Vasco detalha processo de concepção da camisa eleita por jornalistas a mais bonita do Brasil

Vasco detalha processo de concepção da camisa eleita por jornalistas a mais bonita do Brasil Segunda-feira, 15/08/2022 – 23:49 No dia 12 de agosto de 2022, a revista GQ Esporte Clube com a ajuda de alguns convidados elegeram as camisas mais bonitas do futebol brasileiro entre clubes das Séries A e B. E não era para menos: a nossa camisa preta com faixa branca (Home 2022 – #DeVascaínoPraVascaíno ficou em primeiro lugar. (Veja aqui a matéria completa). Vamos contar nesta matéria um pouco dos passos que fazem dos uniformes cruzmaltinos os mais bonitos do Brasil.

Este sucesso é resultado da parceria entre o Vasco da Gama e a Kappa, que possibilitou que a criação, concepção, desenvolvimento e lançamento de uniformes fosse feita internamente pelos profissionais do marketing cruzmaltino.

“O reconhecimento deste uniforme, e de todos os outros que criamos, é um reflexo do processo estabelecido e que estamos fortalecendo cada vez mais. Hoje, a criação de produtos com o DNA cruzmaltino passa por processos criteriosos como: o estudo de tendências de mercado, compreensão dos desejos da torcida, criação dos layouts, acompanhamento de parceiros em todos os canais, criação da campanha e conceito de cada lançamento, produção da comunicação e finalização com o relatório final. Esse processo interno nos faz ser cada vez mais assertivos. Este prêmio veio coroar um esforço de todo um departamento que se esforça cada dia mais em criar uma marca ainda mais forte para o Vasco, seja com produtos, branding ou design.”, disse Fábio Monterosso, gerente de marketing do Vasco da Gama

A concepção criativa das camisas é feita internamente pela área de criação vascaína, tendo como responsável o coordenador da área, Marcelo Azalim. Cada camisa tem desenvolvimento focado nos detalhes, entendendo as particularidades do mercado mundial e moda e, também, nos detalhes que apenas os vascaínos mais atentos poderiam conhecem.

“Fazer as camisas do Vasco é sempre um enorme desafio, mas ter um apoio constante da Kappa Itália e Brasil além de todos os setores do marketing do clube ajuda bastante. Buscamos cada vez mais produzir algo que o torcedor quer, mesmo antes dele pensar. Acredito que as próximas peças que serão lançadas serão um bom exemplo disso”, disse Azalim.

Não diferente dos cuidados da concepção de cada uniforme, a apresentação desse material também é extremamente importante. Desde o primeiro lançamento da Kappa em seu retorno ao Vasco esse planejamento é idealizado, planejado, desenvolvido e executado pela área de marketing do Clube. O profissional responsável por essa tarefa é o Vinícius Mussel, Coordenador de Gestão Estratégica de Marca no cruzmaltino.

“É uma responsabilidade enorme apresentar este material ao torcedor, mas cada esforço vale a pena. Nosso objetivo é cada vez mais utilizar os lançamentos de uniforme para fortalecer nossa marca, abordando pontos importantes para todo vascaíno. Poderemos ver isso, cada vez mais em nossas campanhas de lançamento. É claro que ter estes materiais lindos facilita a missão de torná-los atrativos para o torcedor, mas trabalhamos cada vez mais para construir campanhas que contribuam positivamente na decisão final de compra do vascaíno”, afirmou Mussel.

Além das partes criativas já citadas acima, o esforço comercial para a venda é fator muito importante, que refletiu no maior lançamento de uniforme da Netshoes em 2020 (leia aqui) e ainda reflete nos bons resultados de vendas das peças lançadas posteriormente. Este trabalho de contato direto com a Kappa e lojistas é feito pelo Coordenador de Licenciamento do Gigante da Colina, Fábio Lima.

“Para construir essa camisa, que tem foco em detalhes que os torcedores pedem bastante, os lojistas foram essenciais, pois estão na linha de frente com os torcedores. Um ponto importante para o sucesso nas vendas se dá pela iniciativa do Clube, realizando showrooms para apresentar coleções, com um atendimento mais próximo da área de licenciamento e trabalhando sempre com um alinhamento entre a fábrica, lojas e marketing para ter o melhor desempenho possível nas vendas.”

A Kappa ainda tem papel importante, como a responsabilidade nos processos de produção e sugestão de materiais para as peças, trocando informações também em cada ponto citado acima.

Ter um olhar mais próximo do produto possibilita a área de marketing do Gigante da Colina desenvolver algumas novas linhas de produto em parceria com a Kappa como a Urban, focada em moda urbana, lançada no final do ano passado. Esse olhar mais atento também possibilitou a criação de camisas sucesso de venda entre os vascaínos, como a #Ritual – enxoval de aquecimento que homenageou o nosso eterno Pai Santana.

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Fonte: Site oficial do Vasco

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