MPRJ realizou reunião e vistoria técnica no entorno de São Januário na 5ª-feira

MPRJ realizou reunião e vistoria técnica no entorno de São Januário na 5ª-feira Sexta-feira, 03/06/2022 – 23:34 O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-geral de Segurança Pública (COGESP/MPRJ) e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), participou, na tarde de quinta-feira (02/06), de reunião no Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, em São Cristóvão, para a ampliação do Programa de Classificação de Riscos em Estádios de Futebol. O projeto busca determinar os diferentes protocolos de segurança a serem cumpridos em cada partida, como fechamento de vias, fiscalização do comércio ambulante e logística de entrada de torcedores.

Após a reunião, momentos antes da partida entre Vasco e Grêmio, promotores de Justiça, técnicos do GATE/MPRJ e representantes de diversos órgãos e entidades diretamente envolvidos na segurança, mobilidade, planejamento, operacionalização e realização dos jogos de futebol fizeram uma vistoria técnica no entorno do estádio. A partir do que foi observado, serão pensadas estratégias que garantam o acesso seguro dos torcedores ao local.

Para o coordenador-geral de Segurança Pública do MPRJ, Reinaldo Lomba, a integração entre os órgãos envolvidos possibilitará a elaboração de um protocolo de segurança com medidas que garantam a segurança do torcedor. Importante destacar a união de esforços de todos os envolvidos para aprimorar as medidas de segurança no entorno do estádio e evitar a entrada desordenada de torcedores. “A localização do estádio impõe muitas dificuldades, mas acreditamos que há possibilidade de melhora”, declarou.

O subcoordenador do COGESP/MPRJ, promotor de Justiça André Buonora, ressaltou que as medidas propostas para o Programa de Classificação de Riscos em Estádios de Futebol a ser implementado no São Januário terá como prioridade o consumidor e todo o entorno do estádio. “Serão elaboradas medidas que garantam a segurança do torcedor, do comércio formal bem como do público em geral”, destacou.

Técnica pericial do GATE/MPRJ, Izabella Barandier comentou a vistoria. “Nosso objetivo hoje é fazer um diagnóstico para, junto com toda a equipe de planejamento e operação, buscarmos soluções para os principais problemas de acesso e do entorno do estádio”, disse. Os técnicos do GATE/MPRJ Sergio Lopes e Thiago Fortes também acompanharam a vistoria.

O tenente coronel Hilmar Faulhaber, comandante do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE), falou sobre a importância de ajustar o funcionamento no entorno do São Januário. “O objetivo é garantir a entrada segura dos torcedores”, pontuou.

CEO do Vasco, Luiz Mello declarou que o Vasco está de portas abertas para receber todos os órgãos públicos. “O Vasco tem um viés social importante dentro da comunidade e, por essa razão, pode ser esse catalisador de uma série de órgãos públicos que vão melhorar não só a nossa experiência com a torcida, mas todos os outros bairros no entorno do estádio”, declarou.

Participaram da reunião integrantes da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), da Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL), da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Metrô-Rio, SuperVia Trens Urbanos, Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), e Subsecretaria de Operações (SUBOP).

Fonte: MPRJ

admin