Vasco teve 24 dias de treino em 5 semanas desde a eliminação no Campeonato Estadual

Vasco teve 24 dias de treino em 5 semanas desde a eliminação no Campeonato Estadual Domingo, 24/04/2022 – 08:37 Décimo quarto colocado na Série B do Brasileirão, com três pontos conquistados em três rodadas, o Vasco vive um momento complicado na temporada. A pressão se dá por causa dos resultados (três empates), mas é também consequência do desempenho apresentado pela equipe – embora o técnico Zé Ricardo não possa reclamar de falta de tempo para treinar.

As atuações do Vasco vêm sendo alvo de crítica não só da torcida, mas também internamente. Em reunião com conselheiros aliados na última terça-feira, o presidente Jorge Salgado ouviu cobranças por uma reação imediata e respondeu, entre outras coisas, que enxerga uma perspectiva de melhora no trabalho do treinador.

Eliminado na semifinal do Campeonato Carioca e na terceira fase da Copa do Brasil, o Vasco teve as últimas cinco semanas completas para focar no treinamento, sem jogos no meio delas. A ausência em outras competições senão a Série B deu a Zé Ricardo uma oportunidade rara no futebol brasileiro, cujo calendário apertado é hostilizado a cada rodada.

Desde que saiu do estadual, o Vasco teve, ao todo, 24 dias de treino. Os únicos jogos nesse período foram os empates com Vila Nova, CRB e Chapecoense, todos pela Série B.

Não entram nessa conta os dias seguintes às partidas, utilizados pela comissão técnica ou para reabilitar os jogadores que atuaram ou para voltar de viagem. Nas duas vezes em que jogou fora, o Vasco treinou de manhã antes de viajar: no dia 14, quando foi para Maceió, e no dia 21, quando foi para Chapecó.

Por outro lado, Zé Ricardo aproveitou alguns dias para dar treino em dois períodos, como aconteceu nos dias 29 e 31 de março, de acordo com a planejamento do departamento de futebol divulgado pelo clube toda semana.

Veja como foi a programação desde a saída do Carioca:

• Semana 1 – O elenco folgou segunda e terça e treinou no restante dos dias.

• Semana 2 – Elenco treinou de segunda a sábado, incluindo duas vezes em período integral, e folgou no domingo.

• Semana 3 – Treinos segunda, terça, quarta e quinta e jogo contra o Vila Nova na sexta. Reabilitação no sábado e folga no domingo.

• Semana 4 – Treinos segunda, terça, quarta e quinta de manhã (à tarde, viagem). Treinou sexta em Maceió. No sábado, jogo contra o CRB. E, no domingo, viagem de volta.

• Semana 5 – Treinos segunda, terça, quarta e quinta de manhã (à tarde, viagem para Chapecó). Jogo contra a Chapecoense na sexta e viagem de volta no sábado. Jogadores treinam neste domingo.

O Vasco, agora, terá dois compromissos pela Série B em um período menor de tempo: enfrenta a Ponte Preta na quarta-feira e a Tombense no domingo. Em seguida, terá mais uma semana cheia até o confronto contra o CSA, no sábado seguinte, em São Januário.

– No futebol, às vezes, as coisas não acontecem da forma como queremos. Sei que é uma situação dura a do Vasco. Existem cicatrizes abertas e acabamos pegando muito dessa rebarba. Lógico que temos que melhorar e evoluir. Mas só vejo isso acontecendo com trabalho, não vejo outra maneira. Acredito muito nesse grupo. Quem acompanha sabe o quanto ele se dedica – disse o comandante depois do empate com a Chape na sexta.

Pior início na Série B

O Vasco nunca havia começado tão mal uma Série B de Brasileiro como em 2022. Os 33.3% de aproveitamento até aqui são piores até que o rendimento da equipe no ano passado, quando não conseguiu o acesso no fim da temporada.

Em 2009, o clube venceu seus três primeiros jogos: contra Brasiliense, Ceará e Atlético-GO. Cinco anos depois, em 2014, o aproveitamento nas três primeiras rodadas foi de um empate (América-MG), uma derrota (Luverdense) e uma vitória (Atlético-GO).

Já em 2016, o Vasco começou sua caminhada na Série B com goleada por 4 a 0 sobre o Sampaio Corrêa no Maranhão. Em seguida, venceu em sequência o Tupi e o Vila Nova. E no ano passado, depois de perder para o Operário na estreia, a equipe empatou com a Ponte Preta e derrotou o Brasil de Pelotas fora de casa.

Observado por Yuri Lara, Zé Ricardo orienta jogadores durante treino do Vasco

Fonte: ge

admin