Vasco define empresas que farão estudo para SAF e monta grupos para acompanhar processo

Vasco define empresas que farão estudo para SAF e monta grupos para acompanhar processo Terça-feira, 21/12/2021 – 18:07 O Vasco deu nesta semana mais um passo para se tornar clube-empresa. Com aval dos conselhos, a diretoria dará início aos estudos do projeto da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O clube está em vias de fechar com duas empresas para auxiliar na elaboração do projeto: a KPMG e a Veirano Advogados.

Integrante do grupo de empresas chamadas de Big Four no ramo de auditoria e consultoria – as outras são Deloitte, EY e PwC -, a KPMG é uma organização global, com sede na Holanda. Ela será responsável por toda a parte de avaliação dos ativos do Vasco que serão incorporados na SAF.

O escritório carioca de advocacia Veirano, por sua vez, ficará com a parte de estatuto, governança, composição, parte jurídica e formatação da proposta de inscrição da SAF. O anúncio dos acordos está previsto para acontecer em breve.

Grupos internos vão acompanhar os estudos

Dois conselhos internos foram criados para acompanhar o trabalho das empresas. A direção criou um grupo executivo, formado pelos vice-presidentes gerais, Carlos Osório e Roberto Duque-Estrada; pelo VP Jurídico Zeca Bulhões; pelo VP de Finanças, Adriano Mendes; pelo VP de Relações Públicas, Maurício Corrêa; e pelo CEO Luiz Mello. A ideia é fiscalizar e garantir o cronograma junto às empresas contratadas.

Outro grupo, formado por conselheiros e beneméritos de situação e de oposição, vão acompanhar e opinar no processo. O Vasco entende que tem quadros qualificados em seus conselhos que podem somar na elaboração do projeto da SAF.

– O Vasco está tratando do tema com muita responsabilidade. Foi construído um entendimento entre os poderes do clube de que, para avançar na criação da SAF, os estudos jurídicos e financeiros têm que estar concluídos e que a diretoria tem competência para contratá-los. Faremos isso imediatamente, dando total transparência ao processo, o que permitirá que a deliberação seja racional e madura – afirmou o 2º vice-presidente geral do clube, Roberto Duque Estrada, ao ge.

Apresentação e aval dos conselhos

Após receber duras críticas da oposição, o pedido para que o novo passo no processo de clube-empresa no Vasco recebeu aval do Conselho Deliberativo. Durante duas semanas, a direção do Vasco trabalhou junto aos conselheiros e apresentou o projeto em reuniões com todos os grupos de situação e oposição que fazem parte do conselho. Os encontros tiveram as participações de Roberto Duque Estrada, Zeca Bulhões e Carlos Osório.

Após ouvir a cúpula do clube, o Conselho de Beneméritos emitiu um parecer com aval para que a diretoria administrativa prossiga com os estudos. Todos concordaram que são necessárias mais informações e a elaboração de um projeto robusto, uma vez que entendem que esse é um momento de mudanças no futebol brasileiro.

Com o encaminhamento dos beneméritos, os conselheiros também entenderam que a diretoria deveria seguir com os estudos. Não foi necessária votação e, em sessão na noite de segunda-feira, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, ratificou o entendimento de que a direção poderia dar início imediato à contratação dos estudos para a criação da SAF.

– A constituição da SAF é um passo fundamental para que o Vasco recupere a capacidade de investir no futebol e também equilibre suas finanças em definitivo. Nossa indústria vai passar por um processo inexorável de profissionalização com rápida transformação. Aqueles que se organizarem primeiro terão uma importante vantagem competitiva, principalmente um gigante do tamanho do Vasco, que é um clube nacional com potencial extraordinário. Vamos trabalhar duro para apresentar o melhor projeto do mercado – comemorou o presidente Jorge Salgado.

Diretoria terá grupo executivo para acompanhar trabalho das empresas contratadas para elaborar trabalho da SAF

Fonte: ge

admin