para grande parte do país nas tardes de domingo e nas noites de quarta, quando jogos de Flamengo ou Fluminense não puderem ser escalados nestes dias no Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil.

A estratégia também ajudará a Globo a cumprir as datas de transmissão do Brasileirão para os seus anunciantes. A coluna apurou que os primeiros jogos marcados desta forma já vão constar na divulgação da tabela detalhada a ser divulgada nos próximos dias pela CBF.

Clubes da Série B sempre reclamaram da pouca visibilidade e que isso dificultava o acordo para patrocinadores, que não queriam estar fora de uma emissora com alcance nacional. Vasco e Botafogo, por exemplo, podem negociar com a certeza de que o patrocinador vai aparecer na Globo.

Transmissões da Série B nas tardes de domingo ou nas noites de quarta-feira não é novidade na emissora. Nos últimos dois anos, times como Vitória, Náutico e Cruzeiro tiveram partidas exibidas neste horário. A diferença é que eram regionalizadas – ou seja, os jogos eram transmitidos apenas para a própria região onde os clubes são fortes. No caso, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

Agora, a Globo vai mostrar jogos de Botafogo e Vasco na segunda divisão para grande parte do Brasil, em estados que normalmente acompanham times do Rio de Janeiro – principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil -, como Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba e Alagoas.

Isso também explica como a Série B mudou de patamar dentro da Globo. A emissora não quis licenciar a competição para a Band nos últimos dois anos por detectar um ótimo potencial de audiência em TV aberta e principalmente na TV fechada, na qual boa parte da programação do SporTV é preenchida por jogos.

A Série B do Brasileiro é da Globo até o fim de 2022. Pelo contrato, a emissora paga R$ 170 milhões para a CBF, que divide o valor para os clubes (R$ 8 milhões para cada um). No entanto, times como Botafogo, Vasco e Cruzeiro, que possuem acordo direto por pay-per-view, optam por receber apenas as vendas do Premiere relativas aos seus torcedores podendo ganhar até o dobro deste valor.

admin

COMENTAR